Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alessandra Lisboa da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13476
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_c2d28279710d92212629c6a5bc80f810
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13476
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de BrasíliaPedagogia - métodos de ensinoEnsino a distânciaTutoria entre pares estudantesDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.Este estudo analisa uma estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online, do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Brasília, considerando a importância de pesquisas sobre sistemas de Educação a Distância, bem como analisar características, funcionamento e padrões emergentes de pequenos grupos colaborativos online, grupos no quais os aprendizes participantes constroem conhecimento através da discussão, reflexão e tomada de decisões. O estudo defende que a compreensão acerca da estratégia pedagógica dos trabalhos em pequenos grupos, partindo de experiência realizada na disciplina a distância, contribui para a eficácia da utilização de estratégias colaborativas de aprendizagem. Com base na fundamentação teórica adotada neste estudo (PALLOFF & PRATT, 2002; GASPAR, 2007, SHEPHERD, 1969; TELES, 2012), são apresentadas diversos conceitos e concepções acerca da aprendizagem colaborativa, considerando que a construção do conhecimento colaborativo e a interação entre os alunos e tutores online proporcionada pelas tecnologias possibilitam a troca de informações, experiências e estratégias, dos pequenos grupos colaborativos e do estudo de Teles (2012) sobre os princípios de aprendizagem colaborativa online, que identifica sete dimensões a serem consideradas no design e gerenciamento das atividades colaborativas em ambientes online de aprendizagem, realizadas em pequenos grupos de dois a quatro alunos. Esta pesquisa qualitativa constitui-se em um estudo de caráter exploratório, uma análise da tarefa em pequenos grupos colaborativos “Você é o professor” da disciplina Fundamentos da Arte na Educação, turma de 2011, da segunda oferta do curso de Pedagogia a distância. Participaram do estudo 23 alunos das cidades dos polos de apoio presencial de Carinhanha – BA e Alto Paraíso – GO e um tutor a distância de uma das turmas pesquisadas. As estratégias metodológicas empregadas na coleta de dados foram os registros do ambiente virtual de aprendizagem, questionário de avaliação final da tarefa em pequenos grupos realizada pelos alunos ao final da disciplina, um questionário construído no Google Docs com questões abertas e fechadas, para os alunos e uma entrevista semiestruturada para o tutor. Todos os dados coletados, organizados com o uso do software OneNote, foram analisados por meio de uma adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). Com os resultados obtidos por meio do questionário final da tarefa colaborativa, separamos os dados em categorias pré-definidas à luz das 7 dimensões de design e gerenciamento de atividade colaborativa de Teles (2012). Para auxiliar a análise dos dados, foi utilizada a ferramenta nuvens de palavras (FEINBERG, 2009). A partir dos resultados obtidos, conclui-se que analisar estratégias pedagógicas de trabalhos em grupos colaborativos permite ampliar e compreender a dialogicidade, a interatividade e construção do conhecimento dos sujeitos instituídos em grupos, mediatizados pelas ações do tutor a distância. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study examines a pedagogical strategy of small collaborative groups online, the Faculty of Education at the University of Brasilia distance, considering the importance of research on distance education systems, and analyze characteristics, functioning and emerging patterns of small collaborative groups online, groups in which participants learners construct knowledge through discussion, reflection and decision making. The study argues that the understanding of the pedagogical strategy of small group work, starting from the experiment conducted in the discipline distance, contributes to the effective use of collaborative learning strategies. Based on the theoretical framework adopted in this study (Palloff & Pratt, 2002; GASPAR, 2007, Shepherd, 1969; TELES, 2012), are presented several concepts and conceptions of collaborative learning, whereas the collaborative construction of knowledge and interaction among students and tutors provided by online technologies enables the exchange of information, experiences and strategies of small collaborative groups and the study of Teles (2012) on the principles of collaborative learning online, which identifies seven dimensions to be considered in the design and management of activities collaborative learning in online environments, conducted in small groups of two to four students. This qualitative research is in a exploratory study, an analysis of the task in small collaborative groups "Are you the teacher" discipline Foundations of Art Education, class of 2011, the second offering of the Faculty of Education at a distance. The study involved 23 students from the cities of the poles supporting the presence Carinhanha - BA and Alto Paraíso - GO and a guardian of the distance of the classes surveyed. The methodological strategies employed in data collection were the records of the virtual learning environment, assessment questionnaire final task in small groups undertaken by pupils at the end of the course, a questionnaire built on Google Docs with open and closed questions, for students and a semistructured interview for the tutor. All data collected, organized using the OneNote software, were analyzed by means of an adaptation of the technique of content analysis of Bardin (2010). With the results obtained by the end of the questionnaire collaborative task, we separate the data into pre-defined categories in the light of the 7 dimensions of design and management of collaborative activity Teles (2012). To aid the analysis of data was used the tool word clouds (Feinberg, 2009). From the results obtained, it is concluded that analyze teaching strategies work in collaborative groups, allows you to enlarge and understand dialogicity, interactivity and building knowledge of the subjects introduced in groups, mediated by the actions of the distance tutor.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaSilva, Alessandra Lisboa da2013-07-03T15:36:37Z2013-07-03T15:36:37Z2013-07-032013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Alessandra Lisboa da. Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília. 2013. xv, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13476A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:13:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/13476Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:13:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
title Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
spellingShingle Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
Silva, Alessandra Lisboa da
Pedagogia - métodos de ensino
Ensino a distância
Tutoria entre pares estudantes
title_short Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
title_full Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
title_fullStr Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
title_sort Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília
author Silva, Alessandra Lisboa da
author_facet Silva, Alessandra Lisboa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alessandra Lisboa da
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia - métodos de ensino
Ensino a distância
Tutoria entre pares estudantes
topic Pedagogia - métodos de ensino
Ensino a distância
Tutoria entre pares estudantes
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03T15:36:37Z
2013-07-03T15:36:37Z
2013-07-03
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Alessandra Lisboa da. Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília. 2013. xv, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13476
identifier_str_mv SILVA, Alessandra Lisboa da. Análise da estratégia pedagógica de pequenos grupos colaborativos online de uma disciplina do curso de pedagogia a distância da Universidade de Brasília. 2013. xv, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508265093988352