Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018. |
id |
UNB_9b97aadb16f76f65015f479cc63ee9db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/32578 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Renato Pontual de SouzaFormiga Sobrinho, Asdrúbal Borges2018-09-06T21:40:45Z2018-09-06T21:40:45Z2018-09-032018-02-28FREITAS, Renato Pontual de Souza. Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico. 2018. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.Nos últimos anos, foi possível observar a emergência de organizações cujos modelos de gestão promovem ambientes onde a informalidade, ao menos aparente, faz-se perceptível. Tais modelos estão fortemente difundidos entre as ditas empresas da Indústria Criativa e, dentre elas, as agências de design gráfico. Propomos, neste trabalho, verificar se tais modelos informais, em confronto com os modelos de gestão considerados tradicionais, resultam em uma mudança significativa nas performances criativas de suas equipes. Por meio de entrevistas episódicas realizadas junto às lideranças e às equipes criativas de duas agências com perfis heterogêneos, procuramos identificar e estabelecer as relações entre as culturas organizacionais, caracterizadas pela gestão formal e informal, e os possíveis elementos que proporcionam maior ou menor desempenho criativo dos profissionais que atuam em agências de design. Nossa abordagem se concentra em fundamentos teóricos da cultura e comunicação organizacional, com destaque para os trabalhos acerca das dimensões culturais de Geert Hofstede (1990), e por princípios da comunicação organizacional sob a perspectiva da Escola de Comunicação de Palo Alto, apontados por Claude Duterme (2008). Para a observação de fatores motivadores ou inibidores da criatividade, reunimos um substancial corpus composto por artigos publicados por pesquisadores destacados no campo dos estudos da criatividade. As características culturais das organizações, observadas por meio dos relatos de seus colaboradores, fornecem indicadores capazes de apontar fatores inibidores ou facilitadores da criatividade. O que poderia parecer, para o senso comum, como organização propícia para a fluência da criatividade a empresa na qual os modelos de gestão são mais informais, em contraste com a empresa gerida de forma sistemática, não se revelou notoriamente, levando-nos a questionar as possíveis causas de tais resultados.In recent years, it has been possible to observe the surge of organizations whose management promotes environments with noticeable informality. Such models are thoroughly used among companies of the so-called Creative Industry, which includes the graphic design studios. This work proposes to verify if these informal models, in comparison with the traditional models, result in a significant improvement in the creative performance of their teams. Interviews were done with creative teams and leaders of two contrasting agencies to identify the existence of a relation between the two types of organizational cultures, informal and traditional, with greater or lesser creative performance of professionals from the design studios. This study approach focuses on the theoretical foundations of the organizational communication culture, with emphasis on the cultural dimensions theory of Geert Hofstede (1990), and by principles of organizational communications by the perspective of the Palo Alto School of Communication, appointed by Claude Duterme (2008). To help the analysis of motivating or inhibiting factors of creativity, substantial bibliographical material was reviewed, published by leading researchers in the field of creativity studies. The cultural characteristics of the organizations, observed through the input of their collaborators, provided indicators capable to appoint creative inhibitor or facilitator factors. What might seem, by common sense that an informal workplace would be more favorable for creativity performance, in contrast to the traditionally managed firm, surprisingly was not confirmed by not performing well, leading us to question the possible causes of such results.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisComunicação organizacionalGestão de pessoasCultura organizacionalDesignporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdf2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdfapplication/pdf4229677http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/1/2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdfe77b0057d972572fb0a79e32dd3d9f46MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/325782024-01-26 14:29:52.969open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T17:29:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico |
title |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico |
spellingShingle |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico Freitas, Renato Pontual de Souza Comunicação organizacional Gestão de pessoas Cultura organizacional Design |
title_short |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico |
title_full |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico |
title_fullStr |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico |
title_full_unstemmed |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico |
title_sort |
Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico |
author |
Freitas, Renato Pontual de Souza |
author_facet |
Freitas, Renato Pontual de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Renato Pontual de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
contributor_str_mv |
Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Gestão de pessoas Cultura organizacional Design |
topic |
Comunicação organizacional Gestão de pessoas Cultura organizacional Design |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-06T21:40:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-06T21:40:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Renato Pontual de Souza. Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico. 2018. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Renato Pontual de Souza. Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico. 2018. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/1/2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e77b0057d972572fb0a79e32dd3d9f46 bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573387092557824 |