A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/165 |
Resumo: | O ensino da Biologia Vegetal é caracterizado ainda hoje como muito teórico. Como acontece com o ensino de grande parte dos conteúdos de biologia estudados nos diversos níveis, o ensino de botânica é marcado por diversos problemas, a exemplo da falta de interesse dos discentes por este tipo de conteúdo. Diante da falta de interesse dos alunos na área da Ciências (Biologia Vegetal), no ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 31 de Março, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, objetivou-se motivar os discentes em Botânica por meio de atividade prática sobre reprodução vegetal e solução EM para o cultivo de plantas. Para participar da atividade foram selecionados 20 alunos do ensino fundamental II da referida escola, sendo estes alunos do 8° e 9º ano. A atividade consistiu em uma série de 3 aulas teóricas (aula I – Reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas; Aula II – Reprodução assexuada de plantas frutíferas e ornamentais; Aula III – Produção e use dos micro-organismos eficientes no cultivo de plantas) seguidas de uma aula prática ao final, no horário vespertino, totalizando uma carga horária de 4 horas. Com o iniciar da atividade, logo foi possível observar um certo grau de desinteresse por parte dos alunos em relação aos conteúdos, porém aos poucos eles foram sendo atraídos pelas observações ao microscópio do material vegetal e a aula prática atuou como uma fixadora de conteúdo. As aulas práticas são modeladoras do ensino de biologia ou ciências, despertando o interesse dos alunos e melhorando a aprendizagem. |
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A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunosEnsino. Biologia vegetal. Pibid. Experiência na prática.O ensino da Biologia Vegetal é caracterizado ainda hoje como muito teórico. Como acontece com o ensino de grande parte dos conteúdos de biologia estudados nos diversos níveis, o ensino de botânica é marcado por diversos problemas, a exemplo da falta de interesse dos discentes por este tipo de conteúdo. Diante da falta de interesse dos alunos na área da Ciências (Biologia Vegetal), no ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 31 de Março, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, objetivou-se motivar os discentes em Botânica por meio de atividade prática sobre reprodução vegetal e solução EM para o cultivo de plantas. Para participar da atividade foram selecionados 20 alunos do ensino fundamental II da referida escola, sendo estes alunos do 8° e 9º ano. A atividade consistiu em uma série de 3 aulas teóricas (aula I – Reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas; Aula II – Reprodução assexuada de plantas frutíferas e ornamentais; Aula III – Produção e use dos micro-organismos eficientes no cultivo de plantas) seguidas de uma aula prática ao final, no horário vespertino, totalizando uma carga horária de 4 horas. Com o iniciar da atividade, logo foi possível observar um certo grau de desinteresse por parte dos alunos em relação aos conteúdos, porém aos poucos eles foram sendo atraídos pelas observações ao microscópio do material vegetal e a aula prática atuou como uma fixadora de conteúdo. As aulas práticas são modeladoras do ensino de biologia ou ciências, despertando o interesse dos alunos e melhorando a aprendizagem.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/16510.48179/revext.v4i2.165REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 29-412675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/165/145Copyright (c) 2019 Maria Isabel Gomes dos Santos , João Pedro Ferreira Barbosa , Willian Cleisson Lopes de Souza, Jaqueline dos Santos Ferro , Rubens Pessoa de Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Santos , Maria Isabel Gomes dosBarbosa , João Pedro Ferreira Souza, Willian Cleisson Lopes de Ferro , Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de 2021-10-25T18:12:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/165Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:12:14REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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