Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar. |
id |
UNEAL_19b8e02d08fff08bfad8a210bdfab6db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/385 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aulaRESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/38510.17648/diversitas-journal-v1i3.385Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 347-3522525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385/370Copyright (c) 2019 Thais Patricia Paulino da Silva, Maria Augusta da Silva, Lucineide Augusto da Silva, Elayne Cristina Pereira dos Santos, Edjane Melo Gomes, Salus Manoel Pessoa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thais Patricia Paulino daSilva, Maria Augusta daSilva, Lucineide Augusto daSantos, Elayne Cristina Pereira dosGomes, Edjane MeloSilva, Salus Manoel Pessoa da2021-08-19T21:00:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/385Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:45.488262Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula |
title |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula |
spellingShingle |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula Silva, Thais Patricia Paulino da |
title_short |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula |
title_full |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula |
title_fullStr |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula |
title_sort |
Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula |
author |
Silva, Thais Patricia Paulino da |
author_facet |
Silva, Thais Patricia Paulino da Silva, Maria Augusta da Silva, Lucineide Augusto da Santos, Elayne Cristina Pereira dos Gomes, Edjane Melo Silva, Salus Manoel Pessoa da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Augusta da Silva, Lucineide Augusto da Santos, Elayne Cristina Pereira dos Gomes, Edjane Melo Silva, Salus Manoel Pessoa da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thais Patricia Paulino da Silva, Maria Augusta da Silva, Lucineide Augusto da Santos, Elayne Cristina Pereira dos Gomes, Edjane Melo Silva, Salus Manoel Pessoa da |
description |
RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385 10.17648/diversitas-journal-v1i3.385 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v1i3.385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385/370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 347-352 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v1i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051274993074176 |