Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Renato Pontual de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.
id UNB_9b97aadb16f76f65015f479cc63ee9db
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/32578
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Freitas, Renato Pontual de SouzaFormiga Sobrinho, Asdrúbal Borges2018-09-06T21:40:45Z2018-09-06T21:40:45Z2018-09-032018-02-28FREITAS, Renato Pontual de Souza. Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico. 2018. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.Nos últimos anos, foi possível observar a emergência de organizações cujos modelos de gestão promovem ambientes onde a informalidade, ao menos aparente, faz-se perceptível. Tais modelos estão fortemente difundidos entre as ditas empresas da Indústria Criativa e, dentre elas, as agências de design gráfico. Propomos, neste trabalho, verificar se tais modelos informais, em confronto com os modelos de gestão considerados tradicionais, resultam em uma mudança significativa nas performances criativas de suas equipes. Por meio de entrevistas episódicas realizadas junto às lideranças e às equipes criativas de duas agências com perfis heterogêneos, procuramos identificar e estabelecer as relações entre as culturas organizacionais, caracterizadas pela gestão formal e informal, e os possíveis elementos que proporcionam maior ou menor desempenho criativo dos profissionais que atuam em agências de design. Nossa abordagem se concentra em fundamentos teóricos da cultura e comunicação organizacional, com destaque para os trabalhos acerca das dimensões culturais de Geert Hofstede (1990), e por princípios da comunicação organizacional sob a perspectiva da Escola de Comunicação de Palo Alto, apontados por Claude Duterme (2008). Para a observação de fatores motivadores ou inibidores da criatividade, reunimos um substancial corpus composto por artigos publicados por pesquisadores destacados no campo dos estudos da criatividade. As características culturais das organizações, observadas por meio dos relatos de seus colaboradores, fornecem indicadores capazes de apontar fatores inibidores ou facilitadores da criatividade. O que poderia parecer, para o senso comum, como organização propícia para a fluência da criatividade a empresa na qual os modelos de gestão são mais informais, em contraste com a empresa gerida de forma sistemática, não se revelou notoriamente, levando-nos a questionar as possíveis causas de tais resultados.In recent years, it has been possible to observe the surge of organizations whose management promotes environments with noticeable informality. Such models are thoroughly used among companies of the so-called Creative Industry, which includes the graphic design studios. This work proposes to verify if these informal models, in comparison with the traditional models, result in a significant improvement in the creative performance of their teams. Interviews were done with creative teams and leaders of two contrasting agencies to identify the existence of a relation between the two types of organizational cultures, informal and traditional, with greater or lesser creative performance of professionals from the design studios. This study approach focuses on the theoretical foundations of the organizational communication culture, with emphasis on the cultural dimensions theory of Geert Hofstede (1990), and by principles of organizational communications by the perspective of the Palo Alto School of Communication, appointed by Claude Duterme (2008). To help the analysis of motivating or inhibiting factors of creativity, substantial bibliographical material was reviewed, published by leading researchers in the field of creativity studies. The cultural characteristics of the organizations, observed through the input of their collaborators, provided indicators capable to appoint creative inhibitor or facilitator factors. What might seem, by common sense that an informal workplace would be more favorable for creativity performance, in contrast to the traditionally managed firm, surprisingly was not confirmed by not performing well, leading us to question the possible causes of such results.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisComunicação organizacionalGestão de pessoasCultura organizacionalDesignporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdf2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdfapplication/pdf4229677http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/1/2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdfe77b0057d972572fb0a79e32dd3d9f46MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/325782024-01-26 14:29:52.969open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/32578QSBjb25jZXNzw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGRlc3RlIGl0ZW0gcmVmZXJlLXNlIGFvIHRlcm1vIGRlIGF1dG9yaXphw6fDo28gaW1wcmVzc28gYXNzaW5hZG8gDQpwZWxvIGF1dG9yIGNvbSBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6DQoNCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYQ0KIGUgbyBJQklDVCBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIHBvciBtZWlvIGRvcyBzaXRlcyB3d3cuYmNlLnVuYi5iciwgd3d3LmliaWN0LmJyLA0KIGh0dHA6Ly9oZXJjdWxlcy52dGxzLmNvbS9jZ2ktYmluL25kbHRkL2NoYW1lbGVvbj9sbmc9cHQmc2tpbj1uZGx0ZCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkb3MgDQpkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrogOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIGRpc3BvbmliaWxpemFkYSwNCiBjb25mb3JtZSBwZXJtaXNzw7VlcyBhc3NpbmFsYWRhcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCwgYSB0w610dWxvIGRlIA0KZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGVzdGEgZGF0YS4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T17:29:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
title Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
spellingShingle Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
Freitas, Renato Pontual de Souza
Comunicação organizacional
Gestão de pessoas
Cultura organizacional
Design
title_short Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
title_full Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
title_fullStr Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
title_full_unstemmed Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
title_sort Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico
author Freitas, Renato Pontual de Souza
author_facet Freitas, Renato Pontual de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Renato Pontual de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
contributor_str_mv Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional
Gestão de pessoas
Cultura organizacional
Design
topic Comunicação organizacional
Gestão de pessoas
Cultura organizacional
Design
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-06T21:40:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-06T21:40:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Renato Pontual de Souza. Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico. 2018. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578
identifier_str_mv FREITAS, Renato Pontual de Souza. Comunicação e cultura organizacional como coadjuvantes na performance criativa em agências de design gráfico. 2018. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/1/2018_RenatoPontualdeSouzaFreitas.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32578/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e77b0057d972572fb0a79e32dd3d9f46
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573387092557824