A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Camila Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny, Costa, Josefa Betânia Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533
Resumo: O presente trabalho aborda uma análise das vivências de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente do subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras em Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Objetivou-se refletir os impactos da experiência da inserção do docente no espaço escolar, durante sua participação como bolsista do PIBID. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas atuantes em três escolas que recebem o projeto: a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito e a Escola Municipal de Educação Básica 31 de Março, todas localizadas no município de Arapiraca-Al. Quando analisadas as respostas dos bolsistas, constatou-se a influência do PIBID sobre a formação docente, visto que se destacaram aspectos como, uma nova visão do ato de lecionar, enriquecimento do currículo e rompimento das inseguranças em sala de aula; os mesmos adquirem novas posturas frente à realidade escolar, possibilitando um grande crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que a implantação do PIBID na universidade e nas escolas, possibilita a construção e socialização de saberes, além de prever novos rumos dentro das ações pedagógicas da escola.  
id UNEAL_afad5ae28630367e4a2c85a6b25d3095
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/533
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEALO presente trabalho aborda uma análise das vivências de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente do subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras em Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Objetivou-se refletir os impactos da experiência da inserção do docente no espaço escolar, durante sua participação como bolsista do PIBID. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas atuantes em três escolas que recebem o projeto: a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito e a Escola Municipal de Educação Básica 31 de Março, todas localizadas no município de Arapiraca-Al. Quando analisadas as respostas dos bolsistas, constatou-se a influência do PIBID sobre a formação docente, visto que se destacaram aspectos como, uma nova visão do ato de lecionar, enriquecimento do currículo e rompimento das inseguranças em sala de aula; os mesmos adquirem novas posturas frente à realidade escolar, possibilitando um grande crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que a implantação do PIBID na universidade e nas escolas, possibilita a construção e socialização de saberes, além de prever novos rumos dentro das ações pedagógicas da escola.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/53310.17648/diversitas-journal-v3i3.533Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 691-6952525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533/655Copyright (c) 2019 Mayara Camila Santos Silva, Fernanda Stefanny Lima Sobrinho, Josefa Betânia Vilela Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mayara Camila SantosLima Sobrinho, Fernanda StefannyCosta, Josefa Betânia Vilela2021-08-19T20:10:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/533Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:48.657164Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
spellingShingle A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
Silva, Mayara Camila Santos
title_short A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_full A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_fullStr A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_full_unstemmed A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_sort A contribuição do PIBID para a formação docente: Uma visão dos bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
author Silva, Mayara Camila Santos
author_facet Silva, Mayara Camila Santos
Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Costa, Josefa Betânia Vilela
author_role author
author2 Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Costa, Josefa Betânia Vilela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mayara Camila Santos
Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Costa, Josefa Betânia Vilela
description O presente trabalho aborda uma análise das vivências de acadêmicos do curso de graduação em Ciências Biológicas que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente do subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras em Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Objetivou-se refletir os impactos da experiência da inserção do docente no espaço escolar, durante sua participação como bolsista do PIBID. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas atuantes em três escolas que recebem o projeto: a Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito e a Escola Municipal de Educação Básica 31 de Março, todas localizadas no município de Arapiraca-Al. Quando analisadas as respostas dos bolsistas, constatou-se a influência do PIBID sobre a formação docente, visto que se destacaram aspectos como, uma nova visão do ato de lecionar, enriquecimento do currículo e rompimento das inseguranças em sala de aula; os mesmos adquirem novas posturas frente à realidade escolar, possibilitando um grande crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que a implantação do PIBID na universidade e nas escolas, possibilita a construção e socialização de saberes, além de prever novos rumos dentro das ações pedagógicas da escola.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533
10.17648/diversitas-journal-v3i3.533
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i3.533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/533/655
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 691-695
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v3i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275116806144