Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Roseane de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22956
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22956
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2016.
id UNB_8c69e0b835f05d6d584ca981ab801fe1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22956
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de BrasíliaEnsino a distânciaLicenciaturaPolítica públicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2016.As políticas públicas educacionais surgiram em meio aos debates acadêmicos sobre a qualidade do ensino superior. Os resultados desse panorama foram a criação de iniciativas que promoveram a expansão de matrículas, sendo destaque nessa questão a Universidade Aberta do Brasil, que no início objetivou formar professores da educação básica pública. Nesse contexto de Licenciatura, destaca-se a atuação da Universidade de Brasília no pioneirismo a implantar cursos que só eram ofertados presencialmente devido as suas características específicas, em cursos a distância. Nesse caso, os cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Educação Física e Pedagogia são oriundos dessa perspectiva. Nesse trabalho, o enfoque é o estudo do ensino Educação a Distância na Universidade de Brasília e mais especificamente, na política pública UAB. A metodologia do trabalho foi a descritiva, com análise qualitativa. Conclui-se que o grau de evasão de alunos é maior nos cursos a distâncias e por isso a política pública apresenta uma série de desafios e limitações.Public educational policies have emerged amid academic debates about the quality of higher education. The results of this panorama were the creation of initiatives that promoted the expansion of enrollments, being highlighted in this issue the Open University of Brazil, which in the beginning aimed to train teachers of public basic education. In this Licentiate context, the University of Brasília's performance in the pioneerism to implement courses that were only offered in person due to their specific characteristics, in distance courses, stands out. In this case, the degree courses in Visual Arts, Physical Education and Pedagogy come from this perspective. In this work, the focus is the study of EAD teaching at the University of Brasília and more specifically, in UAB public policy. The methodology of the study was descriptive, with qualitative analysis. It is concluded that the degree of student evasion is greater in courses at distances and therefore public policy presents a series of challenges and limitations.Nascimento Júnior, AntônioAquino, Roseane de Souza2017-03-21T12:15:42Z2017-03-21T12:15:42Z2017-03-212016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAQUINO, Roseane de Souza. Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília. 2016. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22956http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22956A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:42:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/22956Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:42:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
title Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
spellingShingle Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
Aquino, Roseane de Souza
Ensino a distância
Licenciatura
Política pública
title_short Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
title_full Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
title_fullStr Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
title_sort Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília
author Aquino, Roseane de Souza
author_facet Aquino, Roseane de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento Júnior, Antônio
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino, Roseane de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Licenciatura
Política pública
topic Ensino a distância
Licenciatura
Política pública
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2017-03-21T12:15:42Z
2017-03-21T12:15:42Z
2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AQUINO, Roseane de Souza. Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília. 2016. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22956
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22956
identifier_str_mv AQUINO, Roseane de Souza. Um estudo do ensino de educação à distância na Universidade de Brasília. 2016. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22956
http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508226470739968