Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josias, Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34634
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
id UNB_ddf43dcfc16ede70bb6fe4a39058e316
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/34634
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Josias, Alexandra FernandesMoesch, Marutschka Martini2019-05-20T17:32:41Z2019-05-20T17:32:41Z2019-05-202018-08-30JOSIAS, Alexandra F. Pontes, portas, cidades e redes: a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente. 2018. 169 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34634Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.No âmbito do fenômeno social do Turismo, o desafio da construção de imagem dos destinos turísticos brasileiros apresenta-se como um paradoxo, pois o destino ideal parece ser simultaneamente extraordinário e familiar, instigante e acolhedor, peculiar e característico de um modo de ser nacional. Em um mundo em que a figura do estado-nação se fragiliza, levando consigo a contrapartida cultural da identidade de seu povo, trata-se de um grande desafio estratégico para qualquer gestor de imagem e, coerentemente, não há esperança de uma resposta definitiva. A intenção desta dissertação é abrir portas para a visão analítica e o pensamento complexo, buscando aplicá-lo às técnicas e, portanto, fortalecer a ponte entre a teoria e a prática do marketing e da comunicação para o Turismo no Brasil. O problema a ser resolvido diz respeito ao direcionamento estratégico para a construção de imagem das cidades brasileiras como destinos turísticos internacionais. O objetivo proposto é refletir sobre os limites e possibilidades da formação de imagem e dos imaginários desses destinos. O caminho escolhido para essa reflexão é a observação da crescente complexidade na formação dos imaginários turísticos urbanos, tão relevantes para o processo decisório do turista na escolha de seu próximo destino. Tal observação poderá apontar novas conexões e maneiras pelas quais abordagens estratégicas seriam revistas, replicadas ou aperfeiçoadas na visão e na atuação dos agentes de comunicação do trade turístico brasileiro. Sob um enfoque fenomenológico e à luz do pensamento complexo, a metodologia utilizada foi a de análise de conteúdo, a partir da triangulação de dados, cujas fontes foram: a) plano de marketing internacional de turismo – Plano Aquarela – abrangendo a edição original e atualizações; b) plataforma virtual de promoção do “Destino Brasil” (site Visit Brasil, em www.visitbrasil.com); c) Pesquisa de Demanda Turística Internacional, e d) Boletim de Inteligência Competitiva, todos sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur.In the context of Tourism as a social phenomenon, the challenge of constructing an image of Brazilian tourist destinations presents itself as a paradox, since the ideal destination seems to be both extraordinary and familiar, intriguing and welcoming, peculiar and characteristic of a national way of life. In a world where the figure of the nation-state becomes fragile, taking along the cultural counterpart of the identity of its people, it consists in a great strategic challenge for any image manager, and, coherently, there is no hope of a definitive answer. The intention of this dissertation is to open doors to analytical vision and complex thinking, seeking to apply it to techniques and, therefore, to strengthen the bridge between theory and practice of marketing and communication for Tourism in Brazil. The problem to be solved concerns the strategic directions for the construction of Brazilian cities image, as international tourist destinations. The proposed objective is to reflect on the limits and possibilities of the formation of destinations image and imaginaries. The path chosen for this reflection is the observation of the increasing complexity in the formation of the urban tourist imaginaries, so relevant for the decision-making process of the tourist in the choice of its next destination. Such observation may point to new connections and ways in which strategic approaches would be reviewed, replicated or improved in the vision and action of communication agents of the Brazilian tourist trade. Under a phenomenological approach and in the light of complex thinking, the methodology will be the content analysis, from the triangulation of data, whose sources will be: a) international tourism marketing plan – Plano Aquarela - covering the original edition and updates; b) virtual platform to promote "Destino Brasil" (Visit Brasil website, www.visitbrasil.com); c) International Tourism Demand Survey, and d) Competitive Intelligence Bulletin, all under the responsibility of the Brazilian Tourist Board - Embratur.Centro de Excelência em TurismoPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado ProfissionalA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTurismoTurismo - aspectos sociaisMarketing turísticoImaginário socialporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_AlexandraFernandesJosias.pdf2018_AlexandraFernandesJosias.pdfapplication/pdf8566323http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34634/1/2018_AlexandraFernandesJosias.pdf28bd29df54b07299c12fe2b1b6de6508MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34634/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/346342023-07-12 15:19:33.606open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-12T18:19:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
title Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
spellingShingle Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
Josias, Alexandra Fernandes
Turismo
Turismo - aspectos sociais
Marketing turístico
Imaginário social
title_short Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
title_full Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
title_fullStr Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
title_full_unstemmed Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
title_sort Pontes, portas, cidades e redes : a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente
author Josias, Alexandra Fernandes
author_facet Josias, Alexandra Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Josias, Alexandra Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moesch, Marutschka Martini
contributor_str_mv Moesch, Marutschka Martini
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Turismo - aspectos sociais
Marketing turístico
Imaginário social
topic Turismo
Turismo - aspectos sociais
Marketing turístico
Imaginário social
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-20T17:32:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-20T17:32:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JOSIAS, Alexandra F. Pontes, portas, cidades e redes: a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente. 2018. 169 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/34634
identifier_str_mv JOSIAS, Alexandra F. Pontes, portas, cidades e redes: a formação de imagem do destino turístico urbano em um contexto de complexidade crescente. 2018. 169 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34634/1/2018_AlexandraFernandesJosias.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/34634/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 28bd29df54b07299c12fe2b1b6de6508
bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573605445926912