O kitsch está cult
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12445 |
Resumo: | Com mais de um século de existência, a palavra kitsch ainda é confundida com brega. O conceito de kitsch ganhou uma dimensão que foi além do conceito de arte. Ele infiltrou-se em diversos segmentos de manifestações artísticas e estéticas apoiadas pela indústria cultural e pelos meios de comunicação de massa. Com isso, o kitsch passou a ditar a moda e padrões de comportamento voltados para a cultura urbana, presenciada e vivida no cotidiano de todos nós. Ele se consolidou na cultura de massa das grandes cidades e conquistou os caminhos da globalização. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_d5492bf4bfca219bc5722d2654434dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/12445 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sega, Christina Maria Pedrazza2013-03-12T20:49:54Z2013-03-12T20:49:54Z2010SEGA, Christina Maria Pedrazza. O kitsch está cult. Signos do Consumo, São Paulo, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44361>. Acesso em: 6 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12445Com mais de um século de existência, a palavra kitsch ainda é confundida com brega. O conceito de kitsch ganhou uma dimensão que foi além do conceito de arte. Ele infiltrou-se em diversos segmentos de manifestações artísticas e estéticas apoiadas pela indústria cultural e pelos meios de comunicação de massa. Com isso, o kitsch passou a ditar a moda e padrões de comportamento voltados para a cultura urbana, presenciada e vivida no cotidiano de todos nós. Ele se consolidou na cultura de massa das grandes cidades e conquistou os caminhos da globalização. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe word kitsch has been still confused with the word cheesy, in spite of it having more than one century of existence. The concept of kitsch has gotten a dimension that goes farther than the concept of art. It has infiltrated in different artistic expressions that are supported by cultural industry and mass media. Therewith, the kitsch has begun imposing fashion and behavior patterns that are directed to the urban culture and to our day by day. It has consolidated in mass culture of big cities and conquered the paths of globalization. ____________________________________________________________________________________________________________ RESUMENLa palabra kitsch aun es confundida com cursi , mismo com más de um siglo de existencia. El concepto de kitsch ha ganado uma dimensión que superó el propio concepto del arte. El kitsch se infiltró en muchos seguimientos de manifestaciones artísticas y estéticas apoyadas por la industria cultural y por los medios masivos de comunicación. Con esto el kitsch pasó a influenciar la moda y patrones de comportamiento, direccionados hacia la cultura urbana, presenciada e vivida en nuestro cotidiano. El se consolidó en la cultura masiva de las gran ciudades y conquistó los camiños de la globalización.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Audiovisuais e Publicidade (FAC DAP)Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USPDisponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessO kitsch está cultThe kitsch is cultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleKitschComunicação de massa e culturaCultura popularSociedade de massaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_KitschCult.pdfARTIGO_KitschCult.pdfapplication/pdf277503http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12445/1/ARTIGO_KitschCult.pdfc5e6e6fd0685064eada04cfab7d04ee6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain257http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12445/2/license.txt7a0fdc15a1404765b7e0d464250810cfMD52open accessTEXTARTIGO_KitschCult.pdf.txtARTIGO_KitschCult.pdf.txtExtracted texttext/plain34713http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12445/3/ARTIGO_KitschCult.pdf.txt8301ce9cca9eae38b741cef68c250666MD53open access10482/124452023-06-06 23:54:06.482open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12445TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFJpY2FyZG8gVGF2YXJlcyAocmljYXJkb3NvYXJlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTAzLTA2VDE5OjA0OjQyWiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-07T02:54:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
O kitsch está cult |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The kitsch is cult |
title |
O kitsch está cult |
spellingShingle |
O kitsch está cult Sega, Christina Maria Pedrazza Kitsch Comunicação de massa e cultura Cultura popular Sociedade de massa |
title_short |
O kitsch está cult |
title_full |
O kitsch está cult |
title_fullStr |
O kitsch está cult |
title_full_unstemmed |
O kitsch está cult |
title_sort |
O kitsch está cult |
author |
Sega, Christina Maria Pedrazza |
author_facet |
Sega, Christina Maria Pedrazza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sega, Christina Maria Pedrazza |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Kitsch Comunicação de massa e cultura Cultura popular Sociedade de massa |
topic |
Kitsch Comunicação de massa e cultura Cultura popular Sociedade de massa |
description |
Com mais de um século de existência, a palavra kitsch ainda é confundida com brega. O conceito de kitsch ganhou uma dimensão que foi além do conceito de arte. Ele infiltrou-se em diversos segmentos de manifestações artísticas e estéticas apoiadas pela indústria cultural e pelos meios de comunicação de massa. Com isso, o kitsch passou a ditar a moda e padrões de comportamento voltados para a cultura urbana, presenciada e vivida no cotidiano de todos nós. Ele se consolidou na cultura de massa das grandes cidades e conquistou os caminhos da globalização. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-12T20:49:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-03-12T20:49:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEGA, Christina Maria Pedrazza. O kitsch está cult. Signos do Consumo, São Paulo, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44361>. Acesso em: 6 mar. 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12445 |
identifier_str_mv |
SEGA, Christina Maria Pedrazza. O kitsch está cult. Signos do Consumo, São Paulo, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44361>. Acesso em: 6 mar. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12445/1/ARTIGO_KitschCult.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12445/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12445/3/ARTIGO_KitschCult.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5e6e6fd0685064eada04cfab7d04ee6 7a0fdc15a1404765b7e0d464250810cf 8301ce9cca9eae38b741cef68c250666 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573513485811712 |