A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333 https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306 http://orcid.org/0000-0002-0539-0293 http://orcid.org/0000-0002-0538-2891 |
Resumo: | Relatos decoloniais de um licenciando nos motivaram a problematizar discursos sobre o “despreparo para ensinar línguas na escola”, recorrentes na área de formação docente no Brasil, e a cotejá-los com os relatos de outras/os licenciandas/os e de estudiosas/os da linguística aplicada, do pós-estruturalismo e do pensamento decolonial. Neste estudo interpretativista, as discussões dos temas língua, sujeito e ensino, advindos do material empírico, nos direcionaram a uma perspectiva de formação como um “projeto impossível, porém necessário” (LOPES; BORGES, 2015), e à necessidade de formar professoras/es de línguas para “conversar” (SKLIAR, 2006), haja vista a grande complexidade dos contextos de atuação docente. |
id |
UNB_a30478dd3beb5627d958faaf4eea5c13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36333 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teachUm olhar crítico decolonial na formação de professoras/es de línguas no Brasil : sobre estar preparada/o para ensinarProfessores - formaçãoLínguaSujeitoEnsinoDecolonialidadeRelatos decoloniais de um licenciando nos motivaram a problematizar discursos sobre o “despreparo para ensinar línguas na escola”, recorrentes na área de formação docente no Brasil, e a cotejá-los com os relatos de outras/os licenciandas/os e de estudiosas/os da linguística aplicada, do pós-estruturalismo e do pensamento decolonial. Neste estudo interpretativista, as discussões dos temas língua, sujeito e ensino, advindos do material empírico, nos direcionaram a uma perspectiva de formação como um “projeto impossível, porém necessário” (LOPES; BORGES, 2015), e à necessidade de formar professoras/es de línguas para “conversar” (SKLIAR, 2006), haja vista a grande complexidade dos contextos de atuação docente.The decolonial accounts made by a student teacher motivated us to problematize discourses about the “unpreparedness to teach languages at schools”, recurrent in the area of language teacher education in Brazil, and confront them with accounts of other student teachers and of applied linguistics, poststructuralist and decolonial scholars. In this interpretive study, discussions on the themes language, the subject and teaching, coming from the empirical material, led us to a perspective of teacher education as an “impossible but necessary project” (LOPES; BORGES, 2015) and to the need to educate language teachers “to talk” (SKLIAR, 2006), in view of the great complexity of teaching contexts.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2020-01-24T10:30:20Z2020-01-24T10:30:20Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, e2019350306, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000300405. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306http://orcid.org/0000-0002-0539-0293http://orcid.org/0000-0002-0538-2891(CC BY) - This content is licensed under a Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use and distribution, provided the original author and source are credited.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Mariana Rosa Mastrella dePessoa, Rosane Rochaengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:44:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/36333Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:44:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach Um olhar crítico decolonial na formação de professoras/es de línguas no Brasil : sobre estar preparada/o para ensinar |
title |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach |
spellingShingle |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach Andrade, Mariana Rosa Mastrella de Professores - formação Língua Sujeito Ensino Decolonialidade |
title_short |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach |
title_full |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach |
title_fullStr |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach |
title_full_unstemmed |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach |
title_sort |
A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil : on being prepared to teach |
author |
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
author_facet |
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de Pessoa, Rosane Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Pessoa, Rosane Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Mariana Rosa Mastrella de Pessoa, Rosane Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Língua Sujeito Ensino Decolonialidade |
topic |
Professores - formação Língua Sujeito Ensino Decolonialidade |
description |
Relatos decoloniais de um licenciando nos motivaram a problematizar discursos sobre o “despreparo para ensinar línguas na escola”, recorrentes na área de formação docente no Brasil, e a cotejá-los com os relatos de outras/os licenciandas/os e de estudiosas/os da linguística aplicada, do pós-estruturalismo e do pensamento decolonial. Neste estudo interpretativista, as discussões dos temas língua, sujeito e ensino, advindos do material empírico, nos direcionaram a uma perspectiva de formação como um “projeto impossível, porém necessário” (LOPES; BORGES, 2015), e à necessidade de formar professoras/es de línguas para “conversar” (SKLIAR, 2006), haja vista a grande complexidade dos contextos de atuação docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:20Z 2020-01-24T10:30:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, e2019350306, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000300405. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333 https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306 http://orcid.org/0000-0002-0539-0293 http://orcid.org/0000-0002-0538-2891 |
identifier_str_mv |
MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R.; PESSOA, Rosane Rocha. A critical, decolonial glance at language teacher education in Brazil: on being prepared to teach. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 35, n. 3, e2019350306, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502019000300405. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36333 https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350306 http://orcid.org/0000-0002-0539-0293 http://orcid.org/0000-0002-0538-2891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508240531095552 |