A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533 |
Resumo: | O presente trabalho aborda uma análise das vivências de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente do subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras em Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Objetivou-se refletir os impactos da experiência da inserção do docente no espaço escolar, durante sua participação como bolsista do PIBID. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas atuantes em três escolas que recebem o projeto: a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito e a Escola Municipal de Educação Básica 31 de Março, todas localizadas no município de Arapiraca-Al. Quando analisadas as respostas dos bolsistas, constatou-se a influência do PIBID sobre a formação docente, visto que se destacaram aspectos como, uma nova visão do ato de lecionar, enriquecimento do currículo e rompimento das inseguranças em sala de aula; os mesmos adquirem novas posturas frente à realidade escolar, possibilitando um grande crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que a implantação do PIBID na universidade e nas escolas, possibilita a construção e socialização de saberes, além de prever novos rumos dentro das ações pedagógicas da escola. |
id |
UNEAL_afad5ae28630367e4a2c85a6b25d3095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/533 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEALO presente trabalho aborda uma análise das vivências de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente do subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras em Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Objetivou-se refletir os impactos da experiência da inserção do docente no espaço escolar, durante sua participação como bolsista do PIBID. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas atuantes em três escolas que recebem o projeto: a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito e a Escola Municipal de Educação Básica 31 de Março, todas localizadas no município de Arapiraca-Al. Quando analisadas as respostas dos bolsistas, constatou-se a influência do PIBID sobre a formação docente, visto que se destacaram aspectos como, uma nova visão do ato de lecionar, enriquecimento do currículo e rompimento das inseguranças em sala de aula; os mesmos adquirem novas posturas frente à realidade escolar, possibilitando um grande crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que a implantação do PIBID na universidade e nas escolas, possibilita a construção e socialização de saberes, além de prever novos rumos dentro das ações pedagógicas da escola. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/53310.17648/diversitas-journal-v3i3.533Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 691-6952525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533/655Copyright (c) 2019 Mayara Camila Santos Silva, Fernanda Stefanny Lima Sobrinho, Josefa Betânia Vilela Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mayara Camila SantosLima Sobrinho, Fernanda StefannyCosta, Josefa Betânia Vilela2021-08-19T20:10:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/533Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:48.657164Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL |
title |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL |
spellingShingle |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL Silva, Mayara Camila Santos |
title_short |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_full |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_fullStr |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_full_unstemmed |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL |
title_sort |
A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL |
author |
Silva, Mayara Camila Santos |
author_facet |
Silva, Mayara Camila Santos Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny Costa, Josefa Betânia Vilela |
author_role |
author |
author2 |
Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny Costa, Josefa Betânia Vilela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mayara Camila Santos Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny Costa, Josefa Betânia Vilela |
description |
O presente trabalho aborda uma análise das vivências de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente do subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras em Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Objetivou-se refletir os impactos da experiência da inserção do docente no espaço escolar, durante sua participação como bolsista do PIBID. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas atuantes em três escolas que recebem o projeto: a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito e a Escola Municipal de Educação Básica 31 de Março, todas localizadas no município de Arapiraca-Al. Quando analisadas as respostas dos bolsistas, constatou-se a influência do PIBID sobre a formação docente, visto que se destacaram aspectos como, uma nova visão do ato de lecionar, enriquecimento do currículo e rompimento das inseguranças em sala de aula; os mesmos adquirem novas posturas frente à realidade escolar, possibilitando um grande crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que a implantação do PIBID na universidade e nas escolas, possibilita a construção e socialização de saberes, além de prever novos rumos dentro das ações pedagógicas da escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533 10.17648/diversitas-journal-v3i3.533 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v3i3.533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533/655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 691-695 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v3i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275116806144 |