Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá Filho, Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castioni, Remi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620
Resumo: O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.
id UFRGS-7_9c0e7f01b6ad8b3b1705df37cf06397e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/110620
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidadesEducação. TDIC’s. Aplicativos.Uso de tecnologias na EducaçãoO smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11062010.22456/1982-1654.110620Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620/64447Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sá Filho, PauloCastioni, Remi2021-12-28T18:20:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/110620Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-12-28T18:20:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
title Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
spellingShingle Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
de Sá Filho, Paulo
Educação. TDIC’s. Aplicativos.
Uso de tecnologias na Educação
title_short Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
title_full Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
title_fullStr Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
title_full_unstemmed Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
title_sort Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
author de Sá Filho, Paulo
author_facet de Sá Filho, Paulo
Castioni, Remi
author_role author
author2 Castioni, Remi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sá Filho, Paulo
Castioni, Remi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. TDIC’s. Aplicativos.
Uso de tecnologias na Educação
topic Educação. TDIC’s. Aplicativos.
Uso de tecnologias na Educação
description O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620
10.22456/1982-1654.110620
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.110620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620/64447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184213610496