Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lívia Miranda de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24672
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.24672
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2016.
id UNB_ef33e52f3b6786c611020fde182ed41b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24672
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveisEducação ambientalFormação de educadoresProfessores - formaçãoPráticas docentesSustentabilidade ambientalDengue - controleDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2016.A crise civilizatória contemporânea que envolve o modo de vida humana e o meio ambiente deve ser estudada e enfrentada nos diversos ambientes da sociedade, sendo a escola campo importante para esse enfrentamento. Considerando que a parte mais densa das atividades desenvolvidas no ambiente escolar advém das interações entre docentes e discentes, a formação dos professores torna-se objeto fundamental para investigação, uma vez que esta influencia diretamente nas atividades desenvolvidas ao longo do processo educacional. Diante deste cenário, o presente trabalho objetivou analisar a potencialidade da pesquisa-ação na educação ambiental para o empoderamento docente na busca de práticas educativas sustentáveis. Para tanto foi constituída uma comunidade investigativa, composta por um professor da educação básica e a pesquisadora, e realizada nos meses de maio a setembro de 2016 pesquisa-ação em educação ambiental em uma escola pública do Distrito Federal que envolveu a temática combate à dengue. As atividades desenvolvidas percorreram os momentos de planejamento, ação/observação e reflexão da espiral cíclica da pesquisa-ação à luz da educação ambiental, visando o empoderamento docente para a adoção de atitudes mais sustentáveis. Dentre os resultados obtidos, verificou-se um refinamento do olhar docente para questões socioambientais, conduta e visão mais acessíveis, dialógicas e investigativas além do empoderamento docente por meio da adoção teóricometodológica da pesquisa-ação educativa, o que viabilizou a adoção de sustentabilidade nas ações refletidas e planejadas.The contemporary civilization crisis that involves the human way of life and the environment must be studied and faced in the different environments of society, and school is an important field for this confrontation. Considering that the denser part of the activities developed in the school environment comes from the interactions between teachers and students, teacher training becomes a fundamental object for research, since it directly influences the activities developed throughout the educational process. Given this scenario, the present work aimed to analyze the potential of action research in environmental education for teacher empowerment in the search for sustainable educational practices. For that, a research community was formed, composed of a teacher of basic education and the researcher, and carried out in the months of May to September of 2016 action research in environmental education in a public school of the Federal District that involved the combat of dengue. The activities carried out covered the moments of planning, action/observation and reflection of the cyclical spiral of action research in the light of environmental education, aiming at teacher empowerment to adopt more sustainable attitudes. Among the results obtained, there was a refinement of the teaching approach to social-environmental issues, more accessible conduct, and vision, dialogic and investigative, besides teacher empowerment through the theoreticalmethodological adoption of educational research-action, which made the adoption of sustainability viable actions reflected and planned.Centro de Desenvolvimento SustentávelPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento SustentávelSaito, Carlos HirooOliveira, Lívia Miranda de2017-09-29T20:27:57Z2017-09-29T20:27:57Z2017-09-292016-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Lívia Miranda de. Pesquisa-ação em educação ambiental: empoderamento docente para práticas sustentáveis. 2016. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24672http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.24672A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-11T00:51:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/24672Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-11T00:51:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
title Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
spellingShingle Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
Oliveira, Lívia Miranda de
Educação ambiental
Formação de educadores
Professores - formação
Práticas docentes
Sustentabilidade ambiental
Dengue - controle
title_short Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
title_full Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
title_fullStr Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
title_full_unstemmed Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
title_sort Pesquisa-ação em educação ambiental : empoderamento docente para práticas sustentáveis
author Oliveira, Lívia Miranda de
author_facet Oliveira, Lívia Miranda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saito, Carlos Hiroo
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lívia Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Formação de educadores
Professores - formação
Práticas docentes
Sustentabilidade ambiental
Dengue - controle
topic Educação ambiental
Formação de educadores
Professores - formação
Práticas docentes
Sustentabilidade ambiental
Dengue - controle
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-25
2017-09-29T20:27:57Z
2017-09-29T20:27:57Z
2017-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Lívia Miranda de. Pesquisa-ação em educação ambiental: empoderamento docente para práticas sustentáveis. 2016. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24672
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.24672
identifier_str_mv OLIVEIRA, Lívia Miranda de. Pesquisa-ação em educação ambiental: empoderamento docente para práticas sustentáveis. 2016. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24672
http://dx.doi.org/10.26512/2016.11.D.24672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508239820161024