Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Gabriela Cristine Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43066
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
id UNB_debe237d9e831bac3313eb99cb7c97f3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43066
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúdeTrabalho - aspectos sociaisFormação profissionalSaúdeDocência universitáriaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.Esse estudo objetivou compreender a relação entre o trabalho, a formação e a saúde, frente à história de vida do/da docente universitário/a. Considera-se nessa relação não apenas o que habilita o professor ou a professora a lecionar na universidade, mas também o que permitirá com que ele/ela se reconheça nessa identidade docente e dê sentido àquilo que faz, gerando uma relação de bem-estar e de saúde, mediada pelo seu trabalho (aquilo que faz) e sua formação (aquilo que sabe). Nesse sentido, compreende-se o trabalho como o engajamento em uma atividade que possibilita ao sujeito criar e se constituir, reconhecendo a si mesmo e pelo outro, frente a diferentes contextos. Já a formação que é tida em sentido amplo é o que possibilita ao sujeito se aperfeiçoar e evoluir frente aos tensionamentos da própria história de vida. A saúde é compreendida como um processo multideterminado que permite ao sujeito desenvolver suas potencialidades e recursos pessoais. Essa acepção de saúde leva em consideração que não existe saúde sem saúde mental, por essa razão o termo saúde é utilizado em sentindo amplo, sem dicotomizar saúde orgânica e saúde mental. Diante disso, para o desenvolvimento metodológico da pesquisa foi adotada a perspectiva biográfica e foram analisadas entrevistas de três docentes mulheres de cargo efetivo atuantes na Universidade de Brasília. As análises evidenciaram que o contexto universitário de trabalho é um espaço de possibilidades, de novas experiências e de ressignificação dos sentidos que envolvem o fazer docente, possibilitando processos criativos e salutares. Ter a universidade e o trabalho docente como possibilidades de experiências significativas permite evidenciar o sofrimento e as tensões, porém também ressignificar as adversidades. Esse espaço laboral pode vir a ser constitutivo de trajetórias formativas cada vez mais ricas, gerando processos preventivos de adoecimentos e de desenvolvimento de faculdades, potencialidades, recursos e afetos positivos, logo, de processos de saúde.This study aimed to understand the relationship between work, education, and health in relation to the life history of university teachers. This relationship considers not only what enables the teacher to teach at the university, but also what will allow the professional to recognize himself/herself in this teaching identity and give meaning to what he/she does, generating a relationship of well-being and health, mediated by his/her work (what they do) and his/her training (what they know). In this sense, work is understood as the engagement in an activity that enables the person to create and constitute him/herself, recognizing him/herself and the other person in different contexts. On the other hand, the formation that is taken in a broad sense is what enables the subject to improve and evolve when facing the tensions in his or her own life story. Health is understood as a multidetermined process that allows the person to develop his potentialities and personal resources. This understanding of health takes into account that there is no health without mental health, which is why the term health is used in a broad sense, without dichotomizing organic health and mental health. Therefore, for the methodological development of the research, the biographical perspective was adopted and interviews of three female professors in a permanent position at the University of Brasilia were analyzed. The analyses showed that the university work context is a space of possibilities, of new experiences and of re-signification of the meanings that involve teaching, allowing creative and healthy processes. Considering the university and the teaching work as possibilities of significant experiences allows us to evidence the suffering and the tensions, but also to give new meaning to the adversities. This working space can become constitutive of increasingly rich formative trajectories, generating preventive processes of illnesses and of the development of faculties, potentialities, resources, and positive affections, therefore, of health processes.Santos, Rita Silvana Santana dosAndrade, Gabriela Cristine Rosa2022-03-16T21:05:47Z2022-03-16T21:05:47Z2022-03-162021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Gabriela Cristine Rosa. Docência na Educação Superior: abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde. 2021. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43066A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/43066Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
title Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
spellingShingle Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
Andrade, Gabriela Cristine Rosa
Trabalho - aspectos sociais
Formação profissional
Saúde
Docência universitária
title_short Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
title_full Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
title_fullStr Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
title_full_unstemmed Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
title_sort Docência na Educação Superior : abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde
author Andrade, Gabriela Cristine Rosa
author_facet Andrade, Gabriela Cristine Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rita Silvana Santana dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Gabriela Cristine Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho - aspectos sociais
Formação profissional
Saúde
Docência universitária
topic Trabalho - aspectos sociais
Formação profissional
Saúde
Docência universitária
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25
2022-03-16T21:05:47Z
2022-03-16T21:05:47Z
2022-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Gabriela Cristine Rosa. Docência na Educação Superior: abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde. 2021. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43066
identifier_str_mv ANDRADE, Gabriela Cristine Rosa. Docência na Educação Superior: abrindo caminhos entre o trabalho, a formação e a saúde. 2021. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580871558725632