Glossário sistêmico como material didático : descrição de termos formados por elementos eruditos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Rebeka da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34802
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.
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spelling Glossário sistêmico como material didático : descrição de termos formados por elementos eruditosTerminologiaTerminografiaGlossárioLivros didáticosTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.Esta Tese foi desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) da Universidade de Brasília, na área de concentração Teoria e Análise Linguística, especificamente na linha de pesquisa Léxico e Terminologia. O objeto de estudo sãos os termos constituídos por elementos eruditos, com o objetivo de criar um glossário sistêmico para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (EFII). Para o levantamento de dados, utilizamos os livros didáticos do 6º ano do EFII, difundidos pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)1, triênio 2017, 2018 e 2019. Identificamos oito estruturas de reconhecimento, a fim de organizar os termos, com a configuração: i) prefixo + base presa (epífito); ii) prefixo + base livre (microrganismo); iii) base presa + sufixo (glicose); iv) base presa + base presa + sufixo (geocentrismo); v) base presa + base presa (ecologia); vi) base presa + base presa + base livre (biogeocenose); vii) base presa + base livre (geofísica); viii) base presa + base presa + base presa (paleontologia). Apoiada nessas estruturas linguísticas, a sistematização da base de dados ocorreu em duas etapas: em primeiro lugar, fizemos um levantamento de termos de forma manual, e, em segundo, utilizamos o programa Lexico 3, com o propósito de atribuir precisão e exatidão à identificação dos dados, por meio das ferramentas do software. A Tese se assenta nos fundamentos da Terminologia e da Terminografia, pois essas duas disciplinas ofertam artefatos teóricos e práticos para a sistematização de obras terminográficas de natureza escolar. Além disso, a descrição dos termos constituídos por elementos eruditos se sustenta nos princípios e parâmetros da Morfologia Lexical, em particular, nos processos de derivação, de composição e do continuum derivação-composição. Com efeito, elaboramos um glossário sistêmico, que permite ao consulente transitar entre os conceitos veiculados não só pelos termos, mas também pelos formativos eruditos, por meio de hiperlinks. Ademais, as definições do glossário foram elaboradas, segundo os princípios da divulgação científica, mecanismo metalinguístico, responsável por facilitar a difusão de conceitos científicos e técnicos para um público menos especializado, no caso desta pesquisa, estudantes que estão em fase de aprendizagem escolar. Esperamos que o modelo de glossário escolar possa servir de base para a elaboração de outros materiais terminográficos para usuários infantis, uma vez que esse público exige a elaboração de macroestrutura e microestrutura de acordo com as particularidades linguísticas, relativas à faixa etária.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).This dissertation was developed at the Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) of the University of Brasília, in the area of concentration in Theory and Linguistic Analysis, in the research line of Lexicon and Terminology.The object of study are the terms made up of erudite elements, with the objective of creating a systemic glossary for students of the 6th year of Brazilian Elementary School II (EFII). For the data collection, we used the textbooks of the 6th year EFII, disseminated by the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), triennium 2017, 2018 and 2019. We identified eight structure to organize the terms, with the configuration: i) prefix + prey base (epiphyte); ii) prefix + free base (micro-organism); iii) prey base + suffix (glucose); iv) prey base + prey base + suffix (geocentrism); v) prey base + prey base (ecology); vi) prey base + prey base + free base (biogeocenosis); vii) prey base + free base (geophysics); viii) prey base + prey base + prey base (paleontology). Based on these linguistic criteria, the systematization of the database took place in two stages: firstly, we did a manual survey of terms and, second, we used the Lexico 3 program, with the purpose of assigning precision and accuracy in the identification through the tools of the software. The dissertation is based on the fundamentals of Terminology and Terminography, since these two disciplines offer theoretical and practical artifacts for the systematization of terminological works of a school nature. Moreover, the description of the terms constituted by erudite elements is based on the principles and parameters of Lexical Morphology, in particular, in the processes of derivation, composition and derivation-composition continuum. In effect, we have developed a systemic glossary that allows the querent to cross between the concepts conveyed not only by the terms, but also by the formative scholars, through hyperlinks. In addition, the definitions of the glossary were elaborated, according to the principles of scientific dissemination, metalinguistic mechanism, responsible for facilitating the diffusion of scientific and technical concepts to a less specialized public, in the case of this research, consultants who are in school learning phase. We hope that this school glossary model could serve as a basis for the elaboration of other terminological materials for children's users, since this public requires the elaboration of macrostructure and microstructure according to the linguistic peculiarities, related to the age group.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaFaulstich, Enilde Leite de JesusAguiar, Rebeka da Silva2019-06-13T19:44:03Z2019-06-13T19:44:03Z2019-06-132018-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAGUIAR, Rebeka da Silva. Glossário sistêmico como material didático: descrição de termos formados por elementos eruditos. 2018. 253 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34802A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T17:53:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/34802Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T17:53:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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