Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666 http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017 |
Resumo: | Este estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula. |
id |
UNB_e95d3eccc38a33b539fe1f58ccdbe319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29666 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentesPortuguese language teachers' perception of creativity in students' written productionsCriatividade (Educação)DocentesEnsino fundamentalProdução textualEste estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula.This study investigated Portuguese language teachers' perceptions of factors associated with creativity in students' written production. Twelve elementary school Portuguese language teachers (six from public schools and six from private schools) were interviewed. The results revealed that written production has not been widely used in school, especially due to teachers' lack of time owing to the high number of students and number of hours of work. A considerable number of teachers considered their students' written production as not very creative although most of them considered themselves as highly creative professionals who make frequent use of several strategies to facilitate creative written production in the classroom. They indicated elements related to the students, teachers, and school as limiting factors to the expression of creativity in written production. The results show impacts on Portuguese language teachers' education and training in terms of creativity in written productions in the classroom.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T05:12:03Z2017-12-07T05:12:03Z2015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAES, Gláucia Madureira Lage e; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017Estudos de Psicologia (Campinas) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Gláucia Madureira Lage eAlencar, Eunice M. L. Soriano deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/29666Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes Portuguese language teachers' perception of creativity in students' written productions |
title |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes |
spellingShingle |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes Moraes, Gláucia Madureira Lage e Criatividade (Educação) Docentes Ensino fundamental Produção textual |
title_short |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes |
title_full |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes |
title_fullStr |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes |
title_full_unstemmed |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes |
title_sort |
Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes |
author |
Moraes, Gláucia Madureira Lage e |
author_facet |
Moraes, Gláucia Madureira Lage e Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Gláucia Madureira Lage e Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade (Educação) Docentes Ensino fundamental Produção textual |
topic |
Criatividade (Educação) Docentes Ensino fundamental Produção textual |
description |
Este estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10 2017-12-07T05:12:03Z 2017-12-07T05:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Gláucia Madureira Lage e; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666 http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017 |
identifier_str_mv |
MORAES, Gláucia Madureira Lage e; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666 http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508210439061504 |