Brincando e aprendendo com o faz de conta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/677 |
Resumo: | Este artigo versa sobre uma pesquisa que tem como objetivo analisar a relação entre a brincadeira de faz de conta e o processo de desenvolvimento da criança. A fundamentação teórica apoia-se nos postulados de Vygotsky[1]e seus colaboradores, em suas contribuições sobre o brincar e os elementos que lhe possibilitam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Como procedimentos metodológicos a pesquisa envolveu a observação sistemática de situações de brincadeira livre entre crianças de 3, 4 e 5 anos em uma instituição pública de Campo Alegre - Alagoas. Estruturou-se um ambiente a partir de áreas de interesse das crianças, tais como: casinha, computador, música, leitura, fantasia e beleza. Foram realizadas seis sessões que foram vídeo gravadas. Cada sessão durou em média 20 a 30 minutos. Os dados foram analisados segundo os fundamentos teóricos adotados para esta investigação. As análises indicam que há relação entre o jogo simbólico e o desenvolvimento da criança, que esta se desenvolve na interação social, resolve seus conflitos e supera seus limites conforme as situações de brincadeiras que ela vivencia.[1] Há uma discordância entre tradutores das obras desse autor, por essa razão encontramos seu nome escrito de formas diferentes. Optamos por manter a escrita em consonância com as obras mais citadas: “Vygotsky”, salvo os momentos de citação ou quando se faz referência a alguma obra específica, no qual a escrita do nome do autor esteja posta de modo diferente. |
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Brincando e aprendendo com o faz de contaEste artigo versa sobre uma pesquisa que tem como objetivo analisar a relação entre a brincadeira de faz de conta e o processo de desenvolvimento da criança. A fundamentação teórica apoia-se nos postulados de Vygotsky[1]e seus colaboradores, em suas contribuições sobre o brincar e os elementos que lhe possibilitam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Como procedimentos metodológicos a pesquisa envolveu a observação sistemática de situações de brincadeira livre entre crianças de 3, 4 e 5 anos em uma instituição pública de Campo Alegre - Alagoas. Estruturou-se um ambiente a partir de áreas de interesse das crianças, tais como: casinha, computador, música, leitura, fantasia e beleza. Foram realizadas seis sessões que foram vídeo gravadas. Cada sessão durou em média 20 a 30 minutos. Os dados foram analisados segundo os fundamentos teóricos adotados para esta investigação. As análises indicam que há relação entre o jogo simbólico e o desenvolvimento da criança, que esta se desenvolve na interação social, resolve seus conflitos e supera seus limites conforme as situações de brincadeiras que ela vivencia.[1] Há uma discordância entre tradutores das obras desse autor, por essa razão encontramos seu nome escrito de formas diferentes. Optamos por manter a escrita em consonância com as obras mais citadas: “Vygotsky”, salvo os momentos de citação ou quando se faz referência a alguma obra específica, no qual a escrita do nome do autor esteja posta de modo diferente. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/67710.17648/diversitas-journal-v3i3.677Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 726-7402525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/677/657Copyright (c) 2019 Claudiene Cordeiro Leandro Bispohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Claudiene Cordeiro Leandro2021-08-19T20:09:48Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/677Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:53.266625Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
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