Critérios de utilização do Facebook como instrumento de interação social : estudo comparativo em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Andrielle Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lins, Greyciane Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43156
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8429
Resumo: A pesquisa tem por objetivo o estudo da implantação e das perspectivas de uso das mídias sociais por bibliotecas universitárias do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Visa analisar os desafios e possibilidades na utilização dessas tecnologias para a realização das atividades nas bibliotecas, comparando as práticas de interação social com os usuários. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela análise e descrição dos perfis de nove bibliotecas na rede social Facebook, sendo três delas situadas nosEstados Unidos da América, três no Brasil e três na Inglaterra. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com amostras não probabilísticas e por conveniência, com o uso dos métodos comparativo e indutivo por pesquisa de campo e a coleta de dados quanti-qualitativa por observação. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva a partir de buscas aplicadas nas mídias sociais, identificando por meio de critérios estabelecidos, as informações e os conteúdos disponibilizados nessas plataformas. Conclui que a implantação dessas ferramentas em bibliotecas universitárias traz benefícios para suas atividades, mas requer planejamento e monitoramento constantes em prol da melhoria eficiente e eficaz na prestação de produtos e serviços, bem como no atendimento aos usuários mediante as possibilidades de comunicação e interação oferecidas por essas plataformas.
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Trata-se de um estudo de natureza descritiva com amostras não probabilísticas e por conveniência, com o uso dos métodos comparativo e indutivo por pesquisa de campo e a coleta de dados quanti-qualitativa por observação. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva a partir de buscas aplicadas nas mídias sociais, identificando por meio de critérios estabelecidos, as informações e os conteúdos disponibilizados nessas plataformas. Conclui que a implantação dessas ferramentas em bibliotecas universitárias traz benefícios para suas atividades, mas requer planejamento e monitoramento constantes em prol da melhoria eficiente e eficaz na prestação de produtos e serviços, bem como no atendimento aos usuários mediante as possibilidades de comunicação e interação oferecidas por essas plataformas.The aim of the research is to study the implantation and perspectives of the use of social networks by university libraries in Brazil, the United States and England. It aims to analyze the challenges and possibilities in the use of these technologies to carry out the activities in the libraries, comparing the practices of social interaction with the users. The methodological procedures are characterized by the analysis and description of the profiles of nine libraries in the social network Facebook, three of them located in the United States of America, three in Brazil and three in England. It is a descriptive study with non-probabilistic and convenience samples, using the comparative and inductive methods by field research andthe quantitative-qualitative data collection by observation. The results were obtained through a descriptive analysis based on searches applied in social networks, identifying, through established criteria, the information and content made available on these platforms. It concludes that the implantation of these tools in university libraries brings benefits to its activities, but it requires constant planning and monitoring to efficiently and effectively improve the provision of products and services, as well as the service to the users through the possibilities of communication and interaction offered by these platforms.La investigación tiene como objetivo el estudio de la implantación y de las perspectivas de uso de las redes sociales por bibliotecas universitarias de Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Se pretende analizar los desafíos y posibilidades en la utilización de esas tecnologías para la realización de las actividades en las bibliotecas, comparando las prácticas de interacción social con los usuarios. Los procedimientos metodológicos se caracterizan por el análisis y descripción de los perfiles de nueve bibliotecas en la red social Facebook, siendo tres de ellas situadas en los Estados Unidos de América, tres en Brasil y tres en Inglaterra. Se trata de un estudio de naturaleza descriptiva con muestras no probabilísticas y porconveniencia, con el uso de los métodos comparativo e inductivo por investigación de campo y la recolección de datos cuantitativa por observación. Los resultados se obtuvieron mediante análisis descriptivos a partir de búsquedas aplicadas en las redes sociales, identificando por medio de criterios establecidos, las informaciones y los contenidos disponibles en esas plataformas. Concluye que la implantación de estas herramientas en bibliotecas universitarias trae beneficios para sus actividades, pero requiere planificación y monitoreo constantes en favor de la mejora eficiente y eficaz en la prestación de productos y servicios, así como en la atención a los usuarios mediante las posibilidades de comunicación e interacción ofrecidas por estas plataformas.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília2022-03-29T13:37:33Z2022-03-29T13:37:33Z2018-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACEDO, Andrielle Gomes; LINS, Greyciane Souza. Critérios de utilização do Facebook como instrumento de interação social: estudo comparativo em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 1, p. 58-82, 2018. DOI: 10.26512/rici.v11.n1.2018.8429. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/8429. Acesso em: 3 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43156https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8429LICENÇA - Copyright (c) 2021 Andrielle Gomes Macedo, Greyciane Souza Lins (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Notas de direitos autorais Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/8429. Acesso em: 3 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Andrielle GomesLins, Greyciane Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:08:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/43156Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:08:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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