Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9362
Resumo: Este artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico à globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_b30213f0b088073acfa0bd4c62272327
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9362
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticasScience and society : education in times of paradigmatic frontiersScience et société : l’éducation à l’époque des frontières paradigmatiquesCiencia y sociedad : la educación en tiempos de fronteras paradigmáticasUniversidades e faculdades - aspectos sociológicosCiência - aspectos sociaisDemocratização da educaçãoEducação e globalizaçãoUniversidades e faculdades públicasEducação popularEste artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico à globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study bridges the ideas of Boaventura de Sousa Santos with regards to the role of the public university in the construction of a project for a society, one that is counterhegemonic to capitalist globalization and those of István Mészáros dealing with the radicality of education beyond capital. To bring together those two views of social change, the vision of Edgar Morin on the complex nature of paradigms and the social and cultural conditions for their transformation was used. The article inquires about the possibilities of production of a new knowledge rooted in the social struggles for the overthrow of the hegemony of the logic of capital and its determination over material, cultural and educational production in our society. The public university is considered a privileged space for democratizing the production of scientific knowledge and contributing to the construction of a revolutionary project of society. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉCette étude fait le pont entre les idées de Boaventura de Sousa Santos au sujet du rôle de l’université publique dans la construction d’un projet de société qui soit contrehégémonique à la globalisation capitaliste et celles de István Mészáros qui traitent de la radicalité de l’éducation au delà du capital. Pour rapprocher ces idées sur le changement social, la vision d’Edgar Morin sur la nature complexe des paradigmes et les conditions sociales et culturelles pour leur transformation a été utilisée. L’étude pose la question sur les possibilités de la production d’un nouveau savoir enraciné dans les luttes pour la suppléance de l’hégémonie de la logique du capital et sa détermination sur la production matérielle, culturelle et éducationnelle dans notre société. L’université publique est considérée un espace privilégié pour la démocratisation de la production du savoir scientifique et la construction d’un projet révolutionnaire de société. _______________________________________________________________________________ RESUMENEste artículo hace un puente entre las ideas de Boaventura de Sousa Santos con respecto del papel de la universidad pública en la construcción de un proyecto de sociedad contrahegemónico a la globalización capitalista, y las ideas de István Mészáros, a respecto de la radicalidad de una educación para más allá del capital. En la costura de estas dos visiones del cambio social, utilizamos la visión de Edgar Morin sobre la naturaleza compleja de los paradigmas y las condiciones socioculturales de su transformación. Se indagan aquí las posibilidades de producción de un nuevo conocimiento enraizado en las luchas sociales por la superación de la hegemonía de la lógica del capital y de su determinación sobre la producción material, cultural y educacional de nuestra sociedad. La universidad pública es considerada un espacio privilegiado de democratización de la producción del saber científico y de contribución a la construcción de un proyecto de sociedad revolucionario.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)2011-10-03T15:38:51Z2011-10-03T15:38:51Z2006-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSÁ, Laís Maria Borges de Mourão. Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 23, p. 217-228, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/1611/1235>. Acesso em: 21 set. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9362Sá, Laís Maria Borges de Mourãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:28:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/9362Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:28:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
Science and society : education in times of paradigmatic frontiers
Science et société : l’éducation à l’époque des frontières paradigmatiques
Ciencia y sociedad : la educación en tiempos de fronteras paradigmáticas
title Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
spellingShingle Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Universidades e faculdades - aspectos sociológicos
Ciência - aspectos sociais
Democratização da educação
Educação e globalização
Universidades e faculdades públicas
Educação popular
title_short Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
title_full Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
title_fullStr Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
title_full_unstemmed Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
title_sort Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
author Sá, Laís Maria Borges de Mourão
author_facet Sá, Laís Maria Borges de Mourão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Laís Maria Borges de Mourão
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades - aspectos sociológicos
Ciência - aspectos sociais
Democratização da educação
Educação e globalização
Universidades e faculdades públicas
Educação popular
topic Universidades e faculdades - aspectos sociológicos
Ciência - aspectos sociais
Democratização da educação
Educação e globalização
Universidades e faculdades públicas
Educação popular
description Este artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico à globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07
2011-10-03T15:38:51Z
2011-10-03T15:38:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Laís Maria Borges de Mourão. Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 23, p. 217-228, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/1611/1235>. Acesso em: 21 set. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9362
identifier_str_mv SÁ, Laís Maria Borges de Mourão. Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 23, p. 217-228, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/1611/1235>. Acesso em: 21 set. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508365658718208