Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482 |
Resumo: | O texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva. |
id |
UNEAL_a24342d5fc0c9f6f9693ac708ed3fe94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2482 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivasinclusãoeducaçãocomplexidadeO texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/248210.48017/dj.v8i1.2482Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482/1881Copyright (c) 2022 Rosane Batista de Souza, Maria Dolores Fortes Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista de Souza, RosaneFortes Alves, Maria Dolores2023-01-10T03:57:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2482Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:39.771196Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas |
title |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas |
spellingShingle |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas Batista de Souza, Rosane inclusão educação complexidade |
title_short |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas |
title_full |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas |
title_fullStr |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas |
title_full_unstemmed |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas |
title_sort |
Tecnologia Assistiva: um olhar sob a perspectiva das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas |
author |
Batista de Souza, Rosane |
author_facet |
Batista de Souza, Rosane Fortes Alves, Maria Dolores |
author_role |
author |
author2 |
Fortes Alves, Maria Dolores |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista de Souza, Rosane Fortes Alves, Maria Dolores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão educação complexidade |
topic |
inclusão educação complexidade |
description |
O texto em tela trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizada uma revisão da literatura com uma abordagem integrativa. O problema da pesquisa foi: Qual a relação entre a Tecnologia Assistiva e Inclusão na Educação a mediadas pelas TDIC? O banco de dados escolhido para a pesquisa foi o Portal de Periódicos da CAPES/MEC. A pesquisa foi realizada no período entre dezembro de 2020 a janeiro de 2021. Foram encontrados: 259 produções para o descritor Tecnologia Assistiva ano de publicação 2005-2020; 0 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, Ensino Remoto; 26 produções para o descritor Ensino Remoto ano de publicação 2020; 6 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, EAD ano de publicação 2013-2020; 11 produções para o descritor Tecnologia Assistiva, TIC ano de publicação 2013-2020; 1 produção para o descritor Tecnologia Assistiva, TDIC ano de publicação 2018. Utilizando critérios de inclusão e exclusão, foram analisadas 13 produções revisadas por pares publicadas entre 2005 a 2021. Nas pesquisas realizadas foi possível observar o grande número de pesquisas voltadas a pessoas com deficiência visual, mostrando um maior interesse nesse público pelos pesquisadores. Finalmente, concluímos que as discussões teóricas realizadas são necessárias para a compreensão de uma educação inclusiva. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482 10.48017/dj.v8i1.2482 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v8i1.2482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2482/1881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rosane Batista de Souza, Maria Dolores Fortes Alves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rosane Batista de Souza, Maria Dolores Fortes Alves https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário 2525-5215 10.48017/dj.v8i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279818620928 |