Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Bárbara Pereira de Alencar da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45850
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
id UNB_8a6b54ff7a244c701cc3343fadf4aae6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45850
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escrituraTraduçãoBiografemaTranscriaçãoAlfabetização em brailleLíngua brasileira de sinaisDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.Estudo vivido em aula, no ensinar-aprender da escrita por meio do braille e da Libras, no percurso de alfabetização, com um estudante surdocego matriculado na Educação de Jovens e Adultos, na escola pública no Distrito Federal. Essa dissertação, surgiu da minha experiência profissional e trilhou aspectos do Pensamento da Diferença, de filósofos com inspiração em Nietzsche. Teve como foco, o processo educativo sob a égide de plissagens de leitura-escritura, consoante em quatro campos: vivências, biografemas, tradução e transcriação. Propomos o método biografemático em uma ação metodológica expressa na pesquisa-ação. As atividades de escritas, criaram um evento experimental na aula e, produziram um movimento de tradução em dois gestos: revient e relever, ricos em gestos plissados de transcriação em uma relação indissociável com o incluir. Os olhares em mirante da professora-guia executaram dois atos performáticos: de pesquisa da própria docência e na didática de ações pedagógicas singulares. A plissagem promoveu no reenvio, possibilidade de construção de ponte entre o lúdico e o poético no ato escrevente. As vivências constituíram a aula em devires raros através de conversações com relevância na afirmação da vida que se vive-em-deficiência. Os biografemas doaram perspectiva de recriação, de artistagem com pinceladas de ficção e fabulação em uma escritura concebida como iterável, ajustada ao contexto da surdocegueira.Study lived in class, by means of the teaching-learning writing through Braille and Libras, with the literacy course, alongside a deafblind student enrolled in Youth and Adult Education, in a public school in Distrito Federal. This dissertation arose from my professional experience and traced aspects of the Thought of Difference, by philosophers inspired by Nietzsche. It is focused on the educational process under the aegis of reading-writing, consonant in four fields: experiences, biographemes, translation and transcription. We propose the biographematic method in a methodological action expressed in action research. The writing activities created an experimental event in the classroom and produced a movement of translation in two gestures: revient and relever, rich in pleated transcreation gestures in an inseparable relationship with inclusion. The teacher-guide's gaze from the gazebo performed two performative acts: researching the teaching itself and the didactics of singular pedagogical actions. The fullness promoted in the resubmission, the possibility of building a bridge between the playful and the poetic in the writing act. The experiences constituted the class in rare becomings through conversations with relevance in the affirmation of the life that is lived-in-disability. The biographemes donated a perspective of recreation, of artistry with brushstrokes of fiction and fabulation in a writing conceived as iterable, adjusted to the context of deafblindness.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalBiato, Emília Carvalho LeitãoRocha, Bárbara Pereira de Alencar da2023-05-05T22:03:29Z2023-05-05T22:03:29Z2023-05-052021-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Bárbara Pereira de Alencar da. Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira: plissagens de leitura-escritura. 2021. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45850porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T21:09:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/45850Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T21:09:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
title Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
spellingShingle Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
Rocha, Bárbara Pereira de Alencar da
Tradução
Biografema
Transcriação
Alfabetização em braille
Língua brasileira de sinais
title_short Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
title_full Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
title_fullStr Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
title_full_unstemmed Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
title_sort Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira : plissagens de leitura-escritura
author Rocha, Bárbara Pereira de Alencar da
author_facet Rocha, Bárbara Pereira de Alencar da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biato, Emília Carvalho Leitão
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Bárbara Pereira de Alencar da
dc.subject.por.fl_str_mv Tradução
Biografema
Transcriação
Alfabetização em braille
Língua brasileira de sinais
topic Tradução
Biografema
Transcriação
Alfabetização em braille
Língua brasileira de sinais
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05
2023-05-05T22:03:29Z
2023-05-05T22:03:29Z
2023-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Bárbara Pereira de Alencar da. Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira: plissagens de leitura-escritura. 2021. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45850
identifier_str_mv ROCHA, Bárbara Pereira de Alencar da. Da vida em meio aos processos educativos na surdocegueira: plissagens de leitura-escritura. 2021. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508403927547904