As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jardson dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rabelo, Douglas Dário Miranda, Machado, Felipe de Sá, Hosanah, Renato Ferreira, Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.  
id UNEAL_7a83e05a5a585f5963bdde97d4903906
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado AmazonasResidência pedagógicaEnsinoPandemiaEducaçãoO presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/226210.48017/dj.v7i3.2262Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723Copyright (c) 2022 Jardson dos Santos Reis, Douglas Dário Miranda Rabelo, Felipe de Sá Machado, Renato Ferreira HOSANAH, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Jardson dos SantosRabelo, Douglas Dário MirandaMachado, Felipe de SáHosanah, Renato FerreiraYamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima2022-07-02T17:54:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.797417Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
spellingShingle As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
Reis, Jardson dos Santos
Residência pedagógica
Ensino
Pandemia
Educação
title_short As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_full As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_fullStr As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_full_unstemmed As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
title_sort As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
author Reis, Jardson dos Santos
author_facet Reis, Jardson dos Santos
Rabelo, Douglas Dário Miranda
Machado, Felipe de Sá
Hosanah, Renato Ferreira
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
author_role author
author2 Rabelo, Douglas Dário Miranda
Machado, Felipe de Sá
Hosanah, Renato Ferreira
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jardson dos Santos
Rabelo, Douglas Dário Miranda
Machado, Felipe de Sá
Hosanah, Renato Ferreira
Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Residência pedagógica
Ensino
Pandemia
Educação
topic Residência pedagógica
Ensino
Pandemia
Educação
description O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262
10.48017/dj.v7i3.2262
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
2525-5215
10.48017/dj.v7i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279714811904