Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295 https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos. |
id |
UNB_4f20e9accaa61b045671ee3012a31f10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36295 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporaisVirtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practicesTrabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporalesEnsino a distânciaDocentesProfessores de educação física - formaçãoEducação físicaO objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.The objective of this research was to understand how the teaching knowledge and the corporal practices were treated pedagogically in a course of Degree in Physical Education, distance education. It is a qualitative-descriptive research that used documentary analysis and semi-structured interviews with teachers. The data were submitted to content analysis by thematic categories: polydocence, teacher knowledge and corporal practices. The conclusions indicated that polydocence was inherent in virtual teaching work; the pedagogical knowledge related to technologies and the media has been incorporated into the teaching knowledge; and the corporal practices, in the distance education, sought to articulate the technical knowledge with the theoretical-scientific ones.El objetivo de esta investigación fue comprender cómo los saberes docentes y las prácticas corporales se trataron pedagógicamente en un curso de la licenciatura en educación física, en la modalidad a distancia. Se trata de un enfoque cualitativo-descriptivo que recurrió al análisis documental y a entrevistas semiestructuradas con docentes. Los datos se sometieron al análisis del contenido por categorías temáticas: polidocencia, saberes docentes y prácticas corporales. Las conclusiones indicaron que la polidocencia se mostró como inherente al trabajo docente virtual; los saberes pedagógicos relativos a las tecnologías y los medios se incorporaron a los saberes docentes, y las prácticas corporales, en la modalidad a distancia, buscaron articular los conocimientos técnicos con los teórico-científicos.Faculdade de Educação Física (FEF)Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-24T10:30:10Z2020-01-24T10:30:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003Publicado por Elsevier Editora Ltda. em nome de Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons. org/licenses/by-nc-nd/4.0/)info:eu-repo/semantics/openAccessPasquali, DenniaRodrigues, Anegleyce TeodoroLazzarotti Filho, Ariporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:05:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/36295Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:05:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais Virtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practices Trabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporales |
title |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais |
spellingShingle |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais Pasquali, Dennia Ensino a distância Docentes Professores de educação física - formação Educação física |
title_short |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais |
title_full |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais |
title_fullStr |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais |
title_sort |
Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporais |
author |
Pasquali, Dennia |
author_facet |
Pasquali, Dennia Rodrigues, Anegleyce Teodoro Lazzarotti Filho, Ari |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Anegleyce Teodoro Lazzarotti Filho, Ari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasquali, Dennia Rodrigues, Anegleyce Teodoro Lazzarotti Filho, Ari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Docentes Professores de educação física - formação Educação física |
topic |
Ensino a distância Docentes Professores de educação física - formação Educação física |
description |
O objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:10Z 2020-01-24T10:30:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295 https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003 |
identifier_str_mv |
PASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36295 https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508167522942976 |