Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS, Claudimary Bispo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambientale (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321
Resumo: Estudos sobre a percepção ambiental dos escolares podem apontar variáveis importantes que permitem compreender o contexto ambiental que os alunos estão inseridos, servindo de base para a seleção de estratégias didáticas, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem de temas específicos. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino médio de uma escola da rede privada. Assim, foi aplicado um questionário semiestruturado a 110 alunos de quatro turmas do 2º ano do Ensino Médio, as respostas obtidas foram tabuladas e analisadas por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Os resultados mostram que os participantes possuíam conhecimentos prévios sobre os temas abordados e acham importante estudar o conteúdo curricular “Ecologia e Conservação” no ensino de Biologia, no entanto, em torno de 50% demonstraram não estarem engajados em projetos voltados a questões ambientais.
id UNEAL-2_8af7268337eb0a523738c0bbccb6c642
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/321
network_acronym_str UNEAL-2
network_name_str Revista Ambientale (Online)
repository_id_str
spelling Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private schoolEcologia e ConservaçãoEducação BásicaEstratégias didáticasEstudos sobre a percepção ambiental dos escolares podem apontar variáveis importantes que permitem compreender o contexto ambiental que os alunos estão inseridos, servindo de base para a seleção de estratégias didáticas, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem de temas específicos. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino médio de uma escola da rede privada. Assim, foi aplicado um questionário semiestruturado a 110 alunos de quatro turmas do 2º ano do Ensino Médio, as respostas obtidas foram tabuladas e analisadas por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Os resultados mostram que os participantes possuíam conhecimentos prévios sobre os temas abordados e acham importante estudar o conteúdo curricular “Ecologia e Conservação” no ensino de Biologia, no entanto, em torno de 50% demonstraram não estarem engajados em projetos voltados a questões ambientais.Universidade Estadual de Alagoas2022-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/32110.48180/ambientale.v14i1.321Revista Ambientale; v. 14 n. 1 (2022): Revista Ambientale; 1-112318-454X1984-991510.48180/ambientale.v14i1reponame:Revista Ambientale (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321/298Copyright (c) 2022 Alan Deyssion Queroz de OLIVEIRA, Claudimary Bispo dos SANTOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz deSANTOS, Claudimary Bispo dos 2022-04-10T00:48:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/321Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientalePUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/oaiambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br2318-454X1984-9915opendoar:2022-04-10T00:48:17Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
title Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
spellingShingle Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de
Ecologia e Conservação
Educação Básica
Estratégias didáticas
title_short Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
title_full Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
title_fullStr Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
title_full_unstemmed Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
title_sort Percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma escola da rede privada: Environmental perception of high school students in a private school
author OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de
author_facet OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de
SANTOS, Claudimary Bispo dos
author_role author
author2 SANTOS, Claudimary Bispo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Alan Deyssion Queroz de
SANTOS, Claudimary Bispo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia e Conservação
Educação Básica
Estratégias didáticas
topic Ecologia e Conservação
Educação Básica
Estratégias didáticas
description Estudos sobre a percepção ambiental dos escolares podem apontar variáveis importantes que permitem compreender o contexto ambiental que os alunos estão inseridos, servindo de base para a seleção de estratégias didáticas, visando facilitar o processo de ensino e aprendizagem de temas específicos. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar a percepção ambiental dos alunos do ensino médio de uma escola da rede privada. Assim, foi aplicado um questionário semiestruturado a 110 alunos de quatro turmas do 2º ano do Ensino Médio, as respostas obtidas foram tabuladas e analisadas por meio do Software Microsoft Office Excel Professional Plus. Os resultados mostram que os participantes possuíam conhecimentos prévios sobre os temas abordados e acham importante estudar o conteúdo curricular “Ecologia e Conservação” no ensino de Biologia, no entanto, em torno de 50% demonstraram não estarem engajados em projetos voltados a questões ambientais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321
10.48180/ambientale.v14i1.321
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321
identifier_str_mv 10.48180/ambientale.v14i1.321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/321/298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alan Deyssion Queroz de OLIVEIRA, Claudimary Bispo dos SANTOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alan Deyssion Queroz de OLIVEIRA, Claudimary Bispo dos SANTOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambientale; v. 14 n. 1 (2022): Revista Ambientale; 1-11
2318-454X
1984-9915
10.48180/ambientale.v14i1
reponame:Revista Ambientale (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Revista Ambientale (Online)
collection Revista Ambientale (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ambientale (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv ambientale@uneal.edu.br || pessoa.rubens@gmail.com || carlospessoa@uneal.edu.br
_version_ 1797041876352630784