As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jardson dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rabelo, Douglas Dário Miranda, Machado, Felipe de Sá, Hosanah, Renato Ferreira, Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
DOI: 10.48017/dj.v7i3.2262
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.  
id UNEAL_7a83e05a5a585f5963bdde97d4903906
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
spelling As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado AmazonasResidência pedagógicaEnsinoPandemiaEducaçãoO presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/226210.48017/dj.v7i3.2262Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723Copyright (c) 2022 Jardson dos Santos Reis, Douglas Dário Miranda Rabelo, Felipe de Sá Machado, Renato Ferreira HOSANAH, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Jardson dos SantosRabelo, Douglas Dário MirandaMachado, Felipe de SáHosanah, Renato FerreiraYamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima2022-07-02T17:54:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.797417Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
spellingShingle As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
Reis, Jardson dos Santos
Residência pedagógica
Ensino
Pandemia
Educação
Reis, Jardson dos Santos
Residência pedagógica
Ensino
Pandemia
Educação
title_short As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_full As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_fullStr As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_full_unstemmed As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_sort As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
author Reis, Jardson dos Santos
author_facet Reis, Jardson dos Santos
Reis, Jardson dos Santos
Rabelo, Douglas Dário Miranda
Machado, Felipe de Sá
Hosanah, Renato Ferreira
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Rabelo, Douglas Dário Miranda
Machado, Felipe de Sá
Hosanah, Renato Ferreira
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
author_role author
author2 Rabelo, Douglas Dário Miranda
Machado, Felipe de Sá
Hosanah, Renato Ferreira
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jardson dos Santos
Rabelo, Douglas Dário Miranda
Machado, Felipe de Sá
Hosanah, Renato Ferreira
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Residência pedagógica
Ensino
Pandemia
Educação
topic Residência pedagógica
Ensino
Pandemia
Educação
description O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262
10.48017/dj.v7i3.2262
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
2525-5215
10.48017/dj.v7i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1822182164953825280
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2262