As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
DOI: | 10.48017/dj.v7i3.2262 |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor. |
id |
UNEAL_7a83e05a5a585f5963bdde97d4903906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
spelling |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado AmazonasResidência pedagógicaEnsinoPandemiaEducaçãoO presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/226210.48017/dj.v7i3.2262Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723Copyright (c) 2022 Jardson dos Santos Reis, Douglas Dário Miranda Rabelo, Felipe de Sá Machado, Renato Ferreira HOSANAH, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Jardson dos SantosRabelo, Douglas Dário MirandaMachado, Felipe de SáHosanah, Renato FerreiraYamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima2022-07-02T17:54:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.797417Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
spellingShingle |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas Reis, Jardson dos Santos Residência pedagógica Ensino Pandemia Educação Reis, Jardson dos Santos Residência pedagógica Ensino Pandemia Educação |
title_short |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_full |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_fullStr |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_full_unstemmed |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_sort |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
author |
Reis, Jardson dos Santos |
author_facet |
Reis, Jardson dos Santos Reis, Jardson dos Santos Rabelo, Douglas Dário Miranda Machado, Felipe de Sá Hosanah, Renato Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima Rabelo, Douglas Dário Miranda Machado, Felipe de Sá Hosanah, Renato Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Douglas Dário Miranda Machado, Felipe de Sá Hosanah, Renato Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Jardson dos Santos Rabelo, Douglas Dário Miranda Machado, Felipe de Sá Hosanah, Renato Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência pedagógica Ensino Pandemia Educação |
topic |
Residência pedagógica Ensino Pandemia Educação |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262 10.48017/dj.v7i3.2262 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i3.2262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade 2525-5215 10.48017/dj.v7i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1822182164953825280 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.48017/dj.v7i3.2262 |