Formação docente e extensão universitária : tessituras entre concepções, sentidos e construções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Andréa Kochhann
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36801
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
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spelling Formação docente e extensão universitária : tessituras entre concepções, sentidos e construçõesProfessores - formaçãoFormação de educadoresExtensão universitáriaPráxis crítico-emancipadoraUniversidade Estadual de GoiásTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.O objeto dessa pesquisa foi a formação docente, delimitado na formação do pedagogo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em projetos de extensão universitária em andamento no ano de 2018. Variados motivos de cunho acadêmico e profissional justificam investigar a formação inicial no curso de Pedagogia. Defendemos que o docente deve ser formado com uma visão críticoemancipadora e não reprodutora das relações de produção. O motivo para a delimitação em investigar a UEG parte do pressuposto de que esta apresenta características notadamente específicas das demais instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás, visto que é uma universidade pública, gratuita, multicampi e principalmente, interiorizada. Esta interiorização é a marca registrada enquanto democratização do saber acadêmico antes elitizado, pois se configura em 41 Campi e 10 polos espalhados por 45 cidades do estado. O problema dessa pesquisa foi “Quais as perspectivas e os limites da extensão universitária na formação de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás?”. O objetivo geral foi analisar as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade crítico-emancipadora na formação inicial de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, considerando a concepção e o sentido para a construção da mesma. Os objetivos específicos foram: 1- apresentar os limites e as perspectivas da formação docente pela extensão universitária, encontrados nos trabalhos pelo Estado do Conhecimento; 2- historicizar e discutir a universidade, a extensão universitária, o curso de Pedagogia e a UEG mediante a questão da sua concepção e sentido, e da indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão; 3- discutir questões teóricas que sustentam a práxis crítico-emancipadora quanto à concepção e sentido da ação extensionista enquanto uma construção no processo formativo; 4- analisar as ações de extensão universitária vinculadas ao curso de Pedagogia da UEG executados no ano de 2018, para compreender as concepções e sentidos da extensão universitária no processo formativo inicial, considerando os limites e perspectivas, visando apresentar a possibilidade de construção de uma extensão universitária na concepção crítico-emancipadora. As análises das partes serão realizadas alicerçadas no todo, levando em consideração a totalidade. A pesquisa seguiu a perspectiva materialista histórico-dialética – filosofia da práxis e emancipação em Marx e Gramsci, caracterizando-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, teórica e empírica. Apresentou como corpus teórico a concepção materialista histórico-dialética na pesquisa em Marx (1979, 1987) e Kosik (1976); também em Marx (1979, 1987) a fundamentação do trabalho ontológico e suas contradições temporais e espaciais do trabalho como princípio educativo, pela totalidade e contradição, permeada pela mediação; em Gramsci (1979, 1991, 1995, 2000, 2010), Sanches Vasquez (2011), Saviani (2000, 2007), Gasparin (2014), Gadotti (2010) e Curado Silva (2011, 2015) sobre omnilateralidade, emancipação, tendência histórico-crítica e epistemologia da práxis; em Saviani (2006, 2008, 2009) sobre a universidade brasileira e o curso de Pedagogia; em Forproex (2012), Faria (2001), Castro (2004), Souza (2000), Síveres (2013), Botomé (1996), Reis (1996) e Jezine (2002) quanto às questões da extensão; e foram analisadas leis, resoluções, planos nacionais de educação e de extensão universitária. O corpus empírico se constituiu da análise do currículo do curso de Pedagogia, dos documentos institucionais da UEG, dos projetos de extensão executados em 2018 e seus relatórios, e das entrevistas semiestruturadas com os acadêmicos e os coordenadores dos projetos. A vertente analítica das entrevistas foi dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2013). A tese que apresentamos é que as atividades de extensão universitária, na formação de professores do Curso de Pedagogia da UEG, vêm carregadas de contradições entre o pensar e o fazer, o instituinte e o instituído, o ideal e o real material. Entretanto, o estudo aponta para uma perspectiva de práxis crítico-emancipadora, pois para além da dimensão curricular da atividade, a análise das situações concretas mostraram que a prática na extensão pressupõe uma transformação do real, na unidade compreensiva teórica, como passagem indispensável para desenvolver ações, cujo sujeito nesta relação desenvolve perspectivas da emancipação para a formação docente.The purpose of this research was the teacher training delimiting in the education of the pedagogue, of the State University of Goiás (UEG), in projects of university extension, in progress in the year of 2018, in the course of Pedagogy. Several academic and professional reasons justify investigating the formation of the pedagogue. We argue that the teacher should be formed with a critical-emancipatory and nonreproductive view of the relations of production. The reason for the delimitation in investigating the UEG starts from the assumption of this institution of Higher Education to present features that are specific to the others of the State of Goiás. It is a public university, free, multicampi and mainly internalized. Its internalization is the trademark as a democratization of the academic knowledge that was previously elitist, since it is made up of 41 Campi and 10 poles spread over 45 cities in the State of Goiás. The problem of this research was "What are the perspectives and limits of university extension in the formation of teachers, of the Pedagogy Course, at the State University of Goiás? " The general objective was to analyze the perspectives and limits of university extension as a possibility of criticalemancipatory activity in the initial formation of teachers of the Pedagogy Course at the State University of Goiás, considering the conception and the direction for the construction of the same. The specific objectives were: 1- to present the limits and the perspectives of the teacher training by the university extension, found in the works by the State of Knowledge; 2 - to historicize and discuss the university, the university extension, the course of Pedagogy and the UEG through the question of its conception and sense, and the inseparability of research, teaching and extension; 3 - discuss theoretical questions that support the critical-emancipatory praxis as to the conception and sense of the extensionist action as a construction in the formative process; 4 - analyze the university extension actions linked to the UEG Pedagogy course implemented in the year 2018, in order to understand the conceptions and meanings of university extension in the initial formative process, considering the limits and perspectives, aiming to present the possibility of constructing an extension in the critical-emancipatory conception. The analysis of the parts will be carried out based on the whole, taking into account the totality. The research followed the historical-dialectical materialist perspective - philosophy of praxis and emancipation in Marx and Gramsci. It was a quantitative-qualitative, theoretical and empirical research. He presented as theoretical corpus the conception of Marx (1979, 1987) and Kosik (1976) sedimenting the historicaldialectical materialist conception in research; in Marx (1979, 1987) on ontological work and its temporal and spatial contradictions of work as an educational principle, by totality and contradiction permeated by mediation; (1998), and in the case of Gramsci (1979, 1991, 1995, 2000, 2010), Sanches Vasquez (2011), Saviani (2000, 2007), Gasparin (2014), Gadotti (2010) and Curado Silva (2011, 2015) on omnilaterality, emancipation, historical-critical and epistemology of praxis; in Saviani (2006, 2008, 2009) on the Brazilian university and the Pedagogy course; in Forproex (2012), Faria (2001), Castro (2004), Souza (2000), Síveres (2013), Botomé (1996), Reis (1996) and Jezine (2002) on extension issues. Laws, resolutions, national plans for education and university extension were also analyzed. The empirical corpus consisted of the analysis of the curriculum of the Pedagogy course, the institutional documents of the UEG, the extension projects executed in 2018 and its reports, and semi-structured interviews with the academics and project coordinators. The analytical side of the interviews was from Aguiar and Ozella's Nuclei of Meaning (2013). The thesis we present is that the activities of university extension in the formation of teachers of the Course of Pedagogy in the UEG are loaded with contradictions between thinking and doing, the institute and the instituted, the ideal and the material real, meanwhile the study points to a perspective of critical-emancipatory praxis, since beyond the curricular dimension of the activity, the analysis of the concrete situations show that the practice in extension presupposes a transformation of the real, in the theoretical comprehensive unit, as an indispensable passage to develop actions , whose subject in this relationship develops perspectives of emancipation for teacher training.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daMachado, Andréa Kochhann2020-02-04T16:04:50Z2020-02-04T16:04:50Z2020-02-042019-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACHADO, Andréa Kochhann. Formação docente e extensão universitária: tessituras entre concepções, sentidos e construções. 2019. 548 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36801A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:21:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/36801Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:21:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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