Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devechi, Catia Piccolo Viero
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Weller, Wivian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33407
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. Tais propósitos orientadores, apesar de críticas recebidas, foram incorporados nos cursos de bacharelado e mestrado com o objetivo de formar profissionais crítico-reflexivos que correspondam às demandas do sistema educacional. Os cursos demonstram, claramente, os seus alicerces na profissionalização da área de ensino para a educação básica.
id UNB_f3f8b14675beffe1408f7f700e0005af
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33407
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação para a docência nos anos iniciais na AlemanhaTeacher training programs for primary school in GermanyCurrículosProfessores - formaçãoEducação básicaUniversidades e faculdades - AlemanhaO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. Tais propósitos orientadores, apesar de críticas recebidas, foram incorporados nos cursos de bacharelado e mestrado com o objetivo de formar profissionais crítico-reflexivos que correspondam às demandas do sistema educacional. Os cursos demonstram, claramente, os seus alicerces na profissionalização da área de ensino para a educação básica.This article discusses the reorganization of teacher training programs for the elementary school after the Boulogne guidelines and the implementation of educational norms enacted by the KMK in 2004 in the German Federal State of North Rhine-Westphalia (NRW). It analyses documents and curricular proposals of two universities (UDE and WWU) as well as data produced in 2017 by narrative interviews with professors of the Institute of Educational Sciences and with coordinators of the Teacher Training Centers of both universities. Based on the data analysis, we found that the pedagogical projects of the courses are organized according to the Teacher Training Act of the NRW, with the national agreements of the Standing Conference of the Ministers of Education and Cultural Affairs and with the guidelines of the Boulogne process. The focus of the training programs is to prepare future teachers with the necessary competencies for the work in primary schools. Such guided proposals, despite the received critics, were incorporated in the bachelor and master courses. The curriculum clearly focuses on the professionalization and development of teaching abilities for primary education.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2019-01-02T13:51:25Z2019-01-02T13:51:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDEVECHI, Catia Piccolo Viero; WELLER, Wivian. Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e191658, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Aug 20, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33407http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658(CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessDevechi, Catia Piccolo VieroWeller, Wivianporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:32:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/33407Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
Teacher training programs for primary school in Germany
title Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
spellingShingle Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
Devechi, Catia Piccolo Viero
Currículos
Professores - formação
Educação básica
Universidades e faculdades - Alemanha
title_short Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_full Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_fullStr Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_full_unstemmed Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
title_sort Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
author Devechi, Catia Piccolo Viero
author_facet Devechi, Catia Piccolo Viero
Weller, Wivian
author_role author
author2 Weller, Wivian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devechi, Catia Piccolo Viero
Weller, Wivian
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Professores - formação
Educação básica
Universidades e faculdades - Alemanha
topic Currículos
Professores - formação
Educação básica
Universidades e faculdades - Alemanha
description O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. Tais propósitos orientadores, apesar de críticas recebidas, foram incorporados nos cursos de bacharelado e mestrado com o objetivo de formar profissionais crítico-reflexivos que correspondam às demandas do sistema educacional. Os cursos demonstram, claramente, os seus alicerces na profissionalização da área de ensino para a educação básica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:25Z
2019-01-02T13:51:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEVECHI, Catia Piccolo Viero; WELLER, Wivian. Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e191658, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Aug 20, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33407
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658
identifier_str_mv DEVECHI, Catia Piccolo Viero; WELLER, Wivian. Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e191658, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100164&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 fev. 2019. Epub Aug 20, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33407
http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698191658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508322881011712