Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546 |
Resumo: | O mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da quarta revolução industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma. Portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da quarta revolução industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por este artigo. Evidenciou-se as características da quarta revolução industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem as escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida. |
id |
UNB_b906586a2a465bd47c4b135a03069f5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/45546 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrialTrabalhoProjeto de vidaQuarta revolução industrialOrientação vocacional e profissionalEducaçãoO mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da quarta revolução industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma. Portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da quarta revolução industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por este artigo. Evidenciou-se as características da quarta revolução industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem as escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSecretaria de Estado de Educação do Distrito FederalUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoSilva, Klever CorrenteCarvalho, Olgamir Francisco de2023-01-20T15:46:18Z2023-01-20T15:46:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial. Revista Com Censo, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 10-16, nov. 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/738.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546Informação extraída da PORTARIA Nº 120, DE 17 DE MARÇO DE 2021, que regulamenta a Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal - CAPÍTULO IV - Direitos Autorais Art. 19. Os autores que desejam publicar na Revista deverão concordar com os seguintes termos: I – autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação; II – os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial - CC BY-NC. Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; III – o conteúdo dos manuscritos deve ser original, além de não ter sido publicado e nem estar em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico científico; IV – autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (por exemplo, como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; V – autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; e VI – autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.tc.df.gov.br/sinj/Norma/62a4f3fc15564aa2b658d814bdb90f84/see_prt_120_2021.html.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:37:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/45546Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:37:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial |
title |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial |
spellingShingle |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial Silva, Klever Corrente Trabalho Projeto de vida Quarta revolução industrial Orientação vocacional e profissional Educação |
title_short |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial |
title_full |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial |
title_fullStr |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial |
title_full_unstemmed |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial |
title_sort |
Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial |
author |
Silva, Klever Corrente |
author_facet |
Silva, Klever Corrente Carvalho, Olgamir Francisco de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Olgamir Francisco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Universidade de Brasília, Faculdade de Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Klever Corrente Carvalho, Olgamir Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Projeto de vida Quarta revolução industrial Orientação vocacional e profissional Educação |
topic |
Trabalho Projeto de vida Quarta revolução industrial Orientação vocacional e profissional Educação |
description |
O mundo, nos últimos anos, vivencia transformações profundas que emergem da quarta revolução industrial. Iniciada no século XXI e baseada na revolução digital, a revolução em questão é caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias digitais mais sofisticadas e integradas. As mudanças disruptivas, que tais tecnologias trazem para o mundo do trabalho, reconfiguram as ocupações e as competências dos indivíduos. Nesse contexto, é necessário que as pessoas estejam preparadas e tenham compatibilidade entre suas competências e as necessidades do novo paradigma. Portanto, o propósito educacional emergente é preparar os indivíduos para o futuro incerto e que demanda flexibilidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é entender a competência de compreensão do mundo do trabalho e de realização de escolhas alinhadas ao projeto de vida levando em consideração o contexto da quarta revolução industrial. Como metodologia, utilizou-se da revisão teórica e da pesquisa documental para atingir os objetivos propostos por este artigo. Evidenciou-se as características da quarta revolução industrial, a relação dialética entre a educação e o trabalho e a importância do trabalho com Projeto de Vida nessa conjuntura. Constata-se que o desenvolvimento da competência “Trabalho e Projeto de Vida” no ambiente educacional é capaz de habilitar os alunos a avaliarem e enfrentarem as escolhas e decisões compatíveis com o seu projeto de vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-01-20T15:46:18Z 2023-01-20T15:46:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial. Revista Com Censo, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 10-16, nov. 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/738. https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546 |
identifier_str_mv |
SILVA, Klever Corrente; CARVALHO, Olgamir Francisco de. Trabalho e projeto de vida: competência para a quarta revolução industrial. Revista Com Censo, [S.l.], v. 6, n. 4, p. 10-16, nov. 2019. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/738. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508285007495168 |