Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sato, Denise Tamaê Borges
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Magalhães, Izabel, Batista Júnior, José Ribamar Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008
Resumo: A oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.
id UNB_d16a7391efa3f1f4de9e8c34569a1810
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28642
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramentoRecent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practicesDiscursoLetramentoEducação inclusivaA oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.Education provision for people with disabilities has undergone considerable changes in the Brazilian social context. As part of these changes, two research projects have been developed: "Discourses, Identities and Literacy Practices in Special Education", and "Multiple Literacies, Identities and Interdisciplinarities in the Specialized Educational Care for Learners with Disabilities". These projects propose to relate ethnographic research, Critical Discourse Analysis and the New Literacy Studies in order to examine professional discourses and identities emerging from this context. Over five years of research, the results suggest that teachers' identities have changed as part of a process stemming from inadequate education in the initial stages to teach learners with disabilities and the teachers' attempt to overcome this gap through their daily and pedagogic literacies.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T05:01:39Z2017-12-07T05:01:39Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Izabel; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2018. Epub 18-Set-2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008Revista Brasileira de Linguística Aplicada - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&tlng=pt. Aesso em: 18 out. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSato, Denise Tamaê BorgesMagalhães, IzabelBatista Júnior, José Ribamar Lopesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/28642Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
Recent developments in inclusive education in Brazil: discourses and literacy practices
title Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
spellingShingle Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
Sato, Denise Tamaê Borges
Discurso
Letramento
Educação inclusiva
title_short Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
title_full Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
title_fullStr Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
title_full_unstemmed Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
title_sort Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento
author Sato, Denise Tamaê Borges
author_facet Sato, Denise Tamaê Borges
Magalhães, Izabel
Batista Júnior, José Ribamar Lopes
author_role author
author2 Magalhães, Izabel
Batista Júnior, José Ribamar Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sato, Denise Tamaê Borges
Magalhães, Izabel
Batista Júnior, José Ribamar Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Letramento
Educação inclusiva
topic Discurso
Letramento
Educação inclusiva
description A oferta da educação para pessoas com deficiência sofreu modificações significativas no contexto social brasileiro. Desse contexto de transformações, surgiram os projetos integrados "Discursos, Identidades e Práticas de Letramento no Ensino Especial" e "Múltiplos Letramentos, Identidades e Interdisciplinaridades no Atendimento Educacional à Pessoa Deficiente", em que se aliou a pesquisa etnográfica à Análise de Discurso Crítica e aos Novos Estudos do Letramento para examinar discursos e identidades profissionais que emergem desse contexto.¹ Ao longo de cinco anos de investigação, os resultados sugerem que as identidades de professores e professoras são levadas à transformação como parte de um processo criado pela formação inadequada nos níveis iniciais para atuação no Ensino Especial, bem como pela tentativa de suprir lacunas por meio de seus letramentos diários e pedagógicos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-12-07T05:01:39Z
2017-12-07T05:01:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Izabel; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2018. Epub 18-Set-2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008
identifier_str_mv SATO, Denise Tamaê Borges; MAGALHÃES, Izabel; BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes. Desdobramentos recentes da educação inclusiva no Brasil: discursos e práticas de letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 699-724, 2012. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982012000400003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2018. Epub 18-Set-2012. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28642
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982012005000008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508189373169664