Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Thiago Henrique Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.
id UNB_99717acda87ca8d318af4e606ffed077
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31192
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticosJogos educativos - matemáticaTeoria dos grafosSocioeducaçãoMatemática - estudo e ensinoMatemática (Ensino médio)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.A teoria dos Grafos é um campo da Matemática que surgiu no século XVIII e que vem se desenvolvendo muito desde então. Tem aplicações notáveis em diversas áreas, tais como Lógica, Biologia, Análise Combinatória, Programação Computacional e Química. É ainda, de uma forma geral, uma ferramenta muito útil no estudo de relações, na construção de algoritmos e na análise de viabilidade de certas situações. Esse trabalho tem como objetivo mostrar como a Teoria dos Grafos pode ser usada como ferramenta para auxiliar no ensino da Matemática a Nível Médio. Para isso, será exposto como essa teoria se encaixa em alguns conteúdos específicos previstos no currículo de cada um dos três anos do Ensino Médio.Graph theory is a field of Mathematics which first emerged in the 17th century and has been developed ever since. Such theory has outstanding applications in many other areas, such as Logic, Biology, Combinatories, Computer Programming and Chemistry. It also is, generally speaking, a very useful tool in studying relations, building algorithms and analysing the viability of certain situations. The work has the purpose of showing that Graph Theory can be used as an auxiliary tool in the teaching of mathematics at the high school level. We will show how the subject fits in some of the topics covered in the standard curriculum for each of the three years of the brazilian high school.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalBastos Júnior, Raimundo de AraújoTorres, Thiago Henrique Santos2018-02-08T18:49:10Z2018-02-08T18:49:10Z2018-02-082017-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTORRES, Thiago Henrique Santos. Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos. 2017. viii, 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:58:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/31192Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:58:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
title Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
spellingShingle Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
Torres, Thiago Henrique Santos
Jogos educativos - matemática
Teoria dos grafos
Socioeducação
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
title_short Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
title_full Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
title_fullStr Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
title_full_unstemmed Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
title_sort Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos
author Torres, Thiago Henrique Santos
author_facet Torres, Thiago Henrique Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos Júnior, Raimundo de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Thiago Henrique Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos - matemática
Teoria dos grafos
Socioeducação
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
topic Jogos educativos - matemática
Teoria dos grafos
Socioeducação
Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-14
2018-02-08T18:49:10Z
2018-02-08T18:49:10Z
2018-02-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Thiago Henrique Santos. Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos. 2017. viii, 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192
identifier_str_mv TORRES, Thiago Henrique Santos. Contribuição dos jogos na compreensão de conceitos matemáticos. 2017. viii, 90 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580886424387584