Experiências de famílias e profissionais de programas de acompanhamento de recém-nascidos de risco : revisão sistemática qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Camila Camargo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42069
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021.
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spelling Experiências de famílias e profissionais de programas de acompanhamento de recém-nascidos de risco : revisão sistemática qualitativaRecém-nascidos - cuidado e tratamentoPrematuros - desenvolvimentoServiços de saúde infantilTratamento intensivo neonatalDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2021.Introdução: Nas últimas décadas, os avanços na assistência neonatal, proporcionaram uma redução na mortalidade dos recém-nascidos de risco. Entretanto, esses recém-nascidos que sobrevivem as condições adversas do nascimento, apresentam maior risco de desenvolver algum agravo em sua saúde, além de comprometimentos cognitivos e motores, quando comparados a crianças nascidas saudáveis. O cuidado prestado a essas crianças nos primeiros anos de vida é indispensável para a prevenção desses agravos, a identificação de atrasos em seu desenvolvimento e a promoção da saúde integral. Objetivo: identificar, avaliar criticamente e sintetizar as melhores evidências qualitativas disponíveis a fim de compreender as experiências vividas por pais e profissionais de saúde que estão diretamente envolvidos no cuidado de crianças de risco em programas de seguimento. Método: Revisão sistemática com metassíntese, que utilizou as seguintes bases de dados: CINAHL, SCOPUS, PUBMED, SciELO, WEB OF SCIENCE e GOOGLE SCHOLAR. Incluíram- se artigos publicados em inglês, português ou espanhol, no período de 2010 a 2020. Foi conduzida de acordo com a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI), recomendada para avaliação crítica, seleção de estudos, extração e síntese de dados. As buscas foram realizadas no dia 9 de fevereiro de 2021. Os critérios de inclusão utilizados foram: estudos qualitativos que abordassem profissionais de saúde atuantes em serviços de seguimento de recém-nascidos de risco, além de Famílias de recém-nascidos de risco responsáveis pelos cuidados desses neonatos. Resultado: Foram encontrados 2037 artigos na busca inicial, após aplicação dos critérios de inclusão 30 foram selecionados para leitura do texto completo, finalmente, 17 artigos foram incluídos na revisão. Foram identificadas 3 categorias: O recém-nascido de risco e a continuidade dos cuidados na perspectiva dos pais; percepções dos profissionais sobre o recém-nascido de risco e a continuidade do cuidado; e fragilidades e potencias para a garantia da continuidade do cuidado. Foram identificados, ainda, fatores facilitadores e dificultadores que influenciam diretamente no seguimento do cuidado, além de revelar como acontece esse seguimento nos serviços de saúde. Conclusão: O cuidado contínuo dos recém-nascidos de risco egressos de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal requer uma atenção diferenciada, direcionada e que ocorra de forma integral, proporcionados através de redes de atenção à saúde, o que não foi encontrado nesta revisão. Faz-se necessário identificar e intervir nos fatores facilitadores e dificultadores, para que a continuidade do seguimento ocorra de forma integral e qualificada.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Introduction: In recent decades, advances in neonatal care have provided a reduction in the mortality of newborns at risk. However, these newborns who survive the adverse conditions of birth, have a higher risk of developing some health problem, in addition to cognitive and motor impairments, when compared to healthy children. The care provided to these children in the first years of life is essential for the prevention of these problems, the identification of delays in their development and the promotion of integral health. Objective: to identify, critically assess and synthesize the best available qualitative evidence in order to understand the experiences of parents and health professionals who are directly involved in the care of children at risk in follow-up programs. Method: Systematic review with meta synthesis, which used the following databases: CINAHL, SCOPUS, PUBMED, SciELO, WEB OF SCIENCE and GOOGLE SCHOLAR. Articles published in English, Portuguese, or Spanish from 2010 to 2020 were included. It was conducted according to the Joanna Briggs Institute (JBI) methodology, recommended for critical evaluation, study selection, data extraction and synthesis. The searches were carried out on February 9, 2021. The inclusion criteria used were qualitative studies that addressed health professionals working in follow-up services for newborns at risk, in addition to Families of newborns at risk responsible for care of these newborns. Results: 2037 articles were found in the initial search and after applying the inclusion criteria, 30 were selected to read the full text, finally, 17articles were included in the review. Three categories were identified: The newborn at risk and continuity of care from the parents' perspective; perceptions of professionals about the newborn at risk and continuity of care; and weaknesses and strengths for ensuring continuity of care. Facilitating and hindering factors that directly influence the follow-up of care were also identified, in addition to revealing how this follow-up takes place in the health services. Conclusion: The continuous care of at-risk newborns discharged from Neonatal Intensive Care Units requires differentiated, targeted, and comprehensive care, provided through health care networks, which was not found in this review. It is necessary to identify and intervene in the facilitating and hindering factors, so that the continuity of the follow-up takes place in a comprehensive and qualified manner.Introducción: En las últimas décadas, los avances en la atención neonatal han permitido reducir la mortalidad de los recién nacidos en riesgo. Sin embargo, estos recién nacidos que sobreviven a las condiciones adversas del nacimiento, tienen mayor riesgo de desarrollar algún problema de salud, además de deficiencias cognitivas y motoras, en comparación con los niños sanos. La atención brindada a estos niños en los primeros años de vida es fundamental para la prevención de estos problemas, la identificación de retrasos en su desarrollo y la promoción de la salud integral. Objetivo: identificar, evaluar críticamente y sintetizar la mejor evidencia cualitativa disponible para comprender las experiencias de los padres y profesionales de la salud que están directamente involucrados en la atención de los niños en riesgo en los programas de seguimiento. Método: Revisión sistemática con metasíntesis, que utilizó las siguientes bases de datos: CINAHL, SCOPUS, PUBMED, SciELO, WEB OF SCIENCE y GOOGLE SCHOLAR. Se incluyeron artículos publicados en inglés, portugués o español, de 2010 a 2020. Se realizó de acuerdo con la metodología del Instituto Joanna Briggs (JBI), recomendada para evaluación crítica, selección de estudios, extracción y síntesis de datos. Las búsquedas se realizaron el 9 de febrero de 2021. Los criterios de inclusión utilizados fueron: estudios cualitativos que abordaron a profesionales de la salud que laboran en los servicios de seguimiento de recién nacidos en riesgo, además de Familias de recién nacidos en riesgo responsables de la atención de estos recién nacidos. Resultados: se encontraron 2037 artículos en la búsqueda inicial y luego de aplicar los criterios de inclusión se seleccionaron 30 para leer el texto completo, finalmente se incluyeron 17 artículos en la revisión. Se identificaron tres categorías: el recién nacido en riesgo y continuidad de la atención desde la perspectiva de los padres; percepciones de los profesionales sobre el recién nacido en riesgo y continuidad de la atención; y debilidades y fortalezas para asegurar la continuidad de la atención. También se identificaron factores facilitadores y obstaculizadores que influyen directamente en el seguimiento de la atención, además de revelar cómo se realiza este seguimiento en los servicios de salud. Conclusión: La atención continua a los recién nacidos en riesgo egresados de las Unidades de Cuidados Intensivos Neonatales requiere una atención diferenciada, focalizada e integral, brindada a través de las redes de atención de salud, lo cual no se encontró en esta revisión. Es necesario identificar e intervenir los factores facilitadores y obstaculizadores, para que la continuidad del seguimiento se realice de manera integral y calificada.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Enfermagem (FS ENF)Programa de Pós-Graduação em EnfermagemSilveira, Aline Oliveiracamilacmedeiros@live.comMedeiros, Camila Camargo2021-09-08T18:26:51Z2021-09-08T18:26:51Z2021-09-082021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Camila Camargo. Experiências de famílias e profissionais de programas de acompanhamento de recém-nascidos de risco: revisão sistemática qualitativa. 2021. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42069A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:54:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/42069Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:54:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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