As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor. |
id |
UNEAL_7a83e05a5a585f5963bdde97d4903906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado AmazonasResidência pedagógicaEnsinoPandemiaEducaçãoO presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/226210.48017/dj.v7i3.2262Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723Copyright (c) 2022 Jardson dos Santos Reis, Douglas Dário Miranda Rabelo, Felipe de Sá Machado, Renato Ferreira HOSANAH, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Jardson dos SantosRabelo, Douglas Dário MirandaMachado, Felipe de SáHosanah, Renato FerreiraYamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima2022-07-02T17:54:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2262Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.797417Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
spellingShingle |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas Reis, Jardson dos Santos Residência pedagógica Ensino Pandemia Educação |
title_short |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_full |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_fullStr |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_full_unstemmed |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
title_sort |
As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas |
author |
Reis, Jardson dos Santos |
author_facet |
Reis, Jardson dos Santos Rabelo, Douglas Dário Miranda Machado, Felipe de Sá Hosanah, Renato Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Rabelo, Douglas Dário Miranda Machado, Felipe de Sá Hosanah, Renato Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Jardson dos Santos Rabelo, Douglas Dário Miranda Machado, Felipe de Sá Hosanah, Renato Ferreira Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência pedagógica Ensino Pandemia Educação |
topic |
Residência pedagógica Ensino Pandemia Educação |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar a experiência adquirida ao longo da aplicação do Programa de Residência Pedagógica em uma escola da rede pública de ensino, ofertado pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. As observações, aplicações didáticas e projeto de intervenção, ocorreram em uma escola pública integral da rede estadual de ensino, localizado na zona norte de Manaus e em todas as três séries do Ensino Médio. O estudo é de cunho descritivo, apresentando uma abordagem qualitativa tendo como método a observação como metodologia de pesquisa. Através da vivência escolar foi possível constatar algumas dificuldades relatadas por professores e alunos por conta da grande pandemia que assolou em nossa atualidade, problemas esses que afetam relativamente a relação aluno/professor e ensino/aprendizagem. Desse modo, obteve-se experiências através do Programa de Residência Pedagógica aplicado na escola, de forma a contribuir para experiência e melhoria na prática docente-administrativa do residente e na relação aluno/professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262 10.48017/dj.v7i3.2262 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i3.2262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2262/1723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade 2525-5215 10.48017/dj.v7i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279714811904 |