Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renner, Bernd
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20040
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20040
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.
id UNB_b1a7bdf956abda72e813bdb6ac517026
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20040
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeiraProfessores de inglês - formaçãoFormação de educadoresLíngua estrangeira - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.O objetivo do presente estudo é investigar quais contribuições a implementação de um programa de peer coaching como ferramenta para a educação continuada exerce sobre o processo de desenvolvimento profissional no fazer pedagógico de professores de inglês. As práticas de coaching para uma formação colaborativa estão ganhando uma importância crescente em contextos educacionais. Contudo, o peer coaching como subcategoria do coaching ainda é um conceito pouco conhecido: o status de igualdade entre os colegas professores, o caráter não-avaliativo e o fato de que os participantes estão em controle do processo distanciam esse processo formativo das formas mais tradicionais de coaching. A pesquisa envolve tópicos tais como a formação inicial de professores de línguas no Brasil (PIMENTA, 2005; PAIVA, 2005), o professor reflexivo (SCHÖN, 1983; ALARCÃO, 2004) e a formação continuada de professores de línguas (CELANI, 2009; STURM, 2011). Os autores que dão suporte à seção sobre coaching são Gornall e Burn (2013) e Clutterbuck (2010), assim como, também, Showers e Joyce (1996) e Robbins (1991) para a seção sobre o peer coaching. Trata-se de uma pesquisa de caráter interpretativista na modalidade pesquisa-ação, caraterizando-se como um estudo qualitativo (CHIZZOTTI, 2006; DENZIN e LINCOLN, 2006). Os registros da pesquisa foram coletados por meio de um questionário inicial, entrevistas semi-estruturadas gravadas, notas de campo e um diário dialogado. Ao adotar uma abordagem interpretativista, procurei responder às perguntas de pesquisa, apontando possibilidades de como um programa de peer coaching pode ser utilizado na perspectiva reflexiva do ensino de inglês, ao mesmo tempo em que resumo as opiniões das professoras participantes em relação a esse processo formativo alternativo. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades colaborativas promoveram a geração e a transferência de conhecimento entre as participantes e, assim, promoveram o crescimento profissional de ambas. Indico, também, possíveis estudos futuros sobre peer coaching, explorando novos caminhos desse conceito para uma formação continuada de professores em serviço.This paper investigates the contributions that the implementation of a peer coaching program, as a tool for continuing education, has on the process of professional development in the pedagogical practice of English teachers. Coaching practices for collaborative formation are gaining importance in educational contexts. However, peer coaching as a subcategory of coaching is still a not very well-known concept; the equal status of the teacher colleagues, its non-evaluative character and the fact that participants are in control of the process distinguish this formation procedure from other more traditional forms of coaching. The paper reviews topics such as the initial training of language teachers in Brazil (PIMENTA, 2005; PAIVA, 2005), the reflexive teacher (SCHÖN, 1983; ALARCÃO, 2004) and the continuing education of language teachers (CELANI, 2009; STURM, 2011). The authors that support the section on coaching are Gornall and Burn (2013) and Clutterbuck (2010), followed by Showers and Joyce (1996) and Robbins (1991) for the section on peer coaching. This is an interpretive study in the modality of action research, characterized as a qualitative study (CHIZZOTTI, 2006; DENZIN e LINCOLN, 2006). Research records were collected by means of an initial questionnaire, recorded semi-structured interviews, field notes and a discoursed diary. By adopting an interpretive approach, I sought to answer the research questions, pointing out possibilities of how a peer coaching program can be used in a reflexive perspective of teaching English. The results of the research indicate that the collaborative activities promote the generation and transfer of knowledge between participants, thereby supporting the professional growth of both. At the same time I summarize the opinions of the participating teachers in relation to this alternative formation procedure. I also indicate possible future studies on peer coaching that explore new ways of this concept for a continuous formation of teachers in service.Moura Filho, Augusto César LuitgardsRenner, Bernd2016-04-27T21:34:29Z2016-04-27T21:34:29Z2016-04-272015-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRENNER, Bernd. Help me to help us: peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira. 2015. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20040http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20040A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/20040Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
title Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
spellingShingle Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
Renner, Bernd
Professores de inglês - formação
Formação de educadores
Língua estrangeira - estudo e ensino
title_short Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
title_full Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
title_fullStr Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
title_sort Help me to help us : peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira
author Renner, Bernd
author_facet Renner, Bernd
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura Filho, Augusto César Luitgards
dc.contributor.author.fl_str_mv Renner, Bernd
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de inglês - formação
Formação de educadores
Língua estrangeira - estudo e ensino
topic Professores de inglês - formação
Formação de educadores
Língua estrangeira - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-06
2016-04-27T21:34:29Z
2016-04-27T21:34:29Z
2016-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RENNER, Bernd. Help me to help us: peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira. 2015. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20040
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20040
identifier_str_mv RENNER, Bernd. Help me to help us: peer coaching como ferramenta para a formação continuada do professor de inglês como língua estrangeira. 2015. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20040
http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508234320379904