A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valesca Rodrigues de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7056
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_94b1b0ace18b3e38de10d5c8c13e6a03
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7056
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas GeraisEnsino profissionalAvaliação institucionalAvaliação educacionalDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Em observância à realidade vivenciada pelos Institutos Federais, esta pesquisa abordou a temática da Avaliação Institucional, especificamente, o processo de autoavaliação no contexto das mudanças institucionais do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Neste sentido, buscou-se observar as mudanças institucionais porque passaram os Campi Januária e Salinas do IFNMG, e como essas mudanças incidiram sobre a identidade institucional e o processo de autoavaliação. Para tanto, verificou-se como se deu o desenvolvimento do processo de autoavaliação no IFNMG, após a implantação da educação superior (período 2004-2009), a partir do modelo de Avaliação Institucional proposto pelo SINAES. Com base nos discursos coletados através de entrevista gravada com os gestores institucionais e com os membros da CPA foi possível construir um histórico memorialístico do percurso dos campi Salinas e Januária, a partir das visões subjetivas daqueles que vivenciaram os muitos processos de mudanças porque passaram os dois campi. A pesquisa identificou que as instituições pesquisadas, apesar de terem sido criadas a partir do mesmo fundamento, oferecer o ensino profissional de base agrícola, e em suas histórias enquanto instituições de ensino seguirem um percurso semelhante, tiveram suas concepções diferenciadas quando da “cefetização” da antiga EAFJanuária. Percebeu-se que a “cefetização”, que permitiu a abertura de vários cursos superiores, foi para a antiga EAFJanuária um possibilitador do desenvolvimento institucional, enquanto a EAFSalinas, mesmo buscando cefetizar, continuou como escola agrotécnica podendo oferecer somente um curso superior. Assim, foi possível observar que as mudanças institucionais influenciaram as concepções pedagógicas e de trabalho nas duas instituições, bem como incidiram sobre a condução do processo de autoavaliação por essas. Apesar das dificuldades de infraestrutura na condução do processo de autoavaliação, ressaltadas pela maioria dos membros da CPA, a Avaliação Institucional foi considerada por estes como possibilitadora de “melhoria” institucional. Assim, os entrevistados, demonstrando consciência de que a Avaliação Institucional é um processo gradativo de aprendizagem coletiva, vislumbraram para o IFNMG um processo de autoavaliação de caráter dialógico, pensando em uma articulação coletiva do processo entre as CPA de cada campus e a CPA central, sediada na Reitoria. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn observance to the reality experienced by the Federal Institutes, this study approached the issue of Institutional Assessment, specifically, the process of self-assessment in the context of the institutional changes of the “Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG”. In this sense, searched to observe the institutional changes in which the Campus of Januária and Salinas IFNMG become, and how these changes impacted on the institutional identity and self-assessment process. For this, it was verified the development of the self-assessment in IFNMG after the implementation of higher education (2004-2009) from the model proposed by the Institutional Evaluation SINAES. Based on the collected through recorded interviews with institutional managers and members of the CPA was possible to build a historical memorialistic the course of the Januária and Salinas campuses, from the subjective views of those who experienced the many processes of change in which become both campuses become. The survey showed that the institutions surveyed, despite having been created from the same plea, offer vocational education of agricultural base, and their stories as educational institutions follow a similar route, had their different conceptions of “cefetização” when the old EAFJanuária . It was noticed that the “cefetização”, which allowed the opening of several courses, went to the old EAFJanuária an enabler of institutional development, while EAFSalinas even looking “cefetizar” continued as agro-technical school may offer only one college. Thus, it was observed that the institutional changes influenced educational ideas and work in both institutions, and focused on the conduct of the self-assessment by these. Despite the difficulties of infrastructure in the conduct of the self-assessment, highlighted by most members of the CPA, the Institutional Assessment was considered by them as enabler of "improving" institutional. Thus, respondents, demonstrating awareness of the Institutional Evaluation is a gradual process of collective learning, recognized for IFNMG a process of self-assessment of the character of dialogue and thinking about a collective articulation of the process between each of the CPA and the CPA central campus, located in the Rectory.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKipnis, BernardoSouza, Valesca Rodrigues de2011-03-11T01:17:21Z2011-03-11T01:17:21Z2011-03-112010-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Valesca Rodrigues de. A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7056A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-12T12:02:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/7056Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-12T12:02:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
title A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
spellingShingle A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Souza, Valesca Rodrigues de
Ensino profissional
Avaliação institucional
Avaliação educacional
title_short A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
title_full A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
title_fullStr A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
title_full_unstemmed A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
title_sort A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
author Souza, Valesca Rodrigues de
author_facet Souza, Valesca Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kipnis, Bernardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Valesca Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Avaliação institucional
Avaliação educacional
topic Ensino profissional
Avaliação institucional
Avaliação educacional
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-30
2011-03-11T01:17:21Z
2011-03-11T01:17:21Z
2011-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Valesca Rodrigues de. A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7056
identifier_str_mv SOUZA, Valesca Rodrigues de. A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580798964760576