Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Gláucia Madureira Lage e
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666
http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017
Resumo: Este estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula.
id UNB_e95d3eccc38a33b539fe1f58ccdbe319
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29666
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentesPortuguese language teachers' perception of creativity in students' written productionsCriatividade (Educação)DocentesEnsino fundamentalProdução textualEste estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula.This study investigated Portuguese language teachers' perceptions of factors associated with creativity in students' written production. Twelve elementary school Portuguese language teachers (six from public schools and six from private schools) were interviewed. The results revealed that written production has not been widely used in school, especially due to teachers' lack of time owing to the high number of students and number of hours of work. A considerable number of teachers considered their students' written production as not very creative although most of them considered themselves as highly creative professionals who make frequent use of several strategies to facilitate creative written production in the classroom. They indicated elements related to the students, teachers, and school as limiting factors to the expression of creativity in written production. The results show impacts on Portuguese language teachers' education and training in terms of creativity in written productions in the classroom.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T05:12:03Z2017-12-07T05:12:03Z2015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMORAES, Gláucia Madureira Lage e; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017Estudos de Psicologia (Campinas) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Gláucia Madureira Lage eAlencar, Eunice M. L. Soriano deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:52Zoai:repositorio.unb.br:10482/29666Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
Portuguese language teachers' perception of creativity in students' written productions
title Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
spellingShingle Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
Moraes, Gláucia Madureira Lage e
Criatividade (Educação)
Docentes
Ensino fundamental
Produção textual
title_short Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
title_full Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
title_fullStr Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
title_full_unstemmed Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
title_sort Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes
author Moraes, Gláucia Madureira Lage e
author_facet Moraes, Gláucia Madureira Lage e
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author_role author
author2 Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Gláucia Madureira Lage e
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade (Educação)
Docentes
Ensino fundamental
Produção textual
topic Criatividade (Educação)
Docentes
Ensino fundamental
Produção textual
description Este estudo investigou a percepção de professores de Língua Portuguesa sobre fatores relacionados à criatividade em produções textuais discentes. Foram entrevistados 12 docentes do segundo ciclo do ensino fundamental (seis de escolas públicas e seis de escolas particulares). Os resultados revelaram ser a elaboração de textos pouco trabalhada pelos professores, tendo sido dada como justificativa a falta de tempo gerada pelo número elevado de alunos e carga horária extensa. Um percentual expressivo de docentes considerou pouco criativas as produções textuais discentes, embora a quase totalidade tenha se avaliado como profissionais inventivos e apontado diversas estratégias para facilitar a escrita de textos criativos em sala de aula. Indicaram, como fatores limitadores à expressão da criatividade nas produções textuais, elementos relacionados aos estudantes, professores e escola. Os resultados trazem implicações para a formação de professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à criatividade na redação de textos em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10
2017-12-07T05:12:03Z
2017-12-07T05:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Gláucia Madureira Lage e; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666
http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017
identifier_str_mv MORAES, Gláucia Madureira Lage e; ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Percepção de professores de Língua Portuguesa sobre criatividade em produções textuais discentes. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 32, n. 4, p. 743-753, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400743&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29666
http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508210439061504