O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalia Alice
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos Silva, Dayane, Siqueira Cesário, Érika, Petrúcio Silva dos Santos, Carlos, dos Santos Ferro, Jaqueline, Bispo dos Santos, Claudimary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157
Resumo: A expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos.  A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas.
id UNEAL_df87309da435f5655ef51611e7204c67
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2157
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental IIPráticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e ComunicaçãoA expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos.  A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/215710.48017/dj.v7i4.2157Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157/1823Copyright (c) 2022 Natalia Alice Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Natalia Alicedos Santos Silva, DayaneSiqueira Cesário, ÉrikaPetrúcio Silva dos Santos, Carlosdos Santos Ferro, JaquelineBispo dos Santos, Claudimary2022-10-10T03:23:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2157Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:31.630143Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
title O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
spellingShingle O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
Silva, Natalia Alice
Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e Comunicação
title_short O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
title_full O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
title_fullStr O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
title_sort O uso de ferramentas digitais no ensino remoto durante a pandemia no Ensino Fundamental II
author Silva, Natalia Alice
author_facet Silva, Natalia Alice
dos Santos Silva, Dayane
Siqueira Cesário, Érika
Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
dos Santos Ferro, Jaqueline
Bispo dos Santos, Claudimary
author_role author
author2 dos Santos Silva, Dayane
Siqueira Cesário, Érika
Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
dos Santos Ferro, Jaqueline
Bispo dos Santos, Claudimary
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalia Alice
dos Santos Silva, Dayane
Siqueira Cesário, Érika
Petrúcio Silva dos Santos, Carlos
dos Santos Ferro, Jaqueline
Bispo dos Santos, Claudimary
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e Comunicação
topic Práticas educativas, Recursos tecnológicos, Educação e Comunicação
description A expansão do conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, seu uso e acessibilidade têm transformado a maneira dos seres humanos se relacionarem uns com os outros. Na educação não é diferente, embora com algumas resistências, escolas e professores foram impulsionados a incluírem as TICs no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Portanto, a presente pesquisa objetivou identificar as vantagens e desafios enfrentados por docentes e discentes no uso de ferramentas tecnológicas, como mediadoras de práticas educativas durante as aulas remotas, no Ensino Fundamental II. A metodologia do artigo pautou-se em uma abordagem quali-quantitativa, com a participação de 20 professores e 32 alunos, os quais responderam questões relacionadas ao uso de tecnologias para realização de atividades remotas, através do formulário gerado na ferramenta Google Forms. Após análise dos questionamentos, foi percebido que os professores consideram importante a experiência com recursos digitais no contexto educacional, quanto aos discentes, às tecnologias os envolvem, apesar de que, a maioria possuía apenas o celular como único recurso tecnológico acessível. Ademais, tanto, professores, como educandos, relataram a instabilidade com o acesso à internet como dificultadora no desenvolvimento das aulas e rendimento dos alunos.  A pesquisa destacou ainda que existem muitos desafios a serem superados para a integração efetiva das TICs aos processos pedagógicos. Sendo notável, a necessidade do acompanhamento da inserção das TICs nas escolas, não só de como está sendo o acesso a essas novas tecnologias pelos sujeitos que compõem a escola, como também estão sendo utilizadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157
10.48017/dj.v7i4.2157
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2157/1823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Natalia Alice Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Natalia Alice Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279323693056