Letramentos escolares no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Caroline Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11281
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2012.
id UNB_9f76c7c70aa3b5a18a501282dbbe3796
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11281
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Letramentos escolares no ensino médioLetramentoEnsino médioProfessores e alunosTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2012.O objetivo desta pesquisa é analisar interações em uma escola de Ensino Médio a fim de verificar a constituição dos letramentos escolares e como professores e alunos deles se apoderam/se apropriam. Os letramentos escolares são concebidos aqui como o conjunto de práticas sociais que envolvem linguagem multissemiótica, cuja construção e circulação se dão no interior da escola, influenciados em certa medida pelos letramentos locais, e se baseiam nas relações de identidade e poder que permeiam as interações no ambiente escolar e que ocorrem com objetivos específicos: o ensino e a aprendizagem. Defendo a tese de que professores e alunos são agentes dos letramentos escolares e parto de duas asserções principais: (i) é a partir da confluência entre os letramentos locais e escolares, e não da sua dissociação, que se alcançará uma escola realmente democrática e a formação de cidadãos realmente críticos e (ii) a promoção de um cidadão crítico e de uma sociedade democrática, via escola, implica não só o acesso ao conhecimento academicamente valorizado – inclusive da língua –, mas também a apropriação do trânsito social em função de relações de poder e de significados socioculturais do domínio da leitura e da escrita. A geração de dados para esta análise se deu através de pesquisa predominantemente qualitativa com características etnográficas, numa escola pública de Taguatinga, Região Administrativa do Distrito Federal, no período de setembro de 2009 a março de 2010. Os instrumentos de geração de dados foram, além de observação com notas de campo, aplicação de questionários, entrevistas, grupo focal e produção de memorial de leitor/escritor. Os aportes teóricos desta pesquisa são a teoria dos Novos Estudos do Letramento, a Teoria da Enunciação (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999), a Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 2002), a Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2005; 2009) e os estudos sobre Gêneros Discursivos (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999; BAZERMAN, 2007; 2009; MARCUSCHI, 2005; 2008). Os resultados evidenciam que o movimento de agência e protagonismo dos alunos aflora fortemente e são bem significativos em atividades escolares realizadas no auditório da escola e fica comprometido nas interações dentro de sala de aula, que ainda apresentam uma configuração interacional muito assimétrica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research analyzes interactions in a secondary school to verify the construction and the constitution of literacies at school and how teachers and students seize it. Within the scope of this work, school literacies are conceived as a set of social practices that involve the multisemiotic language that is constructed, constituted and that circulates within the school and that are based in identity and power relationships that permeate interactions in that environment. My thesis is that teachers and students are agents of school literacies. I assume two main assertions: (i) it is through the confluence of local literacies and school literacies, and not through their dissociation, that a truly democratic school and the formation of critical citizens may be conceived; and (ii) the promotion of critical citizens and of a democratic society through the school system implies not only the access to academic valued knowledge – including language –, but also the acquisition of the ability to socially interact according to power relationships and sociocultural meanings that come from reading and writing. Data for this analysis came from ethnographic and qualitative research in a public school of Taguatinga, Distrito Federal, carried out from September, 2009 until March, 2010. The tools used to obtain such data were observation, note taking, questionnaires, interviews, focal groups and the production of a reader/writer memorial. The theoretical basis of this research are the New Literacy Studies (STREET, 1993; 1995; 2003; BARTON, 1994; 2001; BARTON & HAMILTON, 1998; BARTON; HAMILTON & IVANIČ, 2000; HAMILTON, 2002; ROJO, 1998; 2009; 2010), the Bakhtin's Theory of the Utterance (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999), Educational Sociolinguistics (BORTONI-RICARDO, 2005; 2009) and studies about Discursive Genres (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999; BAZERMAN, 2007; 2009; MARCUSCHI, 2005; 2008). The results show that students’ agency and protagonism blossom and are significant in school activities at the school auditorium, but are highly compromised by classroom interactions which still presents an asymmetric configuration.Bortoni-Ricardo, Stella MarisCardoso, Caroline Rodrigues2012-09-24T15:00:29Z2012-09-24T15:00:29Z2012-09-242012-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARDOSO, Caroline Rodrigues. Letramentos escolares no ensino médio. 2012. 252 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11281info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:53:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/11281Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:53:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos escolares no ensino médio
title Letramentos escolares no ensino médio
spellingShingle Letramentos escolares no ensino médio
Cardoso, Caroline Rodrigues
Letramento
Ensino médio
Professores e alunos
title_short Letramentos escolares no ensino médio
title_full Letramentos escolares no ensino médio
title_fullStr Letramentos escolares no ensino médio
title_full_unstemmed Letramentos escolares no ensino médio
title_sort Letramentos escolares no ensino médio
author Cardoso, Caroline Rodrigues
author_facet Cardoso, Caroline Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Caroline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Ensino médio
Professores e alunos
topic Letramento
Ensino médio
Professores e alunos
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-24T15:00:29Z
2012-09-24T15:00:29Z
2012-09-24
2012-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDOSO, Caroline Rodrigues. Letramentos escolares no ensino médio. 2012. 252 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11281
identifier_str_mv CARDOSO, Caroline Rodrigues. Letramentos escolares no ensino médio. 2012. 252 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580811558158336