Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3939 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. |
id |
UNB_ae172f09d22963fffcd009273ebdff1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/3939 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educaçãoDireito à educaçãoMovimentos sociaisEducação ruralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.O objeto deste trabalho é a análise sobre a atuação dos movimentos sociais do campo como protagonistas de uma política pública – a Licenciatura em Educação do Campo e como este protagonismo tem materializado a concepção de democracia, a consciência dos direitos, do direito a ter direitos e a luta pelo direito à educação. Analisar as iniciativas dos movimentos sociais do campo em movimento permanentemente contraditório e conflituoso entre tensão e consenso com o Estado e a Universidade, a fim de verificar a potencialidade geradora/instituinte de novas políticas públicas, de caráter universal, desde estas iniciativas, bem como os elementos que conferem tal potencialidade instituinte. Analisar as contribuições trazidas por este protagonismo para as políticas públicas desde a particularidade do campo e que desafios trazem para os movimentos sociais do campo e seus projetos educacionais. A partir do diagnóstico da realidade das políticas públicas de Educação do Campo implementadas nos últimos dez anos, notadamente o PROCAMPO – Licenciatura em Educação do Campo/MEC, verificar o caráter e a natureza das mesmas, no sentido da sua capacidade de inserir-se no ordenamento jurídico do Estado de forma definitiva e os desafios estabelecidos para o Estado, a Universidade e os Movimentos Sociais do Campo, é a pretensão deste trabalho. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe object of this paper is to analyze the performance on the field of social movements as actors in public policy - the Master of Education in this field and have embodied the role conception of democracy, awareness of rights, the right to have rights and fight for the right to education. Examine the initiatives of social movements of the field moving permanently contradictory tension and conflict and consensus between the State and the University to verify the potential generating / instituinte of new public policies, from universal character, since these initiatives and the information giving such instituinte potential. Analyze the contributions brought by this role for public policy from the particularity of the field and that challenges bring to the field of social movements and educational projects. From the diagnosis of the reality of public policies implemented in the Field of Education last ten years, notably the PROCAMPO - Graduate Education in the Field / MEC, check the character and nature of them, to their ability to insert itself in order the rule of legal form and the challenges set for the State, the University and the Social Movements of the Countryside, is the intention of this work.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMolina, Mônica CastagnaSantos, Clarice Aparecida dos2010-03-10T01:33:56Z2010-03-10T01:33:56Z2010-03-102009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Clarice Aparecida dos. Educação do campo e políticas públicas no Brasil: a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3939A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:50:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/3939Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:50:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação |
title |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação |
spellingShingle |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação Santos, Clarice Aparecida dos Direito à educação Movimentos sociais Educação rural |
title_short |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação |
title_full |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação |
title_fullStr |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação |
title_full_unstemmed |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação |
title_sort |
Educação do campo e políticas públicas no Brasil : a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação |
author |
Santos, Clarice Aparecida dos |
author_facet |
Santos, Clarice Aparecida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Molina, Mônica Castagna |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Clarice Aparecida dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Movimentos sociais Educação rural |
topic |
Direito à educação Movimentos sociais Educação rural |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2010-03-10T01:33:56Z 2010-03-10T01:33:56Z 2010-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Clarice Aparecida dos. Educação do campo e políticas públicas no Brasil: a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3939 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Clarice Aparecida dos. Educação do campo e políticas públicas no Brasil: a instituição de políticas públicas pelo protagonismo dos movimentos sociais do campo na luta pelo direito à educação. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508361454977024 |