Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Maria da Conceição Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castioni, Remi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39616
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352
Resumo: Busca melhor entender como a questão da qualidade, por meio da avaliação, tem sido tratada na literatura científica, mais especificamente nas teses e dissertações defendidas no âmbito da temática de educação profissional. Considerando que a educação profissional desempenha um papel central na articulação do processo de formação profissional, faz-se cada vez mais necessário entender qual a qualidade da formação recebida pelo trabalhador brasileiro. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho se classifica de forma ampla como pesquisa qualitativa-exploratória, tendo como estratégia de levantamento de dados, a bibliometria e como método de análise, a análise de conteúdo. Como resultado, e tomando por base as pesquisas identificadas, é possível afirmar que pouco se conhece sobre como a qualidade da educação profissional tem sido desenvolvida e aplicada no Brasil. Sabe-se apenas que ocorre de forma descentralizada e por meio de diferentes mecanismos.
id UNB_f4e57657b19e64e4ea554576898464f8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39616
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científicaEvaluation of professional education : bibliometric analysis within the scope of scientific literatureEnsino profissionalEnsino técnicoAvaliação educacionalBusca melhor entender como a questão da qualidade, por meio da avaliação, tem sido tratada na literatura científica, mais especificamente nas teses e dissertações defendidas no âmbito da temática de educação profissional. Considerando que a educação profissional desempenha um papel central na articulação do processo de formação profissional, faz-se cada vez mais necessário entender qual a qualidade da formação recebida pelo trabalhador brasileiro. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho se classifica de forma ampla como pesquisa qualitativa-exploratória, tendo como estratégia de levantamento de dados, a bibliometria e como método de análise, a análise de conteúdo. Como resultado, e tomando por base as pesquisas identificadas, é possível afirmar que pouco se conhece sobre como a qualidade da educação profissional tem sido desenvolvida e aplicada no Brasil. Sabe-se apenas que ocorre de forma descentralizada e por meio de diferentes mecanismos.The article aims to better understand how quality, through the evaluation of learning, has been addressed in the scientific literature, more specifically in the theses and dissertations defended within the scope of Professional Education. Considering that Professional Education (PE) plays a central role in the articulation of the vocational training process, it becomes increasingly necessary to understand the quality of the training received by the Brazilian workers. Therefore, in order to reach the intended goal, this work is broadly classified as a qualitative-exploratory research, having bibliometry as a data collection strategy and content analysis as the method of analysis. As a result, and based on the research, it is possible to assert that little is known about how the quality of PE has been developed and applied in Brazil. It is only known that it occurs in a decentralized way and through different mechanisms.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) e Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE)2020-11-10T12:09:24Z2020-11-10T12:09:24Z2020-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAFONSO, Maria da Conceição Lima; CASTIONI, Remi. Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.4, n.10, p. 290-308, 10 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/352. Acesso em: 10 nov. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39616https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352Com a Palavra, o Professor - (CC BY-NC) - Licenciada com Licenciada com Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/352. Acesso em: 10 nov. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessAfonso, Maria da Conceição LimaCastioni, Remiporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T20:57:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/39616Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T20:57:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
Evaluation of professional education : bibliometric analysis within the scope of scientific literature
title Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
spellingShingle Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
Afonso, Maria da Conceição Lima
Ensino profissional
Ensino técnico
Avaliação educacional
title_short Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
title_full Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
title_fullStr Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
title_full_unstemmed Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
title_sort Avaliação da educação profissional : análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
author Afonso, Maria da Conceição Lima
author_facet Afonso, Maria da Conceição Lima
Castioni, Remi
author_role author
author2 Castioni, Remi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Maria da Conceição Lima
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Ensino técnico
Avaliação educacional
topic Ensino profissional
Ensino técnico
Avaliação educacional
description Busca melhor entender como a questão da qualidade, por meio da avaliação, tem sido tratada na literatura científica, mais especificamente nas teses e dissertações defendidas no âmbito da temática de educação profissional. Considerando que a educação profissional desempenha um papel central na articulação do processo de formação profissional, faz-se cada vez mais necessário entender qual a qualidade da formação recebida pelo trabalhador brasileiro. Para atingir o objetivo proposto neste trabalho se classifica de forma ampla como pesquisa qualitativa-exploratória, tendo como estratégia de levantamento de dados, a bibliometria e como método de análise, a análise de conteúdo. Como resultado, e tomando por base as pesquisas identificadas, é possível afirmar que pouco se conhece sobre como a qualidade da educação profissional tem sido desenvolvida e aplicada no Brasil. Sabe-se apenas que ocorre de forma descentralizada e por meio de diferentes mecanismos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10T12:09:24Z
2020-11-10T12:09:24Z
2020-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AFONSO, Maria da Conceição Lima; CASTIONI, Remi. Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.4, n.10, p. 290-308, 10 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/352. Acesso em: 10 nov. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39616
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352
identifier_str_mv AFONSO, Maria da Conceição Lima; CASTIONI, Remi. Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica. Com a Palavra, o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.4, n.10, p. 290-308, 10 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/352. Acesso em: 10 nov. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39616
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) e Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE)
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) e Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580774021234688