Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77642 |
Resumo: | Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira |
id |
UFPR_e51eb3334cecd76bfb01cd144f4fd5a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77642 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Fabielle Pereira dos, 1994-Twardowschy, Manuela Catharina, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-08-11T12:07:24Z2022-08-11T12:07:24Z2018https://hdl.handle.net/1884/77642Orientadora: Odisséa Boaventura de OliveiraTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Resumo : Para cumprir sua função social a escola tem por papel não somente transmitir conhecimentos aos alunos, mas criar possibilidades para a sua própria produção para que possa formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. O tema letramento, ainda recente no contexto brasileiro, nem sempre vem sendo incluído e compreendido com clareza pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, responsáveis por auxiliar as crianças ao longo do caminho da aprendizagem da leitura e da escrita. Sabe-se que para se planejar uma proposta de letramento é necessário, primeiramente, compreender sua conceituação. Para tanto, apresenta-se um estudo qualitativo realizado a partir da implementação de uma sequência didática para o 3o ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo observar o letramento científico dentro da temática alimentação ao verificar na produção textual a capacidade e o desenvolvimento dos alunos em mobilizar o conhecimento após leitura literária, bem como analisar essa escrita e a habilidade dos alunos na construção de sentidos próprios. A sequência foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos trabalhassem ativamente no processo de construção do seu conhecimento sobre o mundo. Tece-se relações entre a Análise de Discurso e o processo de Alfabetização Científica para analisar, nos textos de 5 estudantes selecionados, as construções de sentido próprio procurando encontrar indicadores que mostrem se a Alfabetização Científica está começando a acontecer. Os resultados apontam a preponderância de um letramento científico rudimentar no primeiro texto produzido pelos alunos.1 recurso online : PDF.application/pdfBiologia - Estudo e ensinoLetramentoEnsino fundamentalArticulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFABIELLE PEREIRA DOS SANTOS, MANUELA CATHARINA TWARDOWSCHY.pdfapplication/pdf1691197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77642/1/FABIELLE%20PEREIRA%20DOS%20SANTOS%2c%20MANUELA%20CATHARINA%20TWARDOWSCHY.pdf7f909ca52676dc16cbba7e7030d952c3MD51open access1884/776422022-08-11 09:07:24.282open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77642Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T12:07:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental Santos, Fabielle Pereira dos, 1994- Biologia - Estudo e ensino Letramento Ensino fundamental |
title_short |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Santos, Fabielle Pereira dos, 1994- |
author_facet |
Santos, Fabielle Pereira dos, 1994- Twardowschy, Manuela Catharina, 1993- |
author_role |
author |
author2 |
Twardowschy, Manuela Catharina, 1993- |
author2_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fabielle Pereira dos, 1994- Twardowschy, Manuela Catharina, 1993- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- |
contributor_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Letramento Ensino fundamental |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Letramento Ensino fundamental |
description |
Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T12:07:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T12:07:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77642 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77642/1/FABIELLE%20PEREIRA%20DOS%20SANTOS%2c%20MANUELA%20CATHARINA%20TWARDOWSCHY.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f909ca52676dc16cbba7e7030d952c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898830249197568 |