Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ambientale (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321 |
Resumo: | Estudos sobre a percepção ambiental dos escolares podem apontar variáveis importantes que permitem compreender o contexto ambiental que os alunos estão inseridos, servindo de base para a seleção de estratégias didáticas, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem de temas específicos. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino médio de uma escola da rede privada. Assim, foi aplicado um questionário semiestruturado a 110 alunos de quatro turmas do 2º ano do Ensino Médio, as respostas obtidas foram tabuladas e analisadas por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Os resultados mostram que os participantes possuíam conhecimentos prévios sobre os temas abordados e acham importante estudar o conteúdo curricular “Ecologia e Conservação” no ensino de Biologia, no entanto, em torno de 50% demonstraram não estarem engajados em projetos voltados a questões ambientais. |
id |
UNEAL-2_8af7268337eb0a523738c0bbccb6c642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/321 |
network_acronym_str |
UNEAL-2 |
network_name_str |
Revista Ambientale (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private schoolEcologia e ConservaçãoEducação BásicaEstratégias didáticasEstudos sobre a percepção ambiental dos escolares podem apontar variáveis importantes que permitem compreender o contexto ambiental que os alunos estão inseridos, servindo de base para a seleção de estratégias didáticas, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem de temas específicos. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino médio de uma escola da rede privada. Assim, foi aplicado um questionário semiestruturado a 110 alunos de quatro turmas do 2º ano do Ensino Médio, as respostas obtidas foram tabuladas e analisadas por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Os resultados mostram que os participantes possuíam conhecimentos prévios sobre os temas abordados e acham importante estudar o conteúdo curricular “Ecologia e Conservação” no ensino de Biologia, no entanto, em torno de 50% demonstraram não estarem engajados em projetos voltados a questões ambientais.Universidade Estadual de Alagoas2022-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/32110.48180/ambientale.v14i1.321Revista Ambientale; v. 14 n. 1 (2022): Revista Ambientale; 1-112318-454X1984-991510.48180/ambientale.v14i1reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321/298Copyright (c) 2022 Alan Deyssion Queroz de OLIVEIRA, Claudimary Bispo dos SANTOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz deSANTOS, Claudimary Bispo dos 2022-04-10T00:48:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/321Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2022-04-10T00:48:17Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school |
title |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school |
spellingShingle |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de Ecologia e Conservação Educação Básica Estratégias didáticas |
title_short |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school |
title_full |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school |
title_fullStr |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school |
title_sort |
Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school |
author |
OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de |
author_facet |
OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de SANTOS, Claudimary Bispo dos |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Claudimary Bispo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de SANTOS, Claudimary Bispo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ecologia e Conservação Educação Básica Estratégias didáticas |
topic |
Ecologia e Conservação Educação Básica Estratégias didáticas |
description |
Estudos sobre a percepção ambiental dos escolares podem apontar variáveis importantes que permitem compreender o contexto ambiental que os alunos estão inseridos, servindo de base para a seleção de estratégias didáticas, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem de temas específicos. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino médio de uma escola da rede privada. Assim, foi aplicado um questionário semiestruturado a 110 alunos de quatro turmas do 2º ano do Ensino Médio, as respostas obtidas foram tabuladas e analisadas por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Os resultados mostram que os participantes possuíam conhecimentos prévios sobre os temas abordados e acham importante estudar o conteúdo curricular “Ecologia e Conservação” no ensino de Biologia, no entanto, em torno de 50% demonstraram não estarem engajados em projetos voltados a questões ambientais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321 10.48180/ambientale.v14i1.321 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321 |
identifier_str_mv |
10.48180/ambientale.v14i1.321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321/298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alan Deyssion Queroz de OLIVEIRA, Claudimary Bispo dos SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alan Deyssion Queroz de OLIVEIRA, Claudimary Bispo dos SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ambientale; v. 14 n. 1 (2022): Revista Ambientale; 1-11 2318-454X 1984-9915 10.48180/ambientale.v14i1 reponame:Revista Ambientale (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Revista Ambientale (Online) |
collection |
Revista Ambientale (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br |
_version_ |
1797041876352630784 |