AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E OS INGRESSANTES NO 3º ANO COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/118 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem no ensino em ciclos necessita ser uma prática de ação-reflexão-ação por parte do professor, devendo a avaliação ser processual e formativa. Uma vez que, o ensino em ciclos tem uma proposta de ensino que assegura a continuidade do processo educativo, com uma concepção de desenvolvimento e aprendizagem no respeito às diferenças de ritmos e das características socioculturais dos alunos, por perceber que cada criança tem seu tempo e seu modo de aprender. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ¹, através do subprojeto Novo Paradigma na Formação de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma questão metodológica, em turmas de 3º ano de uma escola de ensino fundamental no munícipio de Arapiraca/AL, onde constatamos déficit de aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização e a relação sobre alunos que chegam ao 3º ano com déficit de aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, sendo usados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com duas docentes do 3º ano e outra com uma coordenadora, todas da referida escola. Para fundamentar o trabalho utilizamos, entre outros teóricos, Mainardes (2009) e Souza (2014). Com a pesquisa constatou-se que a relação entre a avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização e o déficit de aprendizagem dos alunos ao ingressarem no 3º ano deve-se, entre outros fatores, ao fato de alguns professores não seguirem a avaliação formativa ou, mesmo a seguindo, a fatores externos que a dificultam.Assim, não basta que a avaliação e a ideia sejam boas se não haverem práticas efetivas de apoio à escola e aos professores que possibilitem que os objetivos do ciclo de alfabetização sejam alcançados. |
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