O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cigales, Marcelo Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Rodrigo Diego de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41600
http://orcid.org/0000-0002-4320-5941
https://orcid.org/0000-0002-4157-6116
Resumo: Nesse artigo se faz algumas reflexões sobre o estágio da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília no contexto de implementação do Ensino Remoto. O objetivo é caracterizar as condições do Estágio e dos estudantes matriculados nessa disciplina em tempos de pandemia. Participaram da pesquisa 43 estudantes, os dados foram coletados com um questionário na plataforma Google Forms® e analisados qualitativamente. Os resultados indicam: (1) os limites colocados ao Estágio no Ensino Remoto frente às condições de moradia, estudo em casa, trabalho e aprendizagem; (2) a necessária ampliação da concepção de prática no estágio às outras formas de exercício da docência; e, (3) a compreensão do tempo e da dinâmica do ensino remoto.
id UNB_ecd0546ae49fdb3136921261d5d39ea9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41600
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construçãoThe supervised curricular internship in pandemic times : a debate under constructionEnsino a distânciaEstágio supervisionadoCurrículosNesse artigo se faz algumas reflexões sobre o estágio da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília no contexto de implementação do Ensino Remoto. O objetivo é caracterizar as condições do Estágio e dos estudantes matriculados nessa disciplina em tempos de pandemia. Participaram da pesquisa 43 estudantes, os dados foram coletados com um questionário na plataforma Google Forms® e analisados qualitativamente. Os resultados indicam: (1) os limites colocados ao Estágio no Ensino Remoto frente às condições de moradia, estudo em casa, trabalho e aprendizagem; (2) a necessária ampliação da concepção de prática no estágio às outras formas de exercício da docência; e, (3) a compreensão do tempo e da dinâmica do ensino remoto.This article addresses some reflections on the degree of Social Sciences Degree at the University of Brasília in the context of the implementation of Remote Education. The objective is to characterize the conditions of the Supervised Curricular Internship of the Degree in Social Sciences and of the students enrolled in this discipline in times of pandemic. 43 students participated in the research, data were collected with a questionnaire on the Google Forms platform and analyzed qualitatively. The results indicate: (1) the limits placed on the Remote Teaching Internship in view of housing conditions, home study, work, and learning; (2) the necessary expansion of the concept of practice in the internship to other forms of teaching and (3) the understanding of the time and dynamics of remote teaching.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, Universidade Federal de Alagoas - Ufal2021-08-06T17:53:48Z2021-08-06T17:53:48Z2021-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCIGALES, Marcelo Pinheiro; SOUZA, Rodrigo Diego de. O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção. Latitude, Maceió, v.15, edição especial, p. 286-310, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11400. Acesso em: 06 ago. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41600http://orcid.org/0000-0002-4320-5941https://orcid.org/0000-0002-4157-6116Latitude - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que dêem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes. Compartilhamento pela mesma licença (SA): Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11400. Acesso em: 06 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessCigales, Marcelo PinheiroSouza, Rodrigo Diego deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:38:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/41600Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:38:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
The supervised curricular internship in pandemic times : a debate under construction
title O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
spellingShingle O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
Cigales, Marcelo Pinheiro
Ensino a distância
Estágio supervisionado
Currículos
title_short O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
title_full O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
title_fullStr O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
title_full_unstemmed O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
title_sort O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia : um debate em construção
author Cigales, Marcelo Pinheiro
author_facet Cigales, Marcelo Pinheiro
Souza, Rodrigo Diego de
author_role author
author2 Souza, Rodrigo Diego de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cigales, Marcelo Pinheiro
Souza, Rodrigo Diego de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Estágio supervisionado
Currículos
topic Ensino a distância
Estágio supervisionado
Currículos
description Nesse artigo se faz algumas reflexões sobre o estágio da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de Brasília no contexto de implementação do Ensino Remoto. O objetivo é caracterizar as condições do Estágio e dos estudantes matriculados nessa disciplina em tempos de pandemia. Participaram da pesquisa 43 estudantes, os dados foram coletados com um questionário na plataforma Google Forms® e analisados qualitativamente. Os resultados indicam: (1) os limites colocados ao Estágio no Ensino Remoto frente às condições de moradia, estudo em casa, trabalho e aprendizagem; (2) a necessária ampliação da concepção de prática no estágio às outras formas de exercício da docência; e, (3) a compreensão do tempo e da dinâmica do ensino remoto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06T17:53:48Z
2021-08-06T17:53:48Z
2021-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CIGALES, Marcelo Pinheiro; SOUZA, Rodrigo Diego de. O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção. Latitude, Maceió, v.15, edição especial, p. 286-310, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11400. Acesso em: 06 ago. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41600
http://orcid.org/0000-0002-4320-5941
https://orcid.org/0000-0002-4157-6116
identifier_str_mv CIGALES, Marcelo Pinheiro; SOUZA, Rodrigo Diego de. O estágio curricular supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção. Latitude, Maceió, v.15, edição especial, p. 286-310, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11400. Acesso em: 06 ago. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41600
http://orcid.org/0000-0002-4320-5941
https://orcid.org/0000-0002-4157-6116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, Universidade Federal de Alagoas - Ufal
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS, Universidade Federal de Alagoas - Ufal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580837554454528