Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620 |
Resumo: | O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional. |
id |
UFRGS-7_9c0e7f01b6ad8b3b1705df37cf06397e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/110620 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidadesEducação. TDIC’s. Aplicativos.Uso de tecnologias na EducaçãoO smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11062010.22456/1982-1654.110620Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos EducacionaisInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620/64447Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sá Filho, PauloCastioni, Remi2021-12-28T18:20:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/110620Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-12-28T18:20:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades |
title |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades |
spellingShingle |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades de Sá Filho, Paulo Educação. TDIC’s. Aplicativos. Uso de tecnologias na Educação |
title_short |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades |
title_full |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades |
title_fullStr |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades |
title_full_unstemmed |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades |
title_sort |
Smartphones no processo educacional: Propondo possibilidades |
author |
de Sá Filho, Paulo |
author_facet |
de Sá Filho, Paulo Castioni, Remi |
author_role |
author |
author2 |
Castioni, Remi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sá Filho, Paulo Castioni, Remi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. TDIC’s. Aplicativos. Uso de tecnologias na Educação |
topic |
Educação. TDIC’s. Aplicativos. Uso de tecnologias na Educação |
description |
O smartphone tem se destacado como um recurso tecnológico muito utilizado. Esse fato é confirmado ao observar que em 2018 no Brasil já existiam 306 milhões de smartphones em uso e que desde 2015 o smartphone é o recurso mais utilizado para o acesso à Internet. Ao constatar essa realidade, pensar formas e métodos de utilizar o smartphone como recurso educacional no processo de ensino-aprendizagem torna-se muito importante. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar aplicativos de smartphones que podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, se contextualizará primeiro o uso das novas tecnologias na educação, em especial o smartphone antes da pandemia do Covid-19. Dando sequência demonstrar-se-á como os referidos aplicativos podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, esse estudo pretende auxiliar os docentes de todos os níveis de ensino a implementarem o uso do smartphone no contexto educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620 10.22456/1982-1654.110620 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.110620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/110620/64447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 2 (2021): Educação na Pandemia, Mídias Digitais, Aplicativos Educacionais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184213610496 |