A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos , Maria Isabel Gomes dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa , João Pedro Ferreira, Souza, Willian Cleisson Lopes de, Ferro , Jaqueline dos Santos, Barros, Rubens Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/165
Resumo: O ensino da Biologia Vegetal é caracterizado ainda hoje como muito teórico. Como acontece com o ensino de grande parte dos conteúdos de biologia estudados nos diversos níveis, o ensino de botânica é marcado por diversos problemas, a exemplo da falta de interesse dos discentes por este tipo de conteúdo.  Diante da falta de interesse dos alunos na área da Ciências (Biologia Vegetal), no ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 31 de Março, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, objetivou-se motivar os discentes em Botânica por meio de atividade prática sobre reprodução vegetal e solução EM para o cultivo de plantas. Para participar da atividade foram selecionados 20 alunos do ensino fundamental II da referida escola, sendo estes alunos do 8° e 9º ano. A atividade consistiu em uma série de 3 aulas teóricas (aula I – Reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas; Aula II – Reprodução assexuada de plantas frutíferas e ornamentais; Aula III – Produção e use dos micro-organismos eficientes no cultivo de plantas) seguidas de uma aula prática ao final, no horário vespertino, totalizando uma carga horária de 4 horas. Com o iniciar da atividade, logo foi possível observar um certo grau de desinteresse por parte dos alunos em relação aos conteúdos, porém aos poucos eles foram sendo atraídos pelas observações ao microscópio do material vegetal e a aula prática atuou como uma fixadora de conteúdo. As aulas práticas são modeladoras do ensino de biologia ou ciências, despertando o interesse dos alunos e melhorando a aprendizagem.
id UNEAL-3_c913053b5278abb1f36deb4b6aff6a60
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/165
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunosEnsino. Biologia vegetal. Pibid. Experiência na prática.O ensino da Biologia Vegetal é caracterizado ainda hoje como muito teórico. Como acontece com o ensino de grande parte dos conteúdos de biologia estudados nos diversos níveis, o ensino de botânica é marcado por diversos problemas, a exemplo da falta de interesse dos discentes por este tipo de conteúdo.  Diante da falta de interesse dos alunos na área da Ciências (Biologia Vegetal), no ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 31 de Março, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, objetivou-se motivar os discentes em Botânica por meio de atividade prática sobre reprodução vegetal e solução EM para o cultivo de plantas. Para participar da atividade foram selecionados 20 alunos do ensino fundamental II da referida escola, sendo estes alunos do 8° e 9º ano. A atividade consistiu em uma série de 3 aulas teóricas (aula I – Reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas; Aula II – Reprodução assexuada de plantas frutíferas e ornamentais; Aula III – Produção e use dos micro-organismos eficientes no cultivo de plantas) seguidas de uma aula prática ao final, no horário vespertino, totalizando uma carga horária de 4 horas. Com o iniciar da atividade, logo foi possível observar um certo grau de desinteresse por parte dos alunos em relação aos conteúdos, porém aos poucos eles foram sendo atraídos pelas observações ao microscópio do material vegetal e a aula prática atuou como uma fixadora de conteúdo. As aulas práticas são modeladoras do ensino de biologia ou ciências, despertando o interesse dos alunos e melhorando a aprendizagem.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/16510.48179/revext.v4i2.165REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 29-412675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/165/145Copyright (c) 2019 Maria Isabel Gomes dos Santos , João Pedro Ferreira Barbosa , Willian Cleisson Lopes de Souza, Jaqueline dos Santos Ferro , Rubens Pessoa de Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Santos , Maria Isabel Gomes dosBarbosa , João Pedro Ferreira Souza, Willian Cleisson Lopes de Ferro , Jaqueline dos Santos Barros, Rubens Pessoa de 2021-10-25T18:12:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/165Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:12:14REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
title A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
spellingShingle A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
Santos , Maria Isabel Gomes dos
Ensino. Biologia vegetal. Pibid. Experiência na prática.
title_short A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
title_full A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
title_fullStr A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
title_full_unstemmed A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
title_sort A Reprodução vegetal: despertando o interesse dos alunos
author Santos , Maria Isabel Gomes dos
author_facet Santos , Maria Isabel Gomes dos
Barbosa , João Pedro Ferreira
Souza, Willian Cleisson Lopes de
Ferro , Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
author_role author
author2 Barbosa , João Pedro Ferreira
Souza, Willian Cleisson Lopes de
Ferro , Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos , Maria Isabel Gomes dos
Barbosa , João Pedro Ferreira
Souza, Willian Cleisson Lopes de
Ferro , Jaqueline dos Santos
Barros, Rubens Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Biologia vegetal. Pibid. Experiência na prática.
topic Ensino. Biologia vegetal. Pibid. Experiência na prática.
description O ensino da Biologia Vegetal é caracterizado ainda hoje como muito teórico. Como acontece com o ensino de grande parte dos conteúdos de biologia estudados nos diversos níveis, o ensino de botânica é marcado por diversos problemas, a exemplo da falta de interesse dos discentes por este tipo de conteúdo.  Diante da falta de interesse dos alunos na área da Ciências (Biologia Vegetal), no ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 31 de Março, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, objetivou-se motivar os discentes em Botânica por meio de atividade prática sobre reprodução vegetal e solução EM para o cultivo de plantas. Para participar da atividade foram selecionados 20 alunos do ensino fundamental II da referida escola, sendo estes alunos do 8° e 9º ano. A atividade consistiu em uma série de 3 aulas teóricas (aula I – Reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas; Aula II – Reprodução assexuada de plantas frutíferas e ornamentais; Aula III – Produção e use dos micro-organismos eficientes no cultivo de plantas) seguidas de uma aula prática ao final, no horário vespertino, totalizando uma carga horária de 4 horas. Com o iniciar da atividade, logo foi possível observar um certo grau de desinteresse por parte dos alunos em relação aos conteúdos, porém aos poucos eles foram sendo atraídos pelas observações ao microscópio do material vegetal e a aula prática atuou como uma fixadora de conteúdo. As aulas práticas são modeladoras do ensino de biologia ou ciências, despertando o interesse dos alunos e melhorando a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/165
10.48179/revext.v4i2.165
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/165
identifier_str_mv 10.48179/revext.v4i2.165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/165/145
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 2 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 29-41
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933259092819968