Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Márcia Melo de Castro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Raquel Crosara Maia, Cavalcante, Maria Marina Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738
Resumo: Este estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão.
id UEMG-2_858e90d1ed65a415dcfe4845a4672943
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1738
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachersFormação docentePrática pedagógicaPIBIDEnsino de BiologiaEste estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/173810.24934/eef.v21i33.1738Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 75-972317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738/1611Copyright (c) 2018 Maria Márcia Melo de Castro Martins, Raquel Crosara Maia Leite, Maria Marina Dias Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria Márcia Melo de CastroLeite, Raquel Crosara MaiaCavalcante, Maria Marina Dias2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1738Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
title Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
spellingShingle Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
Martins, Maria Márcia Melo de Castro
Formação docente
Prática pedagógica
PIBID
Ensino de Biologia
title_short Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
title_full Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
title_fullStr Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
title_full_unstemmed Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
title_sort Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
author Martins, Maria Márcia Melo de Castro
author_facet Martins, Maria Márcia Melo de Castro
Leite, Raquel Crosara Maia
Cavalcante, Maria Marina Dias
author_role author
author2 Leite, Raquel Crosara Maia
Cavalcante, Maria Marina Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Márcia Melo de Castro
Leite, Raquel Crosara Maia
Cavalcante, Maria Marina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Prática pedagógica
PIBID
Ensino de Biologia
topic Formação docente
Prática pedagógica
PIBID
Ensino de Biologia
description Este estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738
10.24934/eef.v21i33.1738
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i33.1738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738/1611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97
Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i33
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469302915072