Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738 |
Resumo: | Este estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão. |
id |
UEMG-2_858e90d1ed65a415dcfe4845a4672943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1738 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachersFormação docentePrática pedagógicaPIBIDEnsino de BiologiaEste estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão.EDUEMG2018-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/173810.24934/eef.v21i33.1738Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 75-972317-00931519-332210.24934/eef.v21i33reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738/1611Copyright (c) 2018 Maria Márcia Melo de Castro Martins, Raquel Crosara Maia Leite, Maria Marina Dias Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria Márcia Melo de CastroLeite, Raquel Crosara MaiaCavalcante, Maria Marina Dias2018-05-28T18:17:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1738Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-05-28T18:17Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers |
title |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers |
spellingShingle |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers Martins, Maria Márcia Melo de Castro Formação docente Prática pedagógica PIBID Ensino de Biologia |
title_short |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers |
title_full |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers |
title_fullStr |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers |
title_full_unstemmed |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers |
title_sort |
Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers |
author |
Martins, Maria Márcia Melo de Castro |
author_facet |
Martins, Maria Márcia Melo de Castro Leite, Raquel Crosara Maia Cavalcante, Maria Marina Dias |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Raquel Crosara Maia Cavalcante, Maria Marina Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Márcia Melo de Castro Leite, Raquel Crosara Maia Cavalcante, Maria Marina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Prática pedagógica PIBID Ensino de Biologia |
topic |
Formação docente Prática pedagógica PIBID Ensino de Biologia |
description |
Este estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738 10.24934/eef.v21i33.1738 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i33.1738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1738/1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97 Educação em Foco; v. 21 n. 33 (2018): Educação em Foco; 75-97 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i33 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469302915072 |