Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729 http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522 |
Resumo: | Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados. |
id |
UNB_de21112dd010be433b48db0362ba8adb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/20729 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadãoEducação fiscalGestão públicaNeste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoUniversidade de São Paulo2016-06-15T14:38:47Z2016-06-15T14:38:47Z2015-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522Revista de Contabilidade e Organizações - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522. Acesso em: 25 maio 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Erivan FerreiraPereira, Jose MatiasBorges, Gilmara Mendes da Costaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:03:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/20729Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:03:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão |
title |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão |
spellingShingle |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão Borges, Erivan Ferreira Educação fiscal Gestão pública |
title_short |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão |
title_full |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão |
title_fullStr |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão |
title_full_unstemmed |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão |
title_sort |
Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão |
author |
Borges, Erivan Ferreira |
author_facet |
Borges, Erivan Ferreira Pereira, Jose Matias Borges, Gilmara Mendes da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Jose Matias Borges, Gilmara Mendes da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Erivan Ferreira Pereira, Jose Matias Borges, Gilmara Mendes da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação fiscal Gestão pública |
topic |
Educação fiscal Gestão pública |
description |
Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12 2016-06-15T14:38:47Z 2016-06-15T14:38:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522. http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729 http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522 |
identifier_str_mv |
BORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729 http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508374369239040 |