Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Camila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Andressa Vital dos, Oliveira, Iara Terra de, Araújo, Adelmo Fernandes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525
Resumo: Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio.  Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química.
id UNEAL_145f4a04c30e179c1d3d56e036f85d37
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2525
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL Ensino de químicaFerramentas lúdicasRelato de experiênciaOs jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio.  Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/252510.48017/dj.v8i1.2525Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525/1875Copyright (c) 2023 Camila dos Santos, Andressa Vital dos Santos, Iara Terra de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, CamilaSantos, Andressa Vital dosOliveira, Iara Terra deAraújo, Adelmo Fernandes de 2023-01-10T03:57:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2525Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:40.109286Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
title Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
spellingShingle Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
dos Santos, Camila
Ensino de química
Ferramentas lúdicas
Relato de experiência
title_short Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
title_full Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
title_fullStr Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
title_full_unstemmed Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
title_sort Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
author dos Santos, Camila
author_facet dos Santos, Camila
Santos, Andressa Vital dos
Oliveira, Iara Terra de
Araújo, Adelmo Fernandes de
author_role author
author2 Santos, Andressa Vital dos
Oliveira, Iara Terra de
Araújo, Adelmo Fernandes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Camila
Santos, Andressa Vital dos
Oliveira, Iara Terra de
Araújo, Adelmo Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Ferramentas lúdicas
Relato de experiência
topic Ensino de química
Ferramentas lúdicas
Relato de experiência
description Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio.  Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525
10.48017/dj.v8i1.2525
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525
identifier_str_mv 10.48017/dj.v8i1.2525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525/1875
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário
2525-5215
10.48017/dj.v8i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279830155264