Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thais Patricia Paulino da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Maria Augusta da, Silva, Lucineide Augusto da, Santos, Elayne Cristina Pereira dos, Gomes, Edjane Melo, Silva, Salus Manoel Pessoa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385
Resumo: RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar.
id UNEAL_19b8e02d08fff08bfad8a210bdfab6db
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/385
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aulaRESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/38510.17648/diversitas-journal-v1i3.385Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 347-3522525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385/370Copyright (c) 2019 Thais Patricia Paulino da Silva, Maria Augusta da Silva, Lucineide Augusto da Silva, Elayne Cristina Pereira dos Santos, Edjane Melo Gomes, Salus Manoel Pessoa da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thais Patricia Paulino daSilva, Maria Augusta daSilva, Lucineide Augusto daSantos, Elayne Cristina Pereira dosGomes, Edjane MeloSilva, Salus Manoel Pessoa da2021-08-19T21:00:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/385Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:45.488262Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
title Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
spellingShingle Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
Silva, Thais Patricia Paulino da
title_short Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
title_full Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
title_fullStr Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
title_full_unstemmed Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
title_sort Novas perspectivas da Geografia crítica no ensino e estudo da cidade em sala de aula
author Silva, Thais Patricia Paulino da
author_facet Silva, Thais Patricia Paulino da
Silva, Maria Augusta da
Silva, Lucineide Augusto da
Santos, Elayne Cristina Pereira dos
Gomes, Edjane Melo
Silva, Salus Manoel Pessoa da
author_role author
author2 Silva, Maria Augusta da
Silva, Lucineide Augusto da
Santos, Elayne Cristina Pereira dos
Gomes, Edjane Melo
Silva, Salus Manoel Pessoa da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thais Patricia Paulino da
Silva, Maria Augusta da
Silva, Lucineide Augusto da
Santos, Elayne Cristina Pereira dos
Gomes, Edjane Melo
Silva, Salus Manoel Pessoa da
description RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de fazer reflexões sobre algumas questões que preocupam os profissionais contemporâneos de geografia acerca do ensino e estudo da cidade. Este trabalho propõe analisar o ensino da cidade na geografia escolar, tendo em vista que é importante a introdução da temática na sala de aula na apreensão do espaço geográfico. A metodologia aplicada vem embasada através de estudos bibliográficos em uma abordagem qualitativa acerca da forma como os professores trabalham o ensino da cidade nas aulas de geografia. Nessas perspectivas foi constatado que, dentro do ensino da geografia escolar, a cidade é abordada de forma reducionista e artificial devido aos recursos pedagógicos que não tratam e não incluem a cidade como referência constante de lugar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385
10.17648/diversitas-journal-v1i3.385
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i3.385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/385/370
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 347-352
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051274993074176