Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francischeto, Leela Lacerda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neiva, Elaine Rabelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36530
https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135
http://orcid.org/0000-0001-5476-1890
http://orcid.org/0000-0003-0503-3234
Resumo: Objetivo: Testar a influência da orientação cultural à inovação no número de inovações mensuradas em empresas brasileiras. Originalidade/valor: O estudo utiliza uma abordagem que ainda não foi explorada na área, a análise multinível. Design/metodologia/abordagem: Cinco fatores de orientação cultural à inovação foram considerados: rituais e histórias; estratégias de inovação; símbolos e heróis; autonomia; e normas e comunicação. A inovação foi subdividida em quatro tipos: produto, serviço, tecnológico e administrativo. O estudo consistiu em uma amostra de 345 indivíduos em 60 organizações. A relação entre as variáveis ​​foi analisada usando regressão linear e modelagem multinível. Resultados: Os resultados da análise de regressão mostraram relações positivas e negativas de todos os fatores culturais com algum tipo de inovação. A análise multinível indicou uma relação entre as duas variáveis ​​apenas nos fatores rituais e histórias e símbolos e heróis, ambos no nível individual. O estudo indica a existência de características da cultura organizacional que favorecem e inibem a inovação. Além disso, destacam-se a complexidade do assunto e a consequente necessidade de novos estudos.
id UNB_afa8b46780be6f6f77638deb7bb8febb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36530
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel studyInovação nas empresas e orientação cultural à inovação : um estudo multinívelCultura organizacionalInovaçãoDesenvolvimento organizacionalAnálise multinívelObjetivo: Testar a influência da orientação cultural à inovação no número de inovações mensuradas em empresas brasileiras. Originalidade/valor: O estudo utiliza uma abordagem que ainda não foi explorada na área, a análise multinível. Design/metodologia/abordagem: Cinco fatores de orientação cultural à inovação foram considerados: rituais e histórias; estratégias de inovação; símbolos e heróis; autonomia; e normas e comunicação. A inovação foi subdividida em quatro tipos: produto, serviço, tecnológico e administrativo. O estudo consistiu em uma amostra de 345 indivíduos em 60 organizações. A relação entre as variáveis ​​foi analisada usando regressão linear e modelagem multinível. Resultados: Os resultados da análise de regressão mostraram relações positivas e negativas de todos os fatores culturais com algum tipo de inovação. A análise multinível indicou uma relação entre as duas variáveis ​​apenas nos fatores rituais e histórias e símbolos e heróis, ambos no nível individual. O estudo indica a existência de características da cultura organizacional que favorecem e inibem a inovação. Além disso, destacam-se a complexidade do assunto e a consequente necessidade de novos estudos.Purpose: Test the influence of cultural orientation to innovation on the number of innovations measured in Brazilian companies. Originality/value: The study uses an approach that has not yet been explored in the area, the multilevel analysis. Design/methodology/approach: Five cultural orientation factors for innovation were considered: Rituals and Stories; Innovation strategies; Symbols and Heroes; Autonomy; and Standards and Communication. Innovation has been subdivided into four types: product, service, technology, and administration. The study consisted of a sample of 345 individuals in 60 organizations. The relationship between variables was analyzed using both linear regression and multilevel modeling. Findings: The results of the regression analysis showed positive and negative relationships of all cultural factors with some kind of innovation. The multilevel analysis indicated a relationship between the two variables only in the factors Rituals and Stories and Symbols and Heroes, both at the individual level. The study indicates the existence of organizational culture characteristics that favor and inhibit innovation. In addition, the complexity of the subject and the consequent need for further studies are highlighted.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie2020-01-24T10:31:35Z2020-01-24T10:31:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfFRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Innovation in companies and cultural orientation to innovation: a multilevel study. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________FRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Inovação nas empresas e orientação cultural à inovação: um estudo multinível. RAM: Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36530https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135http://orcid.org/0000-0001-5476-1890http://orcid.org/0000-0003-0503-3234Este artigo pode ser copiado, distribuído, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais.info:eu-repo/semantics/openAccessFrancischeto, Leela LacerdaNeiva, Elaine Rabeloengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:07:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/36530Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:07:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
Inovação nas empresas e orientação cultural à inovação : um estudo multinível
title Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
spellingShingle Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
Francischeto, Leela Lacerda
Cultura organizacional
Inovação
Desenvolvimento organizacional
Análise multinível
title_short Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
title_full Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
title_fullStr Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
title_full_unstemmed Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
title_sort Innovation in companies and cultural orientation to innovation : a multilevel study
author Francischeto, Leela Lacerda
author_facet Francischeto, Leela Lacerda
Neiva, Elaine Rabelo
author_role author
author2 Neiva, Elaine Rabelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francischeto, Leela Lacerda
Neiva, Elaine Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Inovação
Desenvolvimento organizacional
Análise multinível
topic Cultura organizacional
Inovação
Desenvolvimento organizacional
Análise multinível
description Objetivo: Testar a influência da orientação cultural à inovação no número de inovações mensuradas em empresas brasileiras. Originalidade/valor: O estudo utiliza uma abordagem que ainda não foi explorada na área, a análise multinível. Design/metodologia/abordagem: Cinco fatores de orientação cultural à inovação foram considerados: rituais e histórias; estratégias de inovação; símbolos e heróis; autonomia; e normas e comunicação. A inovação foi subdividida em quatro tipos: produto, serviço, tecnológico e administrativo. O estudo consistiu em uma amostra de 345 indivíduos em 60 organizações. A relação entre as variáveis ​​foi analisada usando regressão linear e modelagem multinível. Resultados: Os resultados da análise de regressão mostraram relações positivas e negativas de todos os fatores culturais com algum tipo de inovação. A análise multinível indicou uma relação entre as duas variáveis ​​apenas nos fatores rituais e histórias e símbolos e heróis, ambos no nível individual. O estudo indica a existência de características da cultura organizacional que favorecem e inibem a inovação. Além disso, destacam-se a complexidade do assunto e a consequente necessidade de novos estudos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T10:31:35Z
2020-01-24T10:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Innovation in companies and cultural orientation to innovation: a multilevel study. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Inovação nas empresas e orientação cultural à inovação: um estudo multinível. RAM: Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36530
https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135
http://orcid.org/0000-0001-5476-1890
http://orcid.org/0000-0003-0503-3234
identifier_str_mv FRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Innovation in companies and cultural orientation to innovation: a multilevel study. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FRANCISCHETO, Leela Lacerda. NEIVA, Elaine Rabelo. Inovação nas empresas e orientação cultural à inovação: um estudo multinível. RAM: Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 3, eRAMG190135, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712019000300304. Acesso em: 11 maio 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36530
https://doi.org/10.1590/1678-6971/eramg190135
http://orcid.org/0000-0001-5476-1890
http://orcid.org/0000-0003-0503-3234
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Editora MackenzieUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508164536598528