O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704 |
Resumo: | The PIBID and its Contribution in Teacher Education in Geography: Experience of the scholars of the State University of Alagoas-UNEALRESUMO: O presente trabalho vislumbra discutir a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID na formação dos docentes em geografia. O PIBID é uma importante política de formação docente, pois estreita os laços entre Universidade e as escolas da Rede Pública de Ensino, oferecendo novas oportunidades aos graduandos de licenciatura em geografia na inovação dos métodos de ensino e aprendizagem, contribuindo de modo positivo nas ações educativas, rompendo a rigidez do conhecimento mecanicista. O principal objetivo é o relato de experiência vivenciadas por alunas bolsistas do PIBID, que atuaram em Escolas Estaduais situadas na Cidade de União dos Palmares-AL, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas-AL. Buscou-se analisar os benefícios proporcionados aos graduandos em geografia inseridos no programa. Destaca-se que, durante a formação acadêmica é adquirido um leque de conhecimentos geográficos, e que, através de programas como o PIBID, os alunos bolsistas possuem a oportunidade de expor na prática seus conhecimentos. O programa tem a ventura de incentivar na melhoria do ensino-aprendizagem nas instituições e na formação de profissionais capazes de instigar a discussão sobre a realidade da cidade, do bairro, da rua, do Estado, da região e do país em sala de aula, além da valorização pedagógica, desenvolvimentos e aplicações de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Geografia, Importância, Docência ABSTRACT: The present work intends to discuss the importance of the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - PIBID in the training of teachers in geography. The PIBID is an important teacher training policy, for it extends the training link, as well as close ties between universities and schools of the Public Education Network, offering new opportunities for undergraduate students in geography in innovative learning methods, contributing positively in educational activities, breaking the rigidity of mechanical knowledge. The main objective of the experience report was to present the activities carried out by PIBID scholarship students, who worked in State Schools located in the City of União dos Palmares-AL, in partnership with the State University of Alagoas-UNEAL. We sought to analyze the benefits to the graduates in geography included in the program. It should be noted that during academic training a range of geographical knowledge is acquired, and that through programs such as PIBID, scholarship students have the opportunity to expose in practice all their knowledge. The program also has the incentive to encourage the improvement of teaching-learning institutions and in the training of professionals capable of instigating the discussion about the reality of the city, the neighborhood, the street, the State, the region and the country in the classroom, besides pedagogical valorization, developments and applications of new methodologies in the teaching / learning process.KEYWORDS: Geography, Importance, Teaching. |
id |
UNEAL_02800865f28fc71fa189659bba75b25c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/704 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEALThe PIBID and its Contribution in Teacher Education in Geography: Experience of the scholars of the State University of Alagoas-UNEALRESUMO: O presente trabalho vislumbra discutir a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID na formação dos docentes em geografia. O PIBID é uma importante política de formação docente, pois estreita os laços entre Universidade e as escolas da Rede Pública de Ensino, oferecendo novas oportunidades aos graduandos de licenciatura em geografia na inovação dos métodos de ensino e aprendizagem, contribuindo de modo positivo nas ações educativas, rompendo a rigidez do conhecimento mecanicista. O principal objetivo é o relato de experiência vivenciadas por alunas bolsistas do PIBID, que atuaram em Escolas Estaduais situadas na Cidade de União dos Palmares-AL, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas-AL. Buscou-se analisar os benefícios proporcionados aos graduandos em geografia inseridos no programa. Destaca-se que, durante a formação acadêmica é adquirido um leque de conhecimentos geográficos, e que, através de programas como o PIBID, os alunos bolsistas possuem a oportunidade de expor na prática seus conhecimentos. O programa tem a ventura de incentivar na melhoria do ensino-aprendizagem nas instituições e na formação de profissionais capazes de instigar a discussão sobre a realidade da cidade, do bairro, da rua, do Estado, da região e do país em sala de aula, além da valorização pedagógica, desenvolvimentos e aplicações de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Geografia, Importância, Docência ABSTRACT: The present work intends to discuss the importance of the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - PIBID in the training of teachers in geography. The PIBID is an important teacher training policy, for it extends the training link, as well as close ties between universities and schools of the Public Education Network, offering new opportunities for undergraduate students in geography in innovative learning methods, contributing positively in educational activities, breaking the rigidity of mechanical knowledge. The main objective of the experience report was to present the activities carried out by PIBID scholarship students, who worked in State Schools located in the City of União dos Palmares-AL, in partnership with the State University of Alagoas-UNEAL. We sought to analyze the benefits to the graduates in geography included in the program. It should be noted that during academic training a range of geographical knowledge is acquired, and that through programs such as PIBID, scholarship students have the opportunity to expose in practice all their knowledge. The program also has the incentive to encourage the improvement of teaching-learning institutions and in the training of professionals capable of instigating the discussion about the reality of the city, the neighborhood, the street, the State, the region and the country in the classroom, besides pedagogical valorization, developments and applications of new methodologies in the teaching / learning process.KEYWORDS: Geography, Importance, Teaching.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/70410.17648/diversitas-journal-v4i1.704Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 212-2222525-521510.17648/diversitas-journal-v4i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704/720Copyright (c) 2019 Sirlange Soares da Silva Britohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Sirlange Soares da SilvaSilva, Cristiane daSantos, Elayne Cristina Pereira dos2021-08-19T19:55:55Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/704Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:54.289929Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL |
title |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL |
spellingShingle |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL Brito, Sirlange Soares da Silva |
title_short |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_full |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_fullStr |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_full_unstemmed |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_sort |
O PIBID e sua Contribuição na Formação Docente em Geografia: Experiência das Bolsistas da Universidades Estadual de Alagoas-UNEAL |
author |
Brito, Sirlange Soares da Silva |
author_facet |
Brito, Sirlange Soares da Silva Silva, Cristiane da Santos, Elayne Cristina Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cristiane da Santos, Elayne Cristina Pereira dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Sirlange Soares da Silva Silva, Cristiane da Santos, Elayne Cristina Pereira dos |
description |
The PIBID and its Contribution in Teacher Education in Geography: Experience of the scholars of the State University of Alagoas-UNEALRESUMO: O presente trabalho vislumbra discutir a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID na formação dos docentes em geografia. O PIBID é uma importante política de formação docente, pois estreita os laços entre Universidade e as escolas da Rede Pública de Ensino, oferecendo novas oportunidades aos graduandos de licenciatura em geografia na inovação dos métodos de ensino e aprendizagem, contribuindo de modo positivo nas ações educativas, rompendo a rigidez do conhecimento mecanicista. O principal objetivo é o relato de experiência vivenciadas por alunas bolsistas do PIBID, que atuaram em Escolas Estaduais situadas na Cidade de União dos Palmares-AL, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas-AL. Buscou-se analisar os benefícios proporcionados aos graduandos em geografia inseridos no programa. Destaca-se que, durante a formação acadêmica é adquirido um leque de conhecimentos geográficos, e que, através de programas como o PIBID, os alunos bolsistas possuem a oportunidade de expor na prática seus conhecimentos. O programa tem a ventura de incentivar na melhoria do ensino-aprendizagem nas instituições e na formação de profissionais capazes de instigar a discussão sobre a realidade da cidade, do bairro, da rua, do Estado, da região e do país em sala de aula, além da valorização pedagógica, desenvolvimentos e aplicações de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem.PALAVRAS-CHAVE: Geografia, Importância, Docência ABSTRACT: The present work intends to discuss the importance of the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - PIBID in the training of teachers in geography. The PIBID is an important teacher training policy, for it extends the training link, as well as close ties between universities and schools of the Public Education Network, offering new opportunities for undergraduate students in geography in innovative learning methods, contributing positively in educational activities, breaking the rigidity of mechanical knowledge. The main objective of the experience report was to present the activities carried out by PIBID scholarship students, who worked in State Schools located in the City of União dos Palmares-AL, in partnership with the State University of Alagoas-UNEAL. We sought to analyze the benefits to the graduates in geography included in the program. It should be noted that during academic training a range of geographical knowledge is acquired, and that through programs such as PIBID, scholarship students have the opportunity to expose in practice all their knowledge. The program also has the incentive to encourage the improvement of teaching-learning institutions and in the training of professionals capable of instigating the discussion about the reality of the city, the neighborhood, the street, the State, the region and the country in the classroom, besides pedagogical valorization, developments and applications of new methodologies in the teaching / learning process.KEYWORDS: Geography, Importance, Teaching. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704 10.17648/diversitas-journal-v4i1.704 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v4i1.704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/704/720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sirlange Soares da Silva Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Sirlange Soares da Silva Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 212-222 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v4i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275675697152 |