Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Erivan Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Jose Matias, Borges, Gilmara Mendes da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729
http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522
Resumo: Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.
id UNB_de21112dd010be433b48db0362ba8adb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20729
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadãoEducação fiscalGestão públicaNeste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoUniversidade de São Paulo2016-06-15T14:38:47Z2016-06-15T14:38:47Z2015-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522Revista de Contabilidade e Organizações - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522. Acesso em: 25 maio 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Erivan FerreiraPereira, Jose MatiasBorges, Gilmara Mendes da Costaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:03:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/20729Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:03:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
title Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
spellingShingle Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
Borges, Erivan Ferreira
Educação fiscal
Gestão pública
title_short Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
title_full Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
title_fullStr Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
title_full_unstemmed Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
title_sort Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
author Borges, Erivan Ferreira
author_facet Borges, Erivan Ferreira
Pereira, Jose Matias
Borges, Gilmara Mendes da Costa
author_role author
author2 Pereira, Jose Matias
Borges, Gilmara Mendes da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Erivan Ferreira
Pereira, Jose Matias
Borges, Gilmara Mendes da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação fiscal
Gestão pública
topic Educação fiscal
Gestão pública
description Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2016-06-15T14:38:47Z
2016-06-15T14:38:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729
http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522
identifier_str_mv BORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729
http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508374369239040