Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680 https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620 |
Resumo: | O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional. |
id |
UNB_f796c59332b33988283794d94a73bde1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/42680 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidadesSmartphones in the educational process : proposing possibilitiesEducaçãoTecnologias digitais de informação e comunicaçãoAplicativosO smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.The smartphone has stood out as a widely used technological resource. This fact is confirmed by observing that in 2018 in Brazil there were already 306 million smartphones in use and that since 2015 the smartphone is the most used resource for Internet access. When verifying this reality, thinking about ways and methods to use the smartphone as an educational resource in the teaching-learning process becomes very important. Thus, the purpose of this article is to present smartphone applications: Cousera, Mindly, PowToon and Edmodo, which can be used in the teaching-learning process. For this, the use of new technologies in education will first be contextualized, especially the smartphone before the Covid 19 pandemic. Continuing, it will be demonstrated how these applications can be used in the teaching-learning process. Thus, this study aims to help teachers at all levels of education to implement the use of smartphones in the educational context.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-01-06T20:39:19Z2022-01-06T20:39:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSÁ FILHO, Paulo de; CASTIONI, Remi. Smartphones no processo educacional: propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 06 jan. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620Sá Filho, Paulo deCastioni, Remiinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:48:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/42680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:48:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades Smartphones in the educational process : proposing possibilities |
title |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades |
spellingShingle |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades Sá Filho, Paulo de Educação Tecnologias digitais de informação e comunicação Aplicativos |
title_short |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades |
title_full |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades |
title_fullStr |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades |
title_full_unstemmed |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades |
title_sort |
Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades |
author |
Sá Filho, Paulo de |
author_facet |
Sá Filho, Paulo de Castioni, Remi |
author_role |
author |
author2 |
Castioni, Remi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá Filho, Paulo de Castioni, Remi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologias digitais de informação e comunicação Aplicativos |
topic |
Educação Tecnologias digitais de informação e comunicação Aplicativos |
description |
O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-01-06T20:39:19Z 2022-01-06T20:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÁ FILHO, Paulo de; CASTIONI, Remi. Smartphones no processo educacional: propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 06 jan. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680 https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620 |
identifier_str_mv |
SÁ FILHO, Paulo de; CASTIONI, Remi. Smartphones no processo educacional: propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 06 jan. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680 https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508175943008256 |