Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sooma, Jefferson Luiz Damasceno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34013
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
id UNB_9554a00cc0d15da848089a3448df326c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34013
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagemRedes sociais - análiseAprendizagem - avaliaçãoAprendizagem virtualMídia digital - educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.Esse trabalho INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM EM REDES SOCIAIS: Experiências dos Circuitos de Aprendizagem, busca compreender como os novos recursos de mídias digitais disponibilizados por uma rede social de aprendizagem que agrupou estudantes infantojuvenis, professores e monitores das escolas do Programa Mais Educação/MEC, puderam potencializar – com as suas interfaces e interação social – a aprendizagem; bem como entender se as capacidades de mobilização social e intervenção sociocultural dos estudantes e professores foram alteradas com a troca de informações e compartilhamento de ferramentas online para elaboração e implementação de projetos nos temas de Arte e Cultura, Cultura Digital, Comunicação e Uso de Mídias, Direitos Humanos e Educação Ambiental. E finalmente investigar se a aproximação virtual entre os participantes e conseqüente diminuição das fronteiras geográficas, simbólicas e hierárquicas promovida pela rede social pode afetar as comunidades, para isso foi analisado o projeto Boiká y Ixó (arco e flecha) oriundo dos 19 projetos de melhores práticas, idealizados e implementados pelos estudantes e professores por meio da participação nos Circuitos de Aprendizagem.This work INTERACTION AND LEARNING IN SOCIAL NETWORKS: Learning Circuit Experiences tries to understand how the new digital media resources made available by a social network of learning that grouped children's students, teachers and education monitors of the schools of the Programa Mais Educação/MEC; as well as to understand if the capacities of social mobilization and socio-cultural intervention of the students and teachers were altered by the exchange of information and sharing of online tools for the elaboration and implementation of projects in the subjects of Art and Culture, Digital Culture, Communication and Use of Media, Human Rights and Environmental Education. And finally, to investigate if the virtual approach among the participants and consequent diminution of the geographical, symbolic and hierarchical borders promoted by the social network can affect the communities, for that was analyzed the project Boiká and Ixó (bow and arrow) coming from the 19 projects of best practices , idealized and implemented by students and teachers through participation in the Learning Circuits.Venturelli, SuzeteSooma, Jefferson Luiz Damasceno2019-02-14T10:50:36Z2019-02-14T10:50:36Z2019-02-142018-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOOMA, Jefferson Luiz Damasceno. Interação e aprendizagem em redes sociais: experiências dos circuitos de aprendizagem. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34013A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:37:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/34013Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:37:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
title Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
spellingShingle Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
Sooma, Jefferson Luiz Damasceno
Redes sociais - análise
Aprendizagem - avaliação
Aprendizagem virtual
Mídia digital - educação
title_short Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
title_full Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
title_fullStr Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
title_full_unstemmed Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
title_sort Interação e aprendizagem em redes sociais : experiências dos circuitos de aprendizagem
author Sooma, Jefferson Luiz Damasceno
author_facet Sooma, Jefferson Luiz Damasceno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venturelli, Suzete
dc.contributor.author.fl_str_mv Sooma, Jefferson Luiz Damasceno
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais - análise
Aprendizagem - avaliação
Aprendizagem virtual
Mídia digital - educação
topic Redes sociais - análise
Aprendizagem - avaliação
Aprendizagem virtual
Mídia digital - educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
2019-02-14T10:50:36Z
2019-02-14T10:50:36Z
2019-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOOMA, Jefferson Luiz Damasceno. Interação e aprendizagem em redes sociais: experiências dos circuitos de aprendizagem. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34013
identifier_str_mv SOOMA, Jefferson Luiz Damasceno. Interação e aprendizagem em redes sociais: experiências dos circuitos de aprendizagem. 2018. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580719349530624