O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9671 |
Resumo: | O presente texto busca discutir o silenciamento de produções nacionais, latino americanas e africanas nos currículos de filosofia brasileiros como um sintoma de uma internalização dos discursos coloniais que constituíram a maneira moderna de lidarmos com a filosofia, com a educação, com o ensino de filosofia. Algumas das principais categorias dos estudos sobre a colonialidade serão utilizadas como roteiro para essa discussão. _______________________________________________________________________________ RESUMEN |
id |
UNB_aa448a41491ebf2615962a1ede9a5852 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/9671 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educaçãoEducaçãoFilosofia - estudo e ensinoCurrículo de FilosofiaO presente texto busca discutir o silenciamento de produções nacionais, latino americanas e africanas nos currículos de filosofia brasileiros como um sintoma de uma internalização dos discursos coloniais que constituíram a maneira moderna de lidarmos com a filosofia, com a educação, com o ensino de filosofia. Algumas das principais categorias dos estudos sobre a colonialidade serão utilizadas como roteiro para essa discussão. _______________________________________________________________________________ RESUMENEsto texto se propone a discutir sobre la ausencia de producciones nacionales, latinoamericanas y africanas de los currículos de filosofía brasileños como un síntoma de la internalización de los discursos coloniales que moldaran el modo moderno de nos relacionarnos con la filosofía, con la educación, con la enseñanza de la filosofía. Algunas de las categorías de los estudios sobre la colonialidad nos conducirán por esta discusión.2011-12-06T10:56:54Z2011-12-06T10:56:54Z2010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, Wanderson Flor do; BOTELHO, Denise. O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais: a colonialidade e a educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 14, maio/out. 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5570/4658>. Acesso em: 06 Dez. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9671A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/index. Acesso em: 06 dez. 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Wanderson Flor doBotelho, Denise Mariaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:27:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/9671Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:27:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação |
title |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação |
spellingShingle |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação Nascimento, Wanderson Flor do Educação Filosofia - estudo e ensino Currículo de Filosofia |
title_short |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação |
title_full |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação |
title_fullStr |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação |
title_full_unstemmed |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação |
title_sort |
O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais : a colonialidade e a educação |
author |
Nascimento, Wanderson Flor do |
author_facet |
Nascimento, Wanderson Flor do Botelho, Denise Maria |
author_role |
author |
author2 |
Botelho, Denise Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Wanderson Flor do Botelho, Denise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Filosofia - estudo e ensino Currículo de Filosofia |
topic |
Educação Filosofia - estudo e ensino Currículo de Filosofia |
description |
O presente texto busca discutir o silenciamento de produções nacionais, latino americanas e africanas nos currículos de filosofia brasileiros como um sintoma de uma internalização dos discursos coloniais que constituíram a maneira moderna de lidarmos com a filosofia, com a educação, com o ensino de filosofia. Algumas das principais categorias dos estudos sobre a colonialidade serão utilizadas como roteiro para essa discussão. _______________________________________________________________________________ RESUMEN |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05 2011-12-06T10:56:54Z 2011-12-06T10:56:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Wanderson Flor do; BOTELHO, Denise. O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais: a colonialidade e a educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 14, maio/out. 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5570/4658>. Acesso em: 06 Dez. 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9671 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Wanderson Flor do; BOTELHO, Denise. O currículo de filosofia brasileiro entre discursos coloniais: a colonialidade e a educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 14, maio/out. 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5570/4658>. Acesso em: 06 Dez. 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508200480735232 |