AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E OS INGRESSANTES NO 3º ANO COM DÉFICIT DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAEQUES, Ângela Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, Lidiane da Silva, OLIVEIRA, Lisiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/118
Resumo: A avaliação da aprendizagem no ensino em ciclos necessita ser uma prática de ação-reflexão-ação por parte do professor, devendo a avaliação ser processual e formativa. Uma vez que, o ensino em ciclos tem uma proposta de ensino que assegura a continuidade do processo educativo, com uma concepção de desenvolvimento e aprendizagem no respeito às diferenças de ritmos e das características socioculturais dos alunos, por perceber que cada criança tem seu tempo e seu modo de aprender. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ¹, através do subprojeto Novo Paradigma na Formação de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma questão metodológica, em turmas de 3º ano de uma escola de ensino fundamental no munícipio de Arapiraca/AL, onde constatamos déficit de aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo do trabalho foi investigar a avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização e a relação sobre alunos que chegam ao 3º ano com déficit de aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, sendo usados como instrumentos de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com duas docentes do 3º ano e outra com uma coordenadora, todas da referida escola. Para fundamentar o trabalho utilizamos, entre outros teóricos, Mainardes (2009) e Souza (2014). Com a pesquisa constatou-se que a relação entre a avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização e o déficit de aprendizagem dos alunos ao ingressarem no 3º ano deve-se, entre outros fatores, ao fato de alguns professores não seguirem a avaliação formativa ou, mesmo a seguindo, a fatores externos que a dificultam.Assim, não basta que a avaliação e a ideia sejam boas se não haverem práticas efetivas de apoio à escola e aos professores que possibilitem que os objetivos do ciclo de alfabetização sejam alcançados.
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