Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642 http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008 |
Resumo: | A oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos. |
id |
UNB_d16a7391efa3f1f4de9e8c34569a1810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28642 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramentoRecent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practicesDiscursoLetramentoEducação inclusivaA oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.Education provision for people with disabilities has undergone considerable changes in the Brazilian social context. As part of these changes, two research projects have been developed: "Discourses, Identities and Literacy Practices in Special Education", and "Multiple Literacies, Identities and Interdisciplinarities in the Specialized Educational Care for Learners with Disabilities". These projects propose to relate ethnographic research, Critical Discourse Analysis and the New Literacy Studies in order to examine professional discourses and identities emerging from this context. Over five years of research, the results suggest that teachers' identities have changed as part of a process stemming from inadequate education in the initial stages to teach learners with disabilities and the teachers' attempt to overcome this gap through their daily and pedagogic literacies.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T05:01:39Z2017-12-07T05:01:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Izabel; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2018. Epub 18-Set-2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008Revista Brasileira de Linguística Aplicada - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&tlng=pt. Aesso em: 18 out. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSato, Denise Tamaê BorgesMagalhães, IzabelBatista Júnior, José Ribamar Lopesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/28642Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento Recent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practices |
title |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento |
spellingShingle |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento Sato, Denise Tamaê Borges Discurso Letramento Educação inclusiva |
title_short |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento |
title_full |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento |
title_fullStr |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento |
title_full_unstemmed |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento |
title_sort |
Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento |
author |
Sato, Denise Tamaê Borges |
author_facet |
Sato, Denise Tamaê Borges Magalhães, Izabel Batista Júnior, José Ribamar Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Izabel Batista Júnior, José Ribamar Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sato, Denise Tamaê Borges Magalhães, Izabel Batista Júnior, José Ribamar Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Letramento Educação inclusiva |
topic |
Discurso Letramento Educação inclusiva |
description |
A oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2017-12-07T05:01:39Z 2017-12-07T05:01:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Izabel; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2018. Epub 18-Set-2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642 http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008 |
identifier_str_mv |
SATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Izabel; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2018. Epub 18-Set-2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642 http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508189373169664 |