Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Filho, Paulo de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castioni, Remi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680
https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620
Resumo: O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.
id UNB_f796c59332b33988283794d94a73bde1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42680
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Smartphones no processo educacional : propondo possibilidadesSmartphones in the educational process : proposing possibilitiesEducaçãoTecnologias digitais de informação e comunicaçãoAplicativosO smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.The smartphone has stood out as a widely used technological resource. This fact is confirmed by observing that in 2018 in Brazil there were already 306 million smartphones in use and that since 2015 the smartphone is the most used resource for Internet access. When verifying this reality, thinking about ways and methods to use the smartphone as an educational resource in the teaching-learning process becomes very important. Thus, the purpose of this article is to present smartphone applications: Cousera, Mindly, PowToon and Edmodo, which can be used in the teaching-learning process. For this, the use of new technologies in education will first be contextualized, especially the smartphone before the Covid 19 pandemic. Continuing, it will be demonstrated how these applications can be used in the teaching-learning process. Thus, this study aims to help teachers at all levels of education to implement the use of smartphones in the educational context.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-01-06T20:39:19Z2022-01-06T20:39:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSÁ FILHO, Paulo de; CASTIONI, Remi. Smartphones no processo educacional: propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 06 jan. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620Sá Filho, Paulo deCastioni, Remiinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:48:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/42680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:48:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
Smartphones in the educational process : proposing possibilities
title Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
spellingShingle Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
Sá Filho, Paulo de
Educação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Aplicativos
title_short Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
title_full Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
title_fullStr Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
title_full_unstemmed Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
title_sort Smartphones no processo educacional : propondo possibilidades
author Sá Filho, Paulo de
author_facet Sá Filho, Paulo de
Castioni, Remi
author_role author
author2 Castioni, Remi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Filho, Paulo de
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Aplicativos
topic Educação
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Aplicativos
description O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-01-06T20:39:19Z
2022-01-06T20:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ FILHO, Paulo de; CASTIONI, Remi. Smartphones no processo educacional: propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 06 jan. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680
https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620
identifier_str_mv SÁ FILHO, Paulo de; CASTIONI, Remi. Smartphones no processo educacional: propondo possibilidades. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620. Acesso em: 06 jan. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42680
https://doi.org/10.22456/1982-1654.110620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação-CINTED, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508175943008256