Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Graziele Araujo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35949
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
id UNB_a95ab9af6b5b270c88540b2de4ebcd40
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35949
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileirosRisks inherent to the concession process : the case of Brazilian airportsAeroportos - concessões administrativasInfraestrutura aeroportuáriaInvestimentos - análiseTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.A insuficiência de infraestrutura de transporte constitui um gargalo para o desenvolvimento de uma nação e para sua competitividade em âmbito internacional. Tais infraestruturas exigem vultosos investimentos financeiros e países como o Brasil encontram dificuldades para ter tais projetos financiados por investidores privados. Esta pesquisa tem por objetivo identificar os riscos que influenciam a atratividade de investimentos privados em projetos de infraestrutura aeroportuária no Brasil. Para isto foi feito um estudo aprofundado dos aspectos teóricos do Project Finance e da análise de projetos para que pudesse ser desenvolvida uma metodologia, a qual foi baseada no PMBOK para identificação de riscos. Foram ouvidos especialistas que têm experiência na área de concessão de aeroportos e análise de riscos. A aplicação da metodologia desenvolvida permitiu identificar que, na percepção dos especialistas, e suas experiências com os contratos de concessão de infraestruturas aeroportuárias brasileiras, os principais riscos são de demanda, de retração econômica e de aprovações de licenças. A análise dos riscos que foram identificados possibilitou concluir que a transformação do risco em fator determinante da atratividade está diretamente relacionada em como este é tratado e alocado no contrato de concessão para que de fato atraia o investidor para o projeto.The transport infrastructure deficiency causes a bottleneck, delaying a Nation’s development and its competitiveness worldwide. Such infrastructure demands large-scale financial investments and countries just as Brazil find it difficult to have these projects financed. This research aims at identifying the main risks which determine and influence the attraction of private investments. Through a theoretical frame based on the Project Finance and the project analysis, it has been developed a methodology. The PMBOK was also used as a tool in order to direct the research towards the identification of risks, supporting the definition of the main determining facts. Some specialists, which have vast field experience in airport concessions and risk analysis, have been surveyed. The application of the methodology allowed identifying that, in the perception of the specialists and taking into account their experience in Brazilian airport infrastructure concession contracts, the main risks are demand, flagging economy and the approval of permits. The analysis of the identified risks brought about the conclusion that transforming risks into determining factors of attraction is directly related to how risks are dealt with and allocated to concession contracts so that investors are actually interested.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesRocha, Carlos Henrique Marques daMoura, Graziele Araujo2019-12-11T19:58:51Z2019-12-11T19:58:51Z2019-12-112019-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOURA, Graziele Araujo. Riscos inerentes ao processo de concessão: o caso dos aeroportos brasileiros. 2019. xv, 104 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/35949A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/35949Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
Risks inherent to the concession process : the case of Brazilian airports
title Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
spellingShingle Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
Moura, Graziele Araujo
Aeroportos - concessões administrativas
Infraestrutura aeroportuária
Investimentos - análise
title_short Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
title_full Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
title_fullStr Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
title_full_unstemmed Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
title_sort Riscos inerentes ao processo de concessão : o caso dos aeroportos brasileiros
author Moura, Graziele Araujo
author_facet Moura, Graziele Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Carlos Henrique Marques da
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Graziele Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos - concessões administrativas
Infraestrutura aeroportuária
Investimentos - análise
topic Aeroportos - concessões administrativas
Infraestrutura aeroportuária
Investimentos - análise
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T19:58:51Z
2019-12-11T19:58:51Z
2019-12-11
2019-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Graziele Araujo. Riscos inerentes ao processo de concessão: o caso dos aeroportos brasileiros. 2019. xv, 104 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/35949
identifier_str_mv MOURA, Graziele Araujo. Riscos inerentes ao processo de concessão: o caso dos aeroportos brasileiros. 2019. xv, 104 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/35949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580777107193856