O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157 |
Resumo: | A expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos. A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas. |
id |
UNEAL_df87309da435f5655ef51611e7204c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2157 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental IIPráticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e ComunicaçãoA expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos. A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/215710.48017/dj.v7i4.2157Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157/1823Copyright (c) 2022 Natalia Alice Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Natalia Alicedos Santos Silva, DayaneSiqueira Cesário, ÉrikaPetrúcio Silva dos Santos, Carlosdos Santos Ferro, JaquelineBispo dos Santos, Claudimary2022-10-10T03:23:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2157Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:31.630143Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II |
title |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II |
spellingShingle |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II Silva, Natalia Alice Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e Comunicação |
title_short |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II |
title_full |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II |
title_fullStr |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II |
title_full_unstemmed |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II |
title_sort |
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II |
author |
Silva, Natalia Alice |
author_facet |
Silva, Natalia Alice dos Santos Silva, Dayane Siqueira Cesário, Érika Petrúcio Silva dos Santos, Carlos dos Santos Ferro, Jaqueline Bispo dos Santos, Claudimary |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Silva, Dayane Siqueira Cesário, Érika Petrúcio Silva dos Santos, Carlos dos Santos Ferro, Jaqueline Bispo dos Santos, Claudimary |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natalia Alice dos Santos Silva, Dayane Siqueira Cesário, Érika Petrúcio Silva dos Santos, Carlos dos Santos Ferro, Jaqueline Bispo dos Santos, Claudimary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e Comunicação |
topic |
Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e Comunicação |
description |
A expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos. A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157 10.48017/dj.v7i4.2157 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i4.2157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157/1823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Natalia Alice Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Natalia Alice Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento 2525-5215 10.48017/dj.v7i4 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279323693056 |