Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rosiane Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46457
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
id UNB_9ef17d62b138ed3ace07a5fc80701e3d
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/46457
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Moura, Rosiane AlvesVieira, Maria Clarisse2023-09-06T20:55:17Z2023-09-06T20:55:17Z2023-09-062022-10-19MOURA, Rosiane Alves. Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia: saberes e estratégias constituídos na ação docente. 2022. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46457Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.Este trabalho busca compreender, a partir dos saberes constituídos na ação docente, os desafios enfrentados por educadores da educação de jovens e adultos, e as estratégias de superação elaboradas a partir de sua ação pedagógica no contexto da pandemia por Covid-19. A sustentação teórica é dada por André (2013); Arroyo (2017); Bauer e Gaskell (2008); Bourdieu (2008, 2015); Fontana (2010); Freire (1996, 2018); Galvão (2019); Gamboa (2008); Haddad e Di Pierro (1994); Kopnin (1879); Machado (1998, 2000, 2016); Nicodemos e Serra (2020); Nóvoa (2002); Pineau (1985); Schütze (1983); Saviani (2009); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Wachowicz (2001). A pesquisa de abordagem qualitativa faz uso da hermenêutica dialética como estratégia de investigação e compreensão, mediante aplicação de questionário e entrevistas narrativas. Os participantes do estudo são professores que atuaram durante o contexto da pandemia em turmas de EJA, durante os anos de 2020 e 2021, em uma escola pública situada em um bairro periférico do Distrito Federal. A taxa de retorno dos questionários foi de 93,3%. Os dados obtidos por meio dos questionários mostram que os docentes da EJA enfrentaram algum tipo de desafio ao lecionarem durante a pandemia. Os principais desafios apontados foram: 1) a falta de preparação dos alunos da EJA ao ambiente virtual; 2) a dificuldade de acesso à internet e computadores por parte dos alunos; 3) a pouca adesão dos alunos às aulas remotas; 4) a dificuldade de adaptação dos professores ao ambiente virtual de aprendizagem; 5) falta de condições estruturais para ministrar as aulas remotas; e, 6) o uso de tecnologias educacionais. Os dados revelam que a pandemia influenciou sobremaneira o fazer docente em EJA, levando os professores a reinventarem suas práticas para responder aos desafios do processo de ensino e aprendizagem na escola pesquisada. As estratégias de superação utilizadas estão concentradas em quatro categorias: 1) aproximação dos discentes por meio de busca ativa; 2) diversificação da prática pedagógica; 3) enfrentamento da situação por meio próprios; e, 4) trabalho coletivo. O estudo evidenciou que a atividade pedagógica durante a pandemia foi enfrentada principalmente pela busca de conhecimento por meio da autoformação, sendo a aprendizagem adquirida neste período o fato de maior relevância no apontamento dos professores entrevistados.This work seeks to understand, from the knowledge constituted in the teaching action, the challenges faced by educators in the education of young people and adults, and the overcoming strategies developed from their pedagogical action in the context of the Covid-19 pandemic. Theoretical support is given by André (2013); Arroyo (2017); Bauer e Gaskell (2008); Bourdieu (2008, 2015); Fontana (2010); Freire (1996, 2018); Galvão (2019); Gamboa (2008); Haddad e Di Pierro (1994); Kopnin (1879); Machado (1998, 2000, 2016); Nicodemos e Serra (2020); Nóvoa (2002); Pineau (1985); Schütze (1983); Saviani (2009); Tardif, Lessard e Lahaye (1991); Wachowicz (2001). Qualitative research makes use of dialectical hermeneutics as a strategy for investigation and understanding, through the application of a questionnaire and narrative interviews. Study participants are teachers who worked during the context of the pandemic in EJA classes, during the years 2020 and 2021, in a public school located in a peripheral neighborhood of the Federal District. The return rate of the questionnaires was 93.3%. The data obtained through the questionnaires show that EJA teachers faced some kind of challenge when teaching during the pandemic. The main challenges pointed out were: 1) the lack of preparation of EJA students for the virtual environment; 2) the students' difficulty in accessing the internet and computers; 3) the low adherence of students to remote classes; 4) teachers' difficulty in adapting to the virtual learning environment; 5) lack of structural conditions to teach remote classes; 6) the use of educational technologies. The data reveal that the pandemic greatly influenced the teaching practice in EJA, leading teachers to reinvent their practices to respond to the challenges of the teaching and learning process in the researched school. The overcoming strategies used are concentrated in four categories: 1) approaching students through active search; 2) diversification of pedagogical practice; 3) coping with the situation on their own; and 4) collective work. The study showed that the pedagogical activity during the pandemic was mainly faced by the search for knowledge through self-training, with the learning acquired during this period being the most relevant fact in the appointment of the interviewed teachers. Keywords: teaching knowledge; education in the context of Covid 19; teacher training in youth and adult education; self-training.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoporDesafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSaberes docentesEducação de jovens e adultosCovid-19Atuação e formação docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2022_RosianeAlvesMoura.pdf2022_RosianeAlvesMoura.pdfapplication/pdf2708056http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46457/1/2022_RosianeAlvesMoura.pdff8a7dcf63c5f99e70232e27180b57420MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46457/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open access10482/464572023-09-06 17:55:17.551open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/46457U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-09-06T20:55:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
title Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
spellingShingle Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
Moura, Rosiane Alves
Saberes docentes
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Atuação e formação docente
title_short Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
title_full Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
title_fullStr Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
title_full_unstemmed Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
title_sort Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia : saberes e estratégias constituídos na ação docente
author Moura, Rosiane Alves
author_facet Moura, Rosiane Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Rosiane Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Maria Clarisse
contributor_str_mv Vieira, Maria Clarisse
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Saberes docentes
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Atuação e formação docente
topic Saberes docentes
Educação de jovens e adultos
Covid-19
Atuação e formação docente
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-10-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-06T20:55:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-06T20:55:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Rosiane Alves. Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia: saberes e estratégias constituídos na ação docente. 2022. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46457
identifier_str_mv MOURA, Rosiane Alves. Desafios na educação de jovens e adultos em tempos de pandemia: saberes e estratégias constituídos na ação docente. 2022. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46457/1/2022_RosianeAlvesMoura.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/46457/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f8a7dcf63c5f99e70232e27180b57420
aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864185049513984